Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, José Paulo dos Santos Rosas de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de, Gomes, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036
Resumo: O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas.
id UFGD-8_e979b499ea1ebd1117f2ca051a57bfec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10036
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiênciaFormação de professores. Cegueira moral. Moralidade.O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1003610.30612/hre.v7i14.10036Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 258-2722318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036/5515Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, José Paulo dos Santos Rosas deCastro, Rita de Fátima da Silva Rosas deGomes, Vera Lucia2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10036Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
title Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
spellingShingle Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
Castro, José Paulo dos Santos Rosas de
Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade.
title_short Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
title_full Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
title_fullStr Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
title_full_unstemmed Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
title_sort Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
author Castro, José Paulo dos Santos Rosas de
author_facet Castro, José Paulo dos Santos Rosas de
Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de
Gomes, Vera Lucia
author_role author
author2 Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de
Gomes, Vera Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, José Paulo dos Santos Rosas de
Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de
Gomes, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade.
topic Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade.
description O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036
10.30612/hre.v7i14.10036
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i14.10036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10036/5515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 258-272
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170625863680