Do diário ao romance: representação literária em Quarto de despejo (1960) e Pedaços da fome (1963), de Carolina Maria de Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Karoliny Teixeira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/601
Resumo: Toma-se como perspectiva o estudo de aspectos capazes de nos dar pistas das novas formas representativas que ocorrem no espaço fronteiriço do Modernismo com a Literatura Brasileira Contemporânea. Para tanto, propomos uma análise minuciosa dos gêneros literários produzidos por Carolina Maria de Jesus, sendo eles, o seu primeiro trabalho publicado Quarto de despejo: diário de uma favelada ([1960], 2004) e o único romance publicado Pedaços da fome (1963). As escolhas referentes à escritora e às respectivas obras fundamentam-se na proposta levantada por Bakhtin (2003) acerca de que a cada comunidade ou cada esfera de comunicação humana corresponderá um universo de gêneros de comunicação. O que se deixa entrever, nesse sentido, que uma alteração na esfera de comunicação, poderá ser visualizada nos gêneros produzidos por ela. Assim, trazemos para este trabalho a proposta de refletir até que ponto Carolina Maria de Jesus está à vontade entre os gêneros literários por ela escolhidos, bem como, o modo como desempenha a função de se autorrepresentar. São discussões que faremos à luz de teóricos, tais como: Candido (1990) e Bueno (2006), para análise da representação literária; Lejeune (2008) e Miranda (2009), para o estudo do gênero diário; Bakhtin (2003), Robert (2008) e Lukács (2000), para a compreensão do gênero romance. Deste modo, através do diálogo entre obras e teorias, teremos condições de constatar, entre outros aspectos, o nascimento de uma ‘nova’ escritora de romance Carolina Maria de Jesus, por vezes diversa da diarista; e o pioneirismo de Pedaços da fome para a Literatura Brasileira, com o projeto que visa ‘educar’ a elite, como veremos.
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Para tanto, propomos uma análise minuciosa dos gêneros literários produzidos por Carolina Maria de Jesus, sendo eles, o seu primeiro trabalho publicado Quarto de despejo: diário de uma favelada ([1960], 2004) e o único romance publicado Pedaços da fome (1963). As escolhas referentes à escritora e às respectivas obras fundamentam-se na proposta levantada por Bakhtin (2003) acerca de que a cada comunidade ou cada esfera de comunicação humana corresponderá um universo de gêneros de comunicação. O que se deixa entrever, nesse sentido, que uma alteração na esfera de comunicação, poderá ser visualizada nos gêneros produzidos por ela. Assim, trazemos para este trabalho a proposta de refletir até que ponto Carolina Maria de Jesus está à vontade entre os gêneros literários por ela escolhidos, bem como, o modo como desempenha a função de se autorrepresentar. São discussões que faremos à luz de teóricos, tais como: Candido (1990) e Bueno (2006), para análise da representação literária; Lejeune (2008) e Miranda (2009), para o estudo do gênero diário; Bakhtin (2003), Robert (2008) e Lukács (2000), para a compreensão do gênero romance. Deste modo, através do diálogo entre obras e teorias, teremos condições de constatar, entre outros aspectos, o nascimento de uma ‘nova’ escritora de romance Carolina Maria de Jesus, por vezes diversa da diarista; e o pioneirismo de Pedaços da fome para a Literatura Brasileira, com o projeto que visa ‘educar’ a elite, como veremos.It is taken as perspective the study of aspects capable of giving us clues of new representative forms that occur in the bordering space of Modernism with Contemporary Brazilian Literature. Therefore, we propose a detailed analysis of literary genres produced by Carolina Maria de Jesus, namely, her first published work Child of the dark: The diary of Carolina Maria de Jesus ([1960] 2004) and the only published novel Pedaços da fome (1963). The choices regarding to the writer and her works are based on the proposal raised by Bakhtin (2003) concerning that every community or every sphere of human communication will match an universe of communication’s genres. What is glimpsed at, in this sense, that a change in the sphere of communication can be viewed in the genres produced by it. So, we bring to this paper the proposal of reflecting how far Carolina Maria de Jesus is, at ease, among the literary genres chosen by her, as well as the way how it performs the function of self-representing. These are discussions that we will make departing from theorists such as Candido (1990) and Bueno (2006), to analyze of literary representation; Lejeune (2008) and Miranda (2009), to study the diary genre; Bakhtin (2003), Robert (2008) and Lukács (2000), for understanding the romance genre. From this way, through the dialog between works and theories, we will have conditions of constating, among other aspects, the birth of a ‘new’ novel’s writer Carolina Maria de Jesus, sometimes diverse from the diarist; and the pioneering of Pedaços da fome for Brazilian Literature, through the project that takes as aim ‘to educate’ the elite, as it will be seen.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T12:37:53Z No. of bitstreams: 1 AnaKarolinyTeixeiradaCosta.pdf: 740786 bytes, checksum: cfec7c8a4c0ca012954e209178698035 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T12:37:53Z (GMT). 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