VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERCEGONI, NATHERCIA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castro, Juciane Maria de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456
Resumo: Este é um estudo descritivo na modalidade de revisão bibliográfica em bases de dados, tendo, como descritores, Vitamina D, Obesidade e Sobrepeso. Objetivou-se buscar, nas bases eletrônicas de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, a vitamina D como temática nos trabalhos entre 1978 e 2014. A vitamina D é um hormônio esteróide com efeitos biológicos que vão além da regulação do metabolismo ósseo. Sua forma ativa é a 1,25(OH)2D3 ou calcitriol, resultante da hidroxilação da 25OHD nos tecidos. A forma 25 (OH) D ou calcifediol é a predominante no sangue e reflete a homeostase desta vitamina no organismo. Os valores sanguíneos de referência têm sido amplamente discutidos, situando-se, na maioria dos estudos, entre 80 a 100nmol/l. Atualmente, a deficiência de vitamina D tem sido considerada um problema de saúde pública, por suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças, entre elas o sobrepeso e a obesidade. Vitamina D exerce efeito na obesidade através do receptor de vitamina D, dos receptores do tipo Toll, de prostaglandinas, enzimas como óxido nítrico sintase e das espécies reativas de oxigênio. Indivíduos obesos invariavelmente apresentam concentrações plasmáticas inferiores de vitamina D e são menos responsivos à suplementação desta vitamina, principalmente quando concentrações menores são utilizadas. Contudo, a suplementação não tem se mostrado eficaz em contribuir para a perda de peso corporal, apesar de ser efetiva para a melhoria de alguns parâmetros inflamatórios. Em conclusão, são necessários mais estudos que relacionem vitamina D e obesidade no sentido de definir as concentrações ideais desta na circulação, bem como para suplementação.PALAVRAS-CHAVE: Vitamina D. Obesidade. Metabolismo. Alimentação. 
id UFJF-8_f68015a72e423ae5e5b72d38fad8bb38
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2456
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃOEste é um estudo descritivo na modalidade de revisão bibliográfica em bases de dados, tendo, como descritores, Vitamina D, Obesidade e Sobrepeso. Objetivou-se buscar, nas bases eletrônicas de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, a vitamina D como temática nos trabalhos entre 1978 e 2014. A vitamina D é um hormônio esteróide com efeitos biológicos que vão além da regulação do metabolismo ósseo. Sua forma ativa é a 1,25(OH)2D3 ou calcitriol, resultante da hidroxilação da 25OHD nos tecidos. A forma 25 (OH) D ou calcifediol é a predominante no sangue e reflete a homeostase desta vitamina no organismo. Os valores sanguíneos de referência têm sido amplamente discutidos, situando-se, na maioria dos estudos, entre 80 a 100nmol/l. Atualmente, a deficiência de vitamina D tem sido considerada um problema de saúde pública, por suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças, entre elas o sobrepeso e a obesidade. Vitamina D exerce efeito na obesidade através do receptor de vitamina D, dos receptores do tipo Toll, de prostaglandinas, enzimas como óxido nítrico sintase e das espécies reativas de oxigênio. Indivíduos obesos invariavelmente apresentam concentrações plasmáticas inferiores de vitamina D e são menos responsivos à suplementação desta vitamina, principalmente quando concentrações menores são utilizadas. Contudo, a suplementação não tem se mostrado eficaz em contribuir para a perda de peso corporal, apesar de ser efetiva para a melhoria de alguns parâmetros inflamatórios. Em conclusão, são necessários mais estudos que relacionem vitamina D e obesidade no sentido de definir as concentrações ideais desta na circulação, bem como para suplementação.PALAVRAS-CHAVE: Vitamina D. Obesidade. Metabolismo. Alimentação. Editora UFJF2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtRevLitapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456HU Revista; v. 40 n. 3 e 4 (2014)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456/799https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456/15571PERCEGONI, NATHERCIACastro, Juciane Maria de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T20:04:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2456Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2016-01-13T20:04:56HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
title VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
spellingShingle VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
PERCEGONI, NATHERCIA
title_short VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
title_full VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
title_fullStr VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
title_full_unstemmed VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
title_sort VITAMINA D, SOBREPESO E OBESIDADE – UMA REVISÃO
author PERCEGONI, NATHERCIA
author_facet PERCEGONI, NATHERCIA
Castro, Juciane Maria de Andrade
author_role author
author2 Castro, Juciane Maria de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PERCEGONI, NATHERCIA
Castro, Juciane Maria de Andrade
description Este é um estudo descritivo na modalidade de revisão bibliográfica em bases de dados, tendo, como descritores, Vitamina D, Obesidade e Sobrepeso. Objetivou-se buscar, nas bases eletrônicas de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, a vitamina D como temática nos trabalhos entre 1978 e 2014. A vitamina D é um hormônio esteróide com efeitos biológicos que vão além da regulação do metabolismo ósseo. Sua forma ativa é a 1,25(OH)2D3 ou calcitriol, resultante da hidroxilação da 25OHD nos tecidos. A forma 25 (OH) D ou calcifediol é a predominante no sangue e reflete a homeostase desta vitamina no organismo. Os valores sanguíneos de referência têm sido amplamente discutidos, situando-se, na maioria dos estudos, entre 80 a 100nmol/l. Atualmente, a deficiência de vitamina D tem sido considerada um problema de saúde pública, por suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças, entre elas o sobrepeso e a obesidade. Vitamina D exerce efeito na obesidade através do receptor de vitamina D, dos receptores do tipo Toll, de prostaglandinas, enzimas como óxido nítrico sintase e das espécies reativas de oxigênio. Indivíduos obesos invariavelmente apresentam concentrações plasmáticas inferiores de vitamina D e são menos responsivos à suplementação desta vitamina, principalmente quando concentrações menores são utilizadas. Contudo, a suplementação não tem se mostrado eficaz em contribuir para a perda de peso corporal, apesar de ser efetiva para a melhoria de alguns parâmetros inflamatórios. Em conclusão, são necessários mais estudos que relacionem vitamina D e obesidade no sentido de definir as concentrações ideais desta na circulação, bem como para suplementação.PALAVRAS-CHAVE: Vitamina D. Obesidade. Metabolismo. Alimentação. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtRevLit
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456/799
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2456/15571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 40 n. 3 e 4 (2014)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798241678819328