Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schelb, João Eduardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Paula, Rogério Baumgratz, Ezequiel, Danielle Guedes Andrade, Costa, Mônica Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982
Resumo: A epidemia de obesidade observada nas últimas décadas é acompanhada de aumento exponencial de doenças crônicas relacionadas, com destaque diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Do mesmo modo, a obesidade constitui fator de risco independente para o desenvolvimento de doença renal crônica, condição associada a elevados índices de morbidade e de mortalidade. A obesidade causa lesão renal de maneira indireta, por meio de sua estreita associação com hipertensão arterial sistêmica e com diabetes mellitus tipo 2 e de maneira direta, ao induzir adaptações glomerulares que culminam na glomerulopatia especí­fica da obesidade. Além disso, o excesso de peso contribui para o agravamento de glomerulopatias pré-existentes. Múltiplos fatores explicam o desenvolvimento e o agravamento das lesões renais associadas à obesidade, em especial alterações hemodinâmicas, inflamatórias e metabólicas. Nesse contexto, a redução do peso corporal com ênfase nas alterações metabólicas e inflamatórias bem como o tratamento da hipertensão arterial e do diabetes mellitus constituem o primeiro passo para a prevenção primária e secundária do desenvolvimento de doença renal crônica. Nesta revisão serão apresentados os principais mecanismos fisiopatológicos da lesão renal associada à obesidade.
id UFJF-8_12a5ba65cce2c61e531a3634e0c371a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/13982
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicosObesidadeDoença Renal CrônicaGlomeruloesclerose Segmentar e FocalSíndrome MetabólicaSobrepesoA epidemia de obesidade observada nas últimas décadas é acompanhada de aumento exponencial de doenças crônicas relacionadas, com destaque diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Do mesmo modo, a obesidade constitui fator de risco independente para o desenvolvimento de doença renal crônica, condição associada a elevados índices de morbidade e de mortalidade. A obesidade causa lesão renal de maneira indireta, por meio de sua estreita associação com hipertensão arterial sistêmica e com diabetes mellitus tipo 2 e de maneira direta, ao induzir adaptações glomerulares que culminam na glomerulopatia especí­fica da obesidade. Além disso, o excesso de peso contribui para o agravamento de glomerulopatias pré-existentes. Múltiplos fatores explicam o desenvolvimento e o agravamento das lesões renais associadas à obesidade, em especial alterações hemodinâmicas, inflamatórias e metabólicas. Nesse contexto, a redução do peso corporal com ênfase nas alterações metabólicas e inflamatórias bem como o tratamento da hipertensão arterial e do diabetes mellitus constituem o primeiro passo para a prevenção primária e secundária do desenvolvimento de doença renal crônica. Nesta revisão serão apresentados os principais mecanismos fisiopatológicos da lesão renal associada à obesidade.Editora UFJF2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtRevLitRevisãoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1398210.34019/1982-8047.2018.v44.13982HU Revista; v. 44 n. 2 (2018): Obesidade: da fisiopatologia ao tratamento; 231 - 2391982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982/17138Schelb, João Eduardode Paula, Rogério BaumgratzEzequiel, Danielle Guedes AndradeCosta, Mônica Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-19T03:01:51Zoai:periodicos.ufjf.br:article/13982Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2019-07-19T03:01:51HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
title Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
spellingShingle Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
Schelb, João Eduardo
Obesidade
Doença Renal Crônica
Glomeruloesclerose Segmentar e Focal
Síndrome Metabólica
Sobrepeso
title_short Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
title_full Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
title_fullStr Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
title_full_unstemmed Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
title_sort Obesidade e doença renal: aspectos fisiopatológicos
author Schelb, João Eduardo
author_facet Schelb, João Eduardo
de Paula, Rogério Baumgratz
Ezequiel, Danielle Guedes Andrade
Costa, Mônica Barros
author_role author
author2 de Paula, Rogério Baumgratz
Ezequiel, Danielle Guedes Andrade
Costa, Mônica Barros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schelb, João Eduardo
de Paula, Rogério Baumgratz
Ezequiel, Danielle Guedes Andrade
Costa, Mônica Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Doença Renal Crônica
Glomeruloesclerose Segmentar e Focal
Síndrome Metabólica
Sobrepeso
topic Obesidade
Doença Renal Crônica
Glomeruloesclerose Segmentar e Focal
Síndrome Metabólica
Sobrepeso
description A epidemia de obesidade observada nas últimas décadas é acompanhada de aumento exponencial de doenças crônicas relacionadas, com destaque diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Do mesmo modo, a obesidade constitui fator de risco independente para o desenvolvimento de doença renal crônica, condição associada a elevados índices de morbidade e de mortalidade. A obesidade causa lesão renal de maneira indireta, por meio de sua estreita associação com hipertensão arterial sistêmica e com diabetes mellitus tipo 2 e de maneira direta, ao induzir adaptações glomerulares que culminam na glomerulopatia especí­fica da obesidade. Além disso, o excesso de peso contribui para o agravamento de glomerulopatias pré-existentes. Múltiplos fatores explicam o desenvolvimento e o agravamento das lesões renais associadas à obesidade, em especial alterações hemodinâmicas, inflamatórias e metabólicas. Nesse contexto, a redução do peso corporal com ênfase nas alterações metabólicas e inflamatórias bem como o tratamento da hipertensão arterial e do diabetes mellitus constituem o primeiro passo para a prevenção primária e secundária do desenvolvimento de doença renal crônica. Nesta revisão serão apresentados os principais mecanismos fisiopatológicos da lesão renal associada à obesidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtRevLit
Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982
10.34019/1982-8047.2018.v44.13982
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982
identifier_str_mv 10.34019/1982-8047.2018.v44.13982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982/pdf
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13982/17138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 44 n. 2 (2018): Obesidade: da fisiopatologia ao tratamento; 231 - 239
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798243035676672