Panorama da educação financeira escolar em documentos oficiais
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Publication Date: | 2018 |
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Summary: | Este artigo objetiva discutir sobre como a Educação Financeira (EF) vem sendo abordada em documentos oficiais. As influências do discurso da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) definiram o que é proposto pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que se torna o principal documento norteador para o ensino da temática no Brasil. Também analisamos o que sugerem os Parâmetros Curriculares de Matemática para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que foi criado após a promulgação da ENEF, e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que ao longo dos anos a EF ganha espaço e é tratada como uma temática de interesse educacional nos documentos nacionais. A sua abordagem no currículo, embora recente, evidencia conquistas já alcançadas em termos de inserção do seu caráter crítico, ainda que em pequenas proporções, e apesar dos interesses de órgãos não educacionais. |
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Panorama da educação financeira escolar em documentos oficiaisEducação Financeira. Documentos Curriculares. Educação Matemática.Este artigo objetiva discutir sobre como a Educação Financeira (EF) vem sendo abordada em documentos oficiais. As influências do discurso da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) definiram o que é proposto pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que se torna o principal documento norteador para o ensino da temática no Brasil. Também analisamos o que sugerem os Parâmetros Curriculares de Matemática para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que foi criado após a promulgação da ENEF, e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que ao longo dos anos a EF ganha espaço e é tratada como uma temática de interesse educacional nos documentos nacionais. A sua abordagem no currículo, embora recente, evidencia conquistas já alcançadas em termos de inserção do seu caráter crítico, ainda que em pequenas proporções, e apesar dos interesses de órgãos não educacionais.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/869510.30612/tangram.v1i4.8695TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 4 (2018); 66-862595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8695/4811Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes da Silva, Arlam Dielciodos Santos Pessoa, Cristiane AzevêdoTeixeira Lima de Carvalho, Liliane Maria2018-12-11T14:36:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8695Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-11T14:36:26Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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Este artigo objetiva discutir sobre como a Educação Financeira (EF) vem sendo abordada em documentos oficiais. As influências do discurso da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) definiram o que é proposto pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que se torna o principal documento norteador para o ensino da temática no Brasil. Também analisamos o que sugerem os Parâmetros Curriculares de Matemática para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que foi criado após a promulgação da ENEF, e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que ao longo dos anos a EF ganha espaço e é tratada como uma temática de interesse educacional nos documentos nacionais. A sua abordagem no currículo, embora recente, evidencia conquistas já alcançadas em termos de inserção do seu caráter crítico, ainda que em pequenas proporções, e apesar dos interesses de órgãos não educacionais. |
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