Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036 |
Resumo: | O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas. |
id |
UFGD-8_e979b499ea1ebd1117f2ca051a57bfec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10036 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiênciaFormação de professores. Cegueira moral. Moralidade.O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1003610.30612/hre.v7i14.10036Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 258-2722318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036/5515Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, José Paulo dos Santos Rosas deCastro, Rita de Fátima da Silva Rosas deGomes, Vera Lucia2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10036Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
title |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
spellingShingle |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência Castro, José Paulo dos Santos Rosas de Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade. |
title_short |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
title_full |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
title_fullStr |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
title_sort |
Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência |
author |
Castro, José Paulo dos Santos Rosas de |
author_facet |
Castro, José Paulo dos Santos Rosas de Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de Gomes, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de Gomes, Vera Lucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, José Paulo dos Santos Rosas de Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de Gomes, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade. |
topic |
Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade. |
description |
O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036 10.30612/hre.v7i14.10036 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v7i14.10036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036/5515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 258-272 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170625863680 |