A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andreina del Carmen Camero de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saltarelli, Eliza Pinto Narciso, Silva, Sabrina Soares da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43187
Resumo: The concept of sustainability has come prominent in the corporate environment in recent years, which does not necessarily mean companies are assuming all its ground rules. The discourse of sustainability being coopted by capitalism becomes a marketing tool. The cooptation of alternative thoughts by capitalism, such as sustainability, is maintained by coloniality, through hegemonic discourses that reproduce and reinforce institutional, political, economic, cultural, and power structures. In this context, this paper aims to analyze the discourse of sustainability in Natura Cosméticos’ advertisements through the four dimensions of coloniality. The analyses show that the advertisements aim to highlight characteristics and values in order to persuade the consumer to buy and use Natura products. There is the silencing of aspects such as the exploration of nature, the mercantilization of natural resources, the environmental impacts of extractivism, and the demands of beauty standards, which may be related to the four dimensions of coloniality
id UFLA_46825e24f20545b24f7bfc4b5dfa17da
oai_identifier_str oai:localhost:1/43187
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura CosméticosThe colonization of sustainability: a discourse analysis of Natura Cosméticos'advertisementsAnálise do discursoColonialidadeDecolonialSustentabilidadeColonialityDiscourse analysisSustainabilityThe concept of sustainability has come prominent in the corporate environment in recent years, which does not necessarily mean companies are assuming all its ground rules. The discourse of sustainability being coopted by capitalism becomes a marketing tool. The cooptation of alternative thoughts by capitalism, such as sustainability, is maintained by coloniality, through hegemonic discourses that reproduce and reinforce institutional, political, economic, cultural, and power structures. In this context, this paper aims to analyze the discourse of sustainability in Natura Cosméticos’ advertisements through the four dimensions of coloniality. The analyses show that the advertisements aim to highlight characteristics and values in order to persuade the consumer to buy and use Natura products. There is the silencing of aspects such as the exploration of nature, the mercantilization of natural resources, the environmental impacts of extractivism, and the demands of beauty standards, which may be related to the four dimensions of colonialityO conceito de sustentabilidade ganhou destaque no ambiente corporativo nos últimos anos, o que não significa necessariamente que as empresas assumam todos os seus fundamentos. O discurso de sustentabilidade, sendo cooptado pelo capitalismo, torna-se uma ferramenta de marketing. A cooptação de pensamentos alternativos pelo capitalismo, como a sustentabilidade, é mantida pela colonialidade, por meio de discursos hegemônicos que reproduzem e reforçam estruturas institucionais, políticas, econômicas, culturais e de poder. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de sustentabilidade em peças publicitárias da Natura Cosméticos a partir das quatro dimensões da colonialidade. As análises evidenciam que os enunciados pretendem destacar características e valores, de modo a persuadir o consumidor a comprar e utilizar os produtos da marca. Ocorre o silenciamento de alguns aspectos, tais como a exploração da natureza, a mercantilização de recursos naturais, os impactos ambientais do extrativismo, e as exigências de padrões de beleza, os quais podem ser relacionados às quatro dimensões da colonialidade.Centro Universitário FEI2020-09-23T19:38:03Z2020-09-23T19:38:03Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, A. C. C. de; SALTARELLI, E. P. N.; SILVA, S. S. da. A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 18-37, jan./abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v14i1.2139.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43187Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSAreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Andreina del Carmen Camero deSaltarelli, Eliza Pinto NarcisoSilva, Sabrina Soares dapor2020-09-23T19:38:38Zoai:localhost:1/43187Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-09-23T19:38:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
The colonization of sustainability: a discourse analysis of Natura Cosméticos'advertisements
title A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
spellingShingle A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
Lima, Andreina del Carmen Camero de
Análise do discurso
Colonialidade
Decolonial
Sustentabilidade
Coloniality
Discourse analysis
Sustainability
title_short A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
title_full A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
title_fullStr A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
title_full_unstemmed A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
title_sort A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos
author Lima, Andreina del Carmen Camero de
author_facet Lima, Andreina del Carmen Camero de
Saltarelli, Eliza Pinto Narciso
Silva, Sabrina Soares da
author_role author
author2 Saltarelli, Eliza Pinto Narciso
Silva, Sabrina Soares da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andreina del Carmen Camero de
Saltarelli, Eliza Pinto Narciso
Silva, Sabrina Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Colonialidade
Decolonial
Sustentabilidade
Coloniality
Discourse analysis
Sustainability
topic Análise do discurso
Colonialidade
Decolonial
Sustentabilidade
Coloniality
Discourse analysis
Sustainability
description The concept of sustainability has come prominent in the corporate environment in recent years, which does not necessarily mean companies are assuming all its ground rules. The discourse of sustainability being coopted by capitalism becomes a marketing tool. The cooptation of alternative thoughts by capitalism, such as sustainability, is maintained by coloniality, through hegemonic discourses that reproduce and reinforce institutional, political, economic, cultural, and power structures. In this context, this paper aims to analyze the discourse of sustainability in Natura Cosméticos’ advertisements through the four dimensions of coloniality. The analyses show that the advertisements aim to highlight characteristics and values in order to persuade the consumer to buy and use Natura products. There is the silencing of aspects such as the exploration of nature, the mercantilization of natural resources, the environmental impacts of extractivism, and the demands of beauty standards, which may be related to the four dimensions of coloniality
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23T19:38:03Z
2020-09-23T19:38:03Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, A. C. C. de; SALTARELLI, E. P. N.; SILVA, S. S. da. A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 18-37, jan./abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v14i1.2139.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43187
identifier_str_mv LIMA, A. C. C. de; SALTARELLI, E. P. N.; SILVA, S. S. da. A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da Natura Cosméticos. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 18-37, jan./abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v14i1.2139.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550094459109376