Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetti, Helio Luiz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Braga, Nádia Helena, Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819
Resumo: Este artigo visa relatar e refletir sobre uma experiência de ensino em Cálculo Diferencial e Integral I, vivenciada na iminência da inflexão de aulas presenciais para as não presenciais por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia causada pela covid-19. Devido a essa transformação, professores passaram a atuar diante de um contexto excepcional, ao buscarem alternativas e ferramentas tecnológicas, para diminuir o dano educacional, preservando a qualidade de ensino sem prejuízo dos fundamentos matemáticos. Desse modo, a matemática deve ser abordada em uma perspectiva que inclui elementos de contextualização que envolve competências de professores e alunos. Portanto, o professor exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, propôs-se um problema de otimização onde a interação professor/aluno é evidenciada e aumento no nível de interesse na realização das tarefas foi constatado.
id UFGD-9_1e40ebbfc13357dd5ff3849cc7d87b61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13819
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculoEnsino Remoto EmergencialCompetênciasCálculo Diferencial e IntegralEnsino de Calculo na modalidade de Ensino RemotoEste artigo visa relatar e refletir sobre uma experiência de ensino em Cálculo Diferencial e Integral I, vivenciada na iminência da inflexão de aulas presenciais para as não presenciais por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia causada pela covid-19. Devido a essa transformação, professores passaram a atuar diante de um contexto excepcional, ao buscarem alternativas e ferramentas tecnológicas, para diminuir o dano educacional, preservando a qualidade de ensino sem prejuízo dos fundamentos matemáticos. Desse modo, a matemática deve ser abordada em uma perspectiva que inclui elementos de contextualização que envolve competências de professores e alunos. Portanto, o professor exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, propôs-se um problema de otimização onde a interação professor/aluno é evidenciada e aumento no nível de interesse na realização das tarefas foi constatado.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1381910.30612/tangram.v5i1.13819TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 206 -2222595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819/8542Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSimonetti, Helio LuizBraga, Nádia HelenaSantos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos2022-04-22T03:34:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13819Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-04-22T03:34:39Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
title Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
spellingShingle Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
Simonetti, Helio Luiz
Ensino Remoto Emergencial
Competências
Cálculo Diferencial e Integral
Ensino de Calculo na modalidade de Ensino Remoto
title_short Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
title_full Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
title_fullStr Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
title_sort Ensino remoto emergencial: : uma experiência no ensino de cálculo
author Simonetti, Helio Luiz
author_facet Simonetti, Helio Luiz
Braga, Nádia Helena
Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos
author_role author
author2 Braga, Nádia Helena
Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonetti, Helio Luiz
Braga, Nádia Helena
Santos-Wagner, Vãnia Maria Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial
Competências
Cálculo Diferencial e Integral
Ensino de Calculo na modalidade de Ensino Remoto
topic Ensino Remoto Emergencial
Competências
Cálculo Diferencial e Integral
Ensino de Calculo na modalidade de Ensino Remoto
description Este artigo visa relatar e refletir sobre uma experiência de ensino em Cálculo Diferencial e Integral I, vivenciada na iminência da inflexão de aulas presenciais para as não presenciais por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia causada pela covid-19. Devido a essa transformação, professores passaram a atuar diante de um contexto excepcional, ao buscarem alternativas e ferramentas tecnológicas, para diminuir o dano educacional, preservando a qualidade de ensino sem prejuízo dos fundamentos matemáticos. Desse modo, a matemática deve ser abordada em uma perspectiva que inclui elementos de contextualização que envolve competências de professores e alunos. Portanto, o professor exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Para este fim, propôs-se um problema de otimização onde a interação professor/aluno é evidenciada e aumento no nível de interesse na realização das tarefas foi constatado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819
10.30612/tangram.v5i1.13819
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.13819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13819/8542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 206 -222
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480009109504