Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17666 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise das tarefas propostas no livro didático Matemática e suas Tecnologias, do autor Silva (2021), envolvendo as transformações trigonométricas, à luz da Teoria Antropológica do Didático e da Neurociência Cognitiva no que tange a atenção seletiva. O referido estudo foi um recorte proveniente da pesquisa no mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A referida pesquisa tem um caráter bibliográfico, que está ancorada em autores como Chevallard (1998), Fonseca (2015), Cosenza e Guerra (2011), e Posner e Petersen (1990) para a construção do referencial deste estudo. Isso possibilitou a construção de uma matriz, permitindo elencar três tarefas envolvendo o objeto de conhecimento referendado, com alto potencial na consolidação da aprendizagem desse saber. Estas tarefas são capazes de estimular as estruturas do cérebro, capazes de motivar o aluno a responder ou abandonar sua resolução, isso porque, mobilizam conhecimentos prévios, considerados essenciais na aprendizagem desse saber em tela e que darão suporte no cálculo dos limites trigonométricos no Ensino Superior. |
id |
UFGD-9_a706698dd80b70d17f3a9022a695deea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17666 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas Tranformações trigonométricasOrganização MatemáticaMecanismo atencional top-downO presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise das tarefas propostas no livro didático Matemática e suas Tecnologias, do autor Silva (2021), envolvendo as transformações trigonométricas, à luz da Teoria Antropológica do Didático e da Neurociência Cognitiva no que tange a atenção seletiva. O referido estudo foi um recorte proveniente da pesquisa no mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A referida pesquisa tem um caráter bibliográfico, que está ancorada em autores como Chevallard (1998), Fonseca (2015), Cosenza e Guerra (2011), e Posner e Petersen (1990) para a construção do referencial deste estudo. Isso possibilitou a construção de uma matriz, permitindo elencar três tarefas envolvendo o objeto de conhecimento referendado, com alto potencial na consolidação da aprendizagem desse saber. Estas tarefas são capazes de estimular as estruturas do cérebro, capazes de motivar o aluno a responder ou abandonar sua resolução, isso porque, mobilizam conhecimentos prévios, considerados essenciais na aprendizagem desse saber em tela e que darão suporte no cálculo dos limites trigonométricos no Ensino Superior.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1766610.30612/tangram.v6i4.17666TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 4 (2023); 183-2052595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17666/10082https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Geane SantanaFonseca, Laerte Silva da2024-04-02T18:41:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17666Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-04-02T18:41:20Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
title |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
spellingShingle |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas Oliveira, Geane Santana Tranformações trigonométricas Organização Matemática Mecanismo atencional top-down |
title_short |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
title_full |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
title_fullStr |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
title_full_unstemmed |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
title_sort |
Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas |
author |
Oliveira, Geane Santana |
author_facet |
Oliveira, Geane Santana Fonseca, Laerte Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Laerte Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Geane Santana Fonseca, Laerte Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tranformações trigonométricas Organização Matemática Mecanismo atencional top-down |
topic |
Tranformações trigonométricas Organização Matemática Mecanismo atencional top-down |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise das tarefas propostas no livro didático Matemática e suas Tecnologias, do autor Silva (2021), envolvendo as transformações trigonométricas, à luz da Teoria Antropológica do Didático e da Neurociência Cognitiva no que tange a atenção seletiva. O referido estudo foi um recorte proveniente da pesquisa no mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A referida pesquisa tem um caráter bibliográfico, que está ancorada em autores como Chevallard (1998), Fonseca (2015), Cosenza e Guerra (2011), e Posner e Petersen (1990) para a construção do referencial deste estudo. Isso possibilitou a construção de uma matriz, permitindo elencar três tarefas envolvendo o objeto de conhecimento referendado, com alto potencial na consolidação da aprendizagem desse saber. Estas tarefas são capazes de estimular as estruturas do cérebro, capazes de motivar o aluno a responder ou abandonar sua resolução, isso porque, mobilizam conhecimentos prévios, considerados essenciais na aprendizagem desse saber em tela e que darão suporte no cálculo dos limites trigonométricos no Ensino Superior. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17666 10.30612/tangram.v6i4.17666 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17666 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v6i4.17666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17666/10082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 4 (2023); 183-205 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480275447808 |