Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geane Santana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Laerte Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17666
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise das tarefas propostas no livro didático Matemática e suas Tecnologias, do autor Silva (2021), envolvendo as transformações trigonométricas, à luz da Teoria Antropológica do Didático e da Neurociência Cognitiva no que tange a atenção seletiva. O referido estudo foi um recorte proveniente da pesquisa no mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A referida pesquisa tem um caráter bibliográfico, que está ancorada em autores como Chevallard (1998), Fonseca (2015), Cosenza e Guerra (2011), e Posner e Petersen (1990) para a construção do referencial deste estudo. Isso possibilitou a construção de uma matriz, permitindo elencar três tarefas envolvendo o objeto de conhecimento referendado, com alto potencial na consolidação da aprendizagem desse saber. Estas tarefas são capazes de estimular as estruturas do cérebro, capazes de motivar o aluno a responder ou abandonar sua resolução, isso porque, mobilizam conhecimentos prévios, considerados essenciais na aprendizagem desse saber em tela e que darão suporte no cálculo dos limites trigonométricos no Ensino Superior.
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