A construção da identidade de consumidor no PROCON
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Data de Publicação: | 2008 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas. |
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Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES-A construção da identidade de consumidor no PROCONinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSilveira, Sonia BittencourtJorge, Thais MaiaVieira, Sarah MunckSiqueira, Izadora da CostaLage, Ludmila Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf.jpgA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/4/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdf.jpg69cee5dae233ddcd0933de4f2c671e75MD54ORIGINALA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdfA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdfapplication/pdf61203https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/1/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdfde24b63da2e2d309632b01fc77711938MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas. |
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