Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14210 |
Resumo: | A partir das experiências de vida e acadêmicas em torno das danças tradicionais na escola, discutidas no grupo de estudo e pesquisa Práticas escolares e Educação Física, bem como em eventos científicos de Educação e Educação Física, questiono nesta pesquisa quais são os valores, sentidos e significados das danças em uma colônia quilombola, uma aldeia indígena e uma comunidade portuguesa; como esses valores, sentidos e significados tradicionais são vinculados à sua prática de vida atual; de que forma a cultura não local se relaciona com estes grupos e de que forma eles influenciam a vida dos que não fazem parte de sua cultura. Para tanto, realizei um estudo etnográfico com remanescentes do quilombo da Colônia do Paiol, na cidade de Bias Fortes – MG, indígenas guarani da Aldeia de Araponga, em Paraty – RJ, e portugueses da freguesia de Areosa, em Viana do Castelo – Alto Minho, com idade entre 12 a 98 anos, residentes ou não das comunidades que abrigam as suas associações. Embasada no “Ensaio sobre a dádiva”, de Mauss (2017), que estuda o princípio comum que regula as trocas: a obrigação de dar, receber e retribuir, analisei os diários de campo, entrevistas, fotos, vídeos e teses sobre as três comunidades, chegando às conclusões de que: 1) os valores são consolidados na relação de signos que embasam os sentidos das dádivas que permitem assimilação e acomodação de significados dos saberes de acordo com as individualidades psicofísicas; 2) grupos de dança são fatos sociais totais, individuais e coletivos simultaneamente, agindo de acordo com obrigações de reciprocidades coercitivas e voluntárias em um sistema assimétrico que garante a perpetuação da corporalidade étnica, democraticamente, aceita pelo coletivo; 3) a dádiva/troca atualizada/reciprocidade/prestação é um denominador comum de atividades sociais aparentemente heterogêneas entre si; nas festas, apresenta simbolismos da realidade local e atinge a todos em uma circularidade de saberes que fortalece a identidade das comunidades; e 4) as dádivas vivenciadas transitam pelas diferentes estruturas da vida e podem ser fonte de inspiração para um novo paradigma de interpretação da relação entre identidade e produção de conhecimento no âmbito escolar. |
id |
UFJF_53514f38fb90de8eff5720d47f5e00d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14210 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
-, --Vieira, Juanito Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/2442914019711870Coelho, Flavio de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6313575178526933Costa Soares, Thaleshttp://lattes.cnpq.br/4676057702132305Vieira, Jalon de Moraishttp://lattes.cnpq.br/8907408027526112http://lattes.cnpq.br/1376540203975592Duarte, Cátia Pereira2022-06-24T14:36:02Z2022-06-242022-06-24T14:36:02Z2019-10-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14210A partir das experiências de vida e acadêmicas em torno das danças tradicionais na escola, discutidas no grupo de estudo e pesquisa Práticas escolares e Educação Física, bem como em eventos científicos de Educação e Educação Física, questiono nesta pesquisa quais são os valores, sentidos e significados das danças em uma colônia quilombola, uma aldeia indígena e uma comunidade portuguesa; como esses valores, sentidos e significados tradicionais são vinculados à sua prática de vida atual; de que forma a cultura não local se relaciona com estes grupos e de que forma eles influenciam a vida dos que não fazem parte de sua cultura. Para tanto, realizei um estudo etnográfico com remanescentes do quilombo da Colônia do Paiol, na cidade de Bias Fortes – MG, indígenas guarani da Aldeia de Araponga, em Paraty – RJ, e portugueses da freguesia de Areosa, em Viana do Castelo – Alto Minho, com idade entre 12 a 98 anos, residentes ou não das comunidades que abrigam as suas associações. Embasada no “Ensaio sobre a dádiva”, de Mauss (2017), que estuda o princípio comum que regula as trocas: a obrigação de dar, receber e retribuir, analisei os diários de campo, entrevistas, fotos, vídeos e teses sobre as três comunidades, chegando às conclusões de que: 1) os valores são consolidados na relação de signos que embasam os sentidos das dádivas que permitem assimilação e acomodação de significados dos saberes de acordo com as individualidades psicofísicas; 2) grupos de dança são fatos sociais totais, individuais e coletivos simultaneamente, agindo de acordo com obrigações de reciprocidades coercitivas e voluntárias em um sistema assimétrico que garante a perpetuação da corporalidade étnica, democraticamente, aceita pelo coletivo; 3) a dádiva/troca atualizada/reciprocidade/prestação é um denominador comum de atividades sociais aparentemente heterogêneas entre si; nas festas, apresenta simbolismos da realidade local e atinge a todos em uma circularidade de saberes que fortalece a identidade das comunidades; e 4) as dádivas vivenciadas transitam pelas diferentes estruturas da vida e podem ser fonte de inspiração para um novo paradigma de interpretação da relação entre identidade e produção de conhecimento no âmbito escolar.Based on the life and academic experiences around traditional dances at school, discussed inside the study and research group School practices and Physical Education, as well as in scientific events of Education and Physical Education, I question in this research what are the values, notions, and meanings of dances in a quilombola colony, an indigenous village and a Portuguese community; how these traditional values, notions and meanings are linked to their current life practice; how the non-local culture relates to these groups and how they influence the lives of those who are not part of their culture. To this end, I carried out an ethnographic study with remnants of the quilombo of the Colônia do Paiol, in the city of Bias Fortes - MG, Guaraní Indians from the Aldeia de Araponga, in Paraty - RJ, and Portuguese from the parish of Areosa, in Viana do Castelo - Alto Minho, with ages between 12 and 98 years, residents or not of the communities that house their associations. Based on Mauss's "The Gift" (2017), which studies the common principle that regulates exchanges: the obligation to give, receive and repay, I analyzed the field diaries, interviews, photos, videos and theses about the three communities, reaching the following conclusions: 1) the values are consolidated in the relationship of signs that support the senses of gifts that allow assimilation and accommodation of meanings of knowledge according to psychophysical individualities; 2) dance groups are total social facts, individual and collective simultaneously, acting according to obligations of coercive and voluntary reciprocity in an asymmetric system that ensures the perpetuation of ethnic corporality, democratically accepted by the collective; 3) the reciprocal exchange is a common denominator of apparently heterogeneous social activities; at parties, it presents symbols of local reality and reaches everyone in a circularity of knowledge that strengthens the identity of communities; and 4) the gifts experienced transit through different structures of life and can be a source of inspiration for a new paradigm of interpretation of the relationship between identity and knowledge production in the school setting.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)-UFJFBrasilColégio de Aplicação João XXIIIhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAIdentidadeQuilombolasIndígenasPortuguesesDádiva de MaussDanças tradicionaisIndigenousPortugueseGift of MaussTraditional dancesModos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcatiapereiraduarte.pdfcatiapereiraduarte.pdfPDF/Aapplication/pdf4514199https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/1/catiapereiraduarte.pdfbb92495b05fb8d76b94affe0214e42fdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTcatiapereiraduarte.pdf.txtcatiapereiraduarte.pdf.txtExtracted texttext/plain331914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/4/catiapereiraduarte.pdf.txtdbbc555c0e488a144706285ce5572c04MD54THUMBNAILcatiapereiraduarte.pdf.jpgcatiapereiraduarte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/5/catiapereiraduarte.pdf.jpge8b49ba179e70ce446d46cc1aa7f94c8MD55ufjf/142102022-06-25 03:11:15.219oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-06-25T06:11:15Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
title |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
spellingShingle |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa Duarte, Cátia Pereira CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Identidade Quilombolas Indígenas Portugueses Dádiva de Mauss Danças tradicionais Indigenous Portuguese Gift of Mauss Traditional dances |
title_short |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
title_full |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
title_fullStr |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
title_full_unstemmed |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
title_sort |
Modos de ser quilombola, indígena e português: do cruzamento de pertencimentos corpóreos nas danças tradicionais às dádivas que consolidam as identidades da colônia do Paiol, Aldeia Araponga e comunidade de Areosa |
author |
Duarte, Cátia Pereira |
author_facet |
Duarte, Cátia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
-, - |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vieira, Juanito Alexandre |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2442914019711870 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Coelho, Flavio de Souza |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6313575178526933 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Costa Soares, Thales |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4676057702132305 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Vieira, Jalon de Morais |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8907408027526112 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1376540203975592 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cátia Pereira |
contributor_str_mv |
-, - Vieira, Juanito Alexandre Coelho, Flavio de Souza Costa Soares, Thales Vieira, Jalon de Morais |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Identidade Quilombolas Indígenas Portugueses Dádiva de Mauss Danças tradicionais Indigenous Portuguese Gift of Mauss Traditional dances |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Quilombolas Indígenas Portugueses Dádiva de Mauss Danças tradicionais Indigenous Portuguese Gift of Mauss Traditional dances |
description |
A partir das experiências de vida e acadêmicas em torno das danças tradicionais na escola, discutidas no grupo de estudo e pesquisa Práticas escolares e Educação Física, bem como em eventos científicos de Educação e Educação Física, questiono nesta pesquisa quais são os valores, sentidos e significados das danças em uma colônia quilombola, uma aldeia indígena e uma comunidade portuguesa; como esses valores, sentidos e significados tradicionais são vinculados à sua prática de vida atual; de que forma a cultura não local se relaciona com estes grupos e de que forma eles influenciam a vida dos que não fazem parte de sua cultura. Para tanto, realizei um estudo etnográfico com remanescentes do quilombo da Colônia do Paiol, na cidade de Bias Fortes – MG, indígenas guarani da Aldeia de Araponga, em Paraty – RJ, e portugueses da freguesia de Areosa, em Viana do Castelo – Alto Minho, com idade entre 12 a 98 anos, residentes ou não das comunidades que abrigam as suas associações. Embasada no “Ensaio sobre a dádiva”, de Mauss (2017), que estuda o princípio comum que regula as trocas: a obrigação de dar, receber e retribuir, analisei os diários de campo, entrevistas, fotos, vídeos e teses sobre as três comunidades, chegando às conclusões de que: 1) os valores são consolidados na relação de signos que embasam os sentidos das dádivas que permitem assimilação e acomodação de significados dos saberes de acordo com as individualidades psicofísicas; 2) grupos de dança são fatos sociais totais, individuais e coletivos simultaneamente, agindo de acordo com obrigações de reciprocidades coercitivas e voluntárias em um sistema assimétrico que garante a perpetuação da corporalidade étnica, democraticamente, aceita pelo coletivo; 3) a dádiva/troca atualizada/reciprocidade/prestação é um denominador comum de atividades sociais aparentemente heterogêneas entre si; nas festas, apresenta simbolismos da realidade local e atinge a todos em uma circularidade de saberes que fortalece a identidade das comunidades; e 4) as dádivas vivenciadas transitam pelas diferentes estruturas da vida e podem ser fonte de inspiração para um novo paradigma de interpretação da relação entre identidade e produção de conhecimento no âmbito escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-24T14:36:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-24 2022-06-24T14:36:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14210 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
- |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Colégio de Aplicação João XXIII |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/1/catiapereiraduarte.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/4/catiapereiraduarte.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14210/5/catiapereiraduarte.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb92495b05fb8d76b94affe0214e42fd e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 dbbc555c0e488a144706285ce5572c04 e8b49ba179e70ce446d46cc1aa7f94c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661342322524160 |