Leitores e autores na era da web 2.0: webcomics, narrativas hipertextuais e participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maiara Alvim de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10326
Resumo: As narrativas fazem parte das tradições da humanidade desde os mais remotos tempos. Desde a antiguidade, nas culturas prioritariamente orais, passando para seus primeiros registros escritos e sua subsequente popularização advinda da criação da prensa de Gutemberg, até chegar à contemporaneidade e o advento das tecnologias digitais, muitos foram os suportes pelos quais as histórias passaram. Cada novo suporte implica uma nova experiência e uma nova maneira de se fazer e de se fruir narrativas. No caso do meio digital, um grande leque de opções desvela-se tanto para o autor, que passa a contar com ferramentas variadas para sua criação e com a possibilidade de experimentar com novas mídias, quanto para o público leitor, que passa a buscar um papel mais significativo na produção de suas obras preferidas. As relações mais próximas do público com as obras não são necessariamente novas, visto que suas reações guiam narrativas – em especial aquelas advindas de meios de comunicação de massa – há algum tempo. Entretanto, a internet passaria a agir como um catalisador desses anseios, colocando-se como uma ponte de fácil e (quase) imediato acesso entre autor e público. Nesse sentido, esta tese pretende investigar as relações entre autores e leitores na era da internet, tentando apontar traços que indiquem mudanças potencializadas pela interação na rede mundial de computadores. Além disso, também se pretende analisar e defender a tese de que a natureza hipertextual e multidisciplinar das tecnologias digitais estaria contribuindo para o surgimento de obras híbridas, que se situariam no limiar entre duas ou mais artes, de modo a trazer especial atenção para os diálogos entre os quadrinhos e a literatura. Para tanto, o corpus contará com algumas obras para análise, escolhidas devido a suas peculiares características: Homestuck (Hussie 2009-2016), webcomic interativo do estadunidense Andrew Hussie, e O Diário de Virgínia (SILVA, C. A. B. d., 2010 – 2016), HQEletrônica da brasileira Cátia Ana. O trabalho dividir-se-á em cinco capítulos, cada qual explorando um aspecto de nossa investigação, de forma a apresentar um enfoque teórico próprio: um primeiro, sobre a natureza das obras em quadrinhos e seu diálogo com a literatura; um segundo, que tratará da natureza hipertextual das obras de nosso corpus, visando explorar sua natureza experimental e híbrida; um terceiro, que desenvolverá a questão das obras híbridas concebidas em ambiente digital, com suporte de análises construídas através do uso de ferramentas advindas do campo das humanidades digitais; um quarto, que investigará os impactos da leitura em tela em leitores de obras hipertextuais, e um quinto, que visa investigar as relações entre autores e leitores no ambiente virtual, de maneira a abordar a questão das produções do público.
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No caso do meio digital, um grande leque de opções desvela-se tanto para o autor, que passa a contar com ferramentas variadas para sua criação e com a possibilidade de experimentar com novas mídias, quanto para o público leitor, que passa a buscar um papel mais significativo na produção de suas obras preferidas. As relações mais próximas do público com as obras não são necessariamente novas, visto que suas reações guiam narrativas – em especial aquelas advindas de meios de comunicação de massa – há algum tempo. Entretanto, a internet passaria a agir como um catalisador desses anseios, colocando-se como uma ponte de fácil e (quase) imediato acesso entre autor e público. Nesse sentido, esta tese pretende investigar as relações entre autores e leitores na era da internet, tentando apontar traços que indiquem mudanças potencializadas pela interação na rede mundial de computadores. Além disso, também se pretende analisar e defender a tese de que a natureza hipertextual e multidisciplinar das tecnologias digitais estaria contribuindo para o surgimento de obras híbridas, que se situariam no limiar entre duas ou mais artes, de modo a trazer especial atenção para os diálogos entre os quadrinhos e a literatura. Para tanto, o corpus contará com algumas obras para análise, escolhidas devido a suas peculiares características: Homestuck (Hussie 2009-2016), webcomic interativo do estadunidense Andrew Hussie, e O Diário de Virgínia (SILVA, C. A. B. d., 2010 – 2016), HQEletrônica da brasileira Cátia Ana. O trabalho dividir-se-á em cinco capítulos, cada qual explorando um aspecto de nossa investigação, de forma a apresentar um enfoque teórico próprio: um primeiro, sobre a natureza das obras em quadrinhos e seu diálogo com a literatura; um segundo, que tratará da natureza hipertextual das obras de nosso corpus, visando explorar sua natureza experimental e híbrida; um terceiro, que desenvolverá a questão das obras híbridas concebidas em ambiente digital, com suporte de análises construídas através do uso de ferramentas advindas do campo das humanidades digitais; um quarto, que investigará os impactos da leitura em tela em leitores de obras hipertextuais, e um quinto, que visa investigar as relações entre autores e leitores no ambiente virtual, de maneira a abordar a questão das produções do público.Narratives have been a part of human traditions since the beginning of times. Since Ancient History, in predominantly oral cultures, going through the first written registers and to its subsequent popularization following Gutemberg’s press, until the contemporary times and the advent of digital technologies, stories have been registered in many different media. Each new medium implies a new reading experience and a new way of making and enjoying such narratives. When it comes to the digital media, a great variety of options is available for both the author, who can count on many different tools for creation as well as the possibility of experiencing with the new media, and the reader, who seeks fora more significative role on the production of their favorite works. A closer relationship between readers and works of fiction is not necessarily new, considering that their reactions have been responsible for the paths narratives take for quite a while, especially when it comes to mass media narratives. However, the internet seems to be acting as a speeding agent for these longings of the audiences, acting as a bridge that garantees easy and(almost) immediate contact between authors and readers. Thus, the present work intends to investigate the relationship between authors and readers mediated by the internet, so as to point out possible changes in this dynamic potentialized by the interaction in the world wide web. Moreover, we Will also analyse and supoort the hypothesis that the hypertextual and multidisciplinary nature of digital technologies would be contributing to the creation of hybrid works, existing on the borders of two or more art forms, with special attention to the dialogue between literature and comics. For doing so, our corpus includes some works for analysis, chosen due to their unique characteristics: Homestuck (HUSSIE,2009-2016), an interactive webcomic by the American authir Andrew Hussie; and O diário de Virgínia (SILVA, C. A. B. d., 2010 – 2016), a Brazilian webcomic written by Cátia Ana. Our work is divided in five chapters, each one exploring a particular aspect of our investigation and presenting a different theoretical background: the first one, on the nature of comics and their dialogue with literature; the second one, on the hypertextual nature of the works on our corpus, aiming to explore their experimental and hybrid nature; the third one, which develops the matter of hybrid works conceived in digital media, which also presents analysis built using digital humanities tools; the forth one, which investigates the impacts of reading on the screen on readers of hypertextual fiction; and the fifth one, which explores the relationship between readers and authors on virtual environments, commenting on the productions of the readers.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura eletrônicaWebcomicsNarrativas digitaisHipertextoCultura participativaElectronic literatureWebcomicsDigital narrativesHypertextParticipative cultureLeitores e autores na era da web 2.0: webcomics, narrativas hipertextuais e participaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmaiaraalvimdealmeida.pdfmaiaraalvimdealmeida.pdfapplication/pdf4189401https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10326/1/maiaraalvimdealmeida.pdfb74cc6bd679ff07c6acba0626e7ec7f7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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