Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Batista de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Vasconcelos, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416
Resumo: A docência, seja em qual for a etapa educacional, sempre foi permeada por desafios, exigindo do professor mudança de postura para dar conta das demandas que aparecem em sua prática. Com a pandemia da Covid-19, os desafios aumentaram exponencialmente, o que tem levado professores a se adaptarem a outras formas de trabalho e a terem um olhar diferente para o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as concepções de professores do ensino médio acerca do ensino remoto e do uso de tecnologias digitais para levar adiante este ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve o questionário online como instrumento de coleta de dados. A partir das concepções dos professores, os resultados apontaram que trabalhar remotamente a partir do uso de tecnologias digitais tem sido desafiador, mas proveitoso. Além disso, uma parte significativa dos docentes admitiram que já foram bastante resistentes ao uso de tais tecnologias, mas que compreendem agora a necessidade de aprender a usá-las com fins pedagógicos.
id UFLA-6_1ced4fbab4b30f39082e952fdb2b7ba1
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/416
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remotoDocência; Processo de ensino-aprendizagem; Pandemia; TecnologiasTeaching; Teaching learning process; Pandemic; Digital technologies.A docência, seja em qual for a etapa educacional, sempre foi permeada por desafios, exigindo do professor mudança de postura para dar conta das demandas que aparecem em sua prática. Com a pandemia da Covid-19, os desafios aumentaram exponencialmente, o que tem levado professores a se adaptarem a outras formas de trabalho e a terem um olhar diferente para o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as concepções de professores do ensino médio acerca do ensino remoto e do uso de tecnologias digitais para levar adiante este ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve o questionário online como instrumento de coleta de dados. A partir das concepções dos professores, os resultados apontaram que trabalhar remotamente a partir do uso de tecnologias digitais tem sido desafiador, mas proveitoso. Além disso, uma parte significativa dos docentes admitiram que já foram bastante resistentes ao uso de tais tecnologias, mas que compreendem agora a necessidade de aprender a usá-las com fins pedagógicos.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/41610.30905/rde.v0i0.416Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-2682526-849X10.30905/rde.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416/228https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416/271Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Batista dede Vasconcelos, Carlos Alberto 2023-12-31T14:04:30Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/416Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:30Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
spellingShingle Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
Souza, José Batista de
Docência; Processo de ensino-aprendizagem; Pandemia; Tecnologias
Teaching; Teaching learning process; Pandemic; Digital technologies.
title_short Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_full Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_fullStr Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_full_unstemmed Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
title_sort Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
author Souza, José Batista de
author_facet Souza, José Batista de
de Vasconcelos, Carlos Alberto
author_role author
author2 de Vasconcelos, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Batista de
de Vasconcelos, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Docência; Processo de ensino-aprendizagem; Pandemia; Tecnologias
Teaching; Teaching learning process; Pandemic; Digital technologies.
topic Docência; Processo de ensino-aprendizagem; Pandemia; Tecnologias
Teaching; Teaching learning process; Pandemic; Digital technologies.
description A docência, seja em qual for a etapa educacional, sempre foi permeada por desafios, exigindo do professor mudança de postura para dar conta das demandas que aparecem em sua prática. Com a pandemia da Covid-19, os desafios aumentaram exponencialmente, o que tem levado professores a se adaptarem a outras formas de trabalho e a terem um olhar diferente para o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as concepções de professores do ensino médio acerca do ensino remoto e do uso de tecnologias digitais para levar adiante este ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve o questionário online como instrumento de coleta de dados. A partir das concepções dos professores, os resultados apontaram que trabalhar remotamente a partir do uso de tecnologias digitais tem sido desafiador, mas proveitoso. Além disso, uma parte significativa dos docentes admitiram que já foram bastante resistentes ao uso de tais tecnologias, mas que compreendem agora a necessidade de aprender a usá-las com fins pedagógicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416
10.30905/rde.v0i0.416
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416
identifier_str_mv 10.30905/rde.v0i0.416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416/228
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416/271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268
Devir Educação; 2021: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL; 247-268
2526-849X
10.30905/rde.v0i0
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375114641408