Análise da curva de crescimento de machos Hereford

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzini,Ana Rita de Assumpção
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Muniz,Joel Augusto, Aquino,Luiz Henrique de, Silva,Fabyano Fonseca e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000500019
Resumo: Para estudar a função de melhor ajustamento ao crescimento de bovinos Hereford, foram utilizados dados de 160 machos, ajustando-se as funções de Brody, Gompertz, Logística, Richards e von Bertalanffy. A estimação dos parâmetros para modelos de regressão não-linear foi feita pelo método dos Quadrados Mínimos Ponderado. Para isso, utilizou-se o procedimento MODEL do software Statistical Analysis System (SAS). Foram obtidos ajustes de curvas individuais para os animais em dois diferentes modelos: não-ponderado e ponderado pelo inverso da variância dos pesos, com o objetivo de levar em consideração a heterogeneidade das variâncias. A comparação entre os modelos foi feita pela interpretação biológica dos parâmetros e dos avaliadores da qualidade de ajuste (coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do resíduo, erro de predição médio, teste t de Student, para as estimativas dos parâmetros "A" e "K" e percentual de convergência). O melhor modelo foi o ponderado pelo inverso da variância dos pesos. As funções que apresentaram melhor ajuste foram as de von Bertalanffy e Gompertz, seguidas pela Logística. As funções de Brody e Richards apresentaram um baixo percentual de convergência, mostrando-se inadequadas para descrever os dados em estudo.
id UFLA-2_448341f3ac5f178cbd1a5a84a75ef572
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542003000500019
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Análise da curva de crescimento de machos Herefordregressão não-linearheterogeneidade de variânciascurva de crescimentoPara estudar a função de melhor ajustamento ao crescimento de bovinos Hereford, foram utilizados dados de 160 machos, ajustando-se as funções de Brody, Gompertz, Logística, Richards e von Bertalanffy. A estimação dos parâmetros para modelos de regressão não-linear foi feita pelo método dos Quadrados Mínimos Ponderado. Para isso, utilizou-se o procedimento MODEL do software Statistical Analysis System (SAS). Foram obtidos ajustes de curvas individuais para os animais em dois diferentes modelos: não-ponderado e ponderado pelo inverso da variância dos pesos, com o objetivo de levar em consideração a heterogeneidade das variâncias. A comparação entre os modelos foi feita pela interpretação biológica dos parâmetros e dos avaliadores da qualidade de ajuste (coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do resíduo, erro de predição médio, teste t de Student, para as estimativas dos parâmetros "A" e "K" e percentual de convergência). O melhor modelo foi o ponderado pelo inverso da variância dos pesos. As funções que apresentaram melhor ajuste foram as de von Bertalanffy e Gompertz, seguidas pela Logística. As funções de Brody e Richards apresentaram um baixo percentual de convergência, mostrando-se inadequadas para descrever os dados em estudo.Editora da UFLA2003-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000500019Ciência e Agrotecnologia v.27 n.5 2003reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542003000500019info:eu-repo/semantics/openAccessMazzini,Ana Rita de AssumpçãoMuniz,Joel AugustoAquino,Luiz Henrique deSilva,Fabyano Fonseca epor2010-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542003000500019Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2010-11-26T00:00Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da curva de crescimento de machos Hereford
title Análise da curva de crescimento de machos Hereford
spellingShingle Análise da curva de crescimento de machos Hereford
Mazzini,Ana Rita de Assumpção
regressão não-linear
heterogeneidade de variâncias
curva de crescimento
title_short Análise da curva de crescimento de machos Hereford
title_full Análise da curva de crescimento de machos Hereford
title_fullStr Análise da curva de crescimento de machos Hereford
title_full_unstemmed Análise da curva de crescimento de machos Hereford
title_sort Análise da curva de crescimento de machos Hereford
author Mazzini,Ana Rita de Assumpção
author_facet Mazzini,Ana Rita de Assumpção
Muniz,Joel Augusto
Aquino,Luiz Henrique de
Silva,Fabyano Fonseca e
author_role author
author2 Muniz,Joel Augusto
Aquino,Luiz Henrique de
Silva,Fabyano Fonseca e
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzini,Ana Rita de Assumpção
Muniz,Joel Augusto
Aquino,Luiz Henrique de
Silva,Fabyano Fonseca e
dc.subject.por.fl_str_mv regressão não-linear
heterogeneidade de variâncias
curva de crescimento
topic regressão não-linear
heterogeneidade de variâncias
curva de crescimento
description Para estudar a função de melhor ajustamento ao crescimento de bovinos Hereford, foram utilizados dados de 160 machos, ajustando-se as funções de Brody, Gompertz, Logística, Richards e von Bertalanffy. A estimação dos parâmetros para modelos de regressão não-linear foi feita pelo método dos Quadrados Mínimos Ponderado. Para isso, utilizou-se o procedimento MODEL do software Statistical Analysis System (SAS). Foram obtidos ajustes de curvas individuais para os animais em dois diferentes modelos: não-ponderado e ponderado pelo inverso da variância dos pesos, com o objetivo de levar em consideração a heterogeneidade das variâncias. A comparação entre os modelos foi feita pela interpretação biológica dos parâmetros e dos avaliadores da qualidade de ajuste (coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do resíduo, erro de predição médio, teste t de Student, para as estimativas dos parâmetros "A" e "K" e percentual de convergência). O melhor modelo foi o ponderado pelo inverso da variância dos pesos. As funções que apresentaram melhor ajuste foram as de von Bertalanffy e Gompertz, seguidas pela Logística. As funções de Brody e Richards apresentaram um baixo percentual de convergência, mostrando-se inadequadas para descrever os dados em estudo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000500019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000500019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542003000500019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.27 n.5 2003
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1750226486449668096