O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Luiza Fialho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9921
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral compreender, a partir da percepção dos empresários da startup Mais.im, porque o negócio ainda não se tornou uma scale-up. O caso se torna atípico, pois a startup atua no mercado há mais de sete anos e ainda não encontrou o seu perfil de clientes ideal. Buscando atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, explicativa quanto aos fins. Para compreender melhor as razões que dificultaram a escala, foi escolhido o método estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Observou-se a partir das informações levantadas, que o negócio possui características de startup e os gestores possuem o perfil empreender. Os principais resultados da pesquisa apontam para o fato de que os fatores centrais que limitaram a escala da startup foram: falta de definição do cliente-alvo e consequente desconhecimento sobre como adequar o produto às demandas dos clientes; falta de processos estruturados, a expansão prematura do quadro de funcionários sem se conhecer o product market fit e a integração falha entre os departamentos de desenvolvimento de clientes e de produtos.
id UFJF_37dfbf76b6ba89d4e0dffa6ef9a3a778
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9921
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Almeida, Thiagohttp://lattes.cnpq.br/Machado, Márcia Cristina da SilvaDusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchihttp://lattes.cnpq.br/Souza, Ana Luiza Fialho de2019-05-06T19:37:33Z2019-04-242019-05-06T19:37:33Z2018-12-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9921O presente estudo teve como objetivo geral compreender, a partir da percepção dos empresários da startup Mais.im, porque o negócio ainda não se tornou uma scale-up. O caso se torna atípico, pois a startup atua no mercado há mais de sete anos e ainda não encontrou o seu perfil de clientes ideal. Buscando atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, explicativa quanto aos fins. Para compreender melhor as razões que dificultaram a escala, foi escolhido o método estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Observou-se a partir das informações levantadas, que o negócio possui características de startup e os gestores possuem o perfil empreender. Os principais resultados da pesquisa apontam para o fato de que os fatores centrais que limitaram a escala da startup foram: falta de definição do cliente-alvo e consequente desconhecimento sobre como adequar o produto às demandas dos clientes; falta de processos estruturados, a expansão prematura do quadro de funcionários sem se conhecer o product market fit e a integração falha entre os departamentos de desenvolvimento de clientes e de produtos.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASStartupEscalaPerfil de cliente idealO caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILanaluizafialhodesouza.pdf.jpganaluizafialhodesouza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/4/analuizafialhodesouza.pdf.jpg93bc881bf81e639634f3a7baa1a9a32cMD54ORIGINALanaluizafialhodesouza.pdfanaluizafialhodesouza.pdfapplication/pdf1124007https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/1/analuizafialhodesouza.pdf8e887db93be5816dbdf67b2b18294f1eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTanaluizafialhodesouza.pdf.txtanaluizafialhodesouza.pdf.txtExtracted texttext/plain102310https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/3/analuizafialhodesouza.pdf.txt7dc0e4e9b066321ffbc3f10bd5e7f742MD53ufjf/99212019-06-16 13:28:54.184oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T16:28:54Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
title O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
spellingShingle O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
Souza, Ana Luiza Fialho de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Startup
Escala
Perfil de cliente ideal
title_short O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
title_full O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
title_fullStr O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
title_full_unstemmed O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
title_sort O caminho da escala: o estudo de caso do MAIS.IM
author Souza, Ana Luiza Fialho de
author_facet Souza, Ana Luiza Fialho de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Thiago
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Márcia Cristina da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Luiza Fialho de
contributor_str_mv Almeida, Thiago
Machado, Márcia Cristina da Silva
Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Startup
Escala
Perfil de cliente ideal
dc.subject.por.fl_str_mv Startup
Escala
Perfil de cliente ideal
description O presente estudo teve como objetivo geral compreender, a partir da percepção dos empresários da startup Mais.im, porque o negócio ainda não se tornou uma scale-up. O caso se torna atípico, pois a startup atua no mercado há mais de sete anos e ainda não encontrou o seu perfil de clientes ideal. Buscando atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, explicativa quanto aos fins. Para compreender melhor as razões que dificultaram a escala, foi escolhido o método estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Observou-se a partir das informações levantadas, que o negócio possui características de startup e os gestores possuem o perfil empreender. Os principais resultados da pesquisa apontam para o fato de que os fatores centrais que limitaram a escala da startup foram: falta de definição do cliente-alvo e consequente desconhecimento sobre como adequar o produto às demandas dos clientes; falta de processos estruturados, a expansão prematura do quadro de funcionários sem se conhecer o product market fit e a integração falha entre os departamentos de desenvolvimento de clientes e de produtos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-06T19:37:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-24
2019-05-06T19:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9921
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/4/analuizafialhodesouza.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/1/analuizafialhodesouza.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9921/3/analuizafialhodesouza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 93bc881bf81e639634f3a7baa1a9a32c
8e887db93be5816dbdf67b2b18294f1e
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
7dc0e4e9b066321ffbc3f10bd5e7f742
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962228279410688