Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bitencourt, Cláudia Cristina, Tondolo, Rosana da Rosa Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905
Resumo: In terms of theoretical development there is in the strategy field study a significant gap between strategy formulation process and strategy implementation process. Although these factors are interconnected and fundamental to the strategic management, the formulation has received more attention academically and professionally. As well as the internationalization companies process, the rapprochement between strategy and entrepreneurship fields also need to be focused on the literature of strategic management. Based on this academic and business context, this paper aims to explore theoretical elements having as object the implementation process of the internationalization strategy of Miolo company. This work is characterized as a descriptive and exploratory qualitative case study. Based on case analysis it has been possible to identify aspects that illustrate the strategy implementation, the internationalization strategy and entrepreneurship, such as the role of learning, knowledge, and development of resources and capabilities.
id UFLA_c2bfc2f46ec7593911c13dd6a994eeca
oai_identifier_str oai:localhost:1/8905
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola MioloImplementing of international entrepreneurial strategy in wine’s market: the Vinicola Miolo’s caseEstratégiaImplementaçãoInternacionalizaçãoStrategyImplementingInternationalizationIn terms of theoretical development there is in the strategy field study a significant gap between strategy formulation process and strategy implementation process. Although these factors are interconnected and fundamental to the strategic management, the formulation has received more attention academically and professionally. As well as the internationalization companies process, the rapprochement between strategy and entrepreneurship fields also need to be focused on the literature of strategic management. Based on this academic and business context, this paper aims to explore theoretical elements having as object the implementation process of the internationalization strategy of Miolo company. This work is characterized as a descriptive and exploratory qualitative case study. Based on case analysis it has been possible to identify aspects that illustrate the strategy implementation, the internationalization strategy and entrepreneurship, such as the role of learning, knowledge, and development of resources and capabilities.Em termos de desenvolvimento teórico, há no campo de estudo da estratégia um gap significativo entre os processos de formulação e implementação da estratégia. Apesar de esses elementos serem inter-relacionados e fundamentais para a gestão estratégica, a formulação tem recebido mais atenção, tanto no âmbito acadêmico como no profissional. Assim como o processo de internacionalização das empresas, a aproximação entre os campos da estratégia e do empreendedorismo, também necessitam ser enfocados pela literatura da gestão estratégica. Com base nesse contexto acadêmico e empresarial, objetiva-se, com este trabalho, explorar elementos teóricos tendo como objeto o processo de implementação da estratégia de internacionalização da Vinícola Miolo. Este é um estudo de caso exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Com base na análise do caso, foi possível identificar aspectos que ilustram a implementação da estratégia, o processo de internacionalização e o empreendedorismo estratégico, tais como o papel do aprendizado, do conhecimento, e do desenvolvimento de recursos e de capacidades. Organizações Rurais & Agroindustriais2012-03-062015-05-04T13:47:31Z2015-05-04T13:47:31Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 3, p. 363-376, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 3 (2011)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431/330Tondolo, Vilmar Antônio GonçalvesBitencourt, Cláudia CristinaTondolo, Rosana da Rosa Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-23T19:39:42Zoai:localhost:1/8905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-02-23T19:39:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
Implementing of international entrepreneurial strategy in wine’s market: the Vinicola Miolo’s case
title Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
spellingShingle Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves
Estratégia
Implementação
Internacionalização
Strategy
Implementing
Internationalization
title_short Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
title_full Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
title_fullStr Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
title_full_unstemmed Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
title_sort Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo
author Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves
author_facet Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves
Bitencourt, Cláudia Cristina
Tondolo, Rosana da Rosa Portela
author_role author
author2 Bitencourt, Cláudia Cristina
Tondolo, Rosana da Rosa Portela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves
Bitencourt, Cláudia Cristina
Tondolo, Rosana da Rosa Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Implementação
Internacionalização
Strategy
Implementing
Internationalization
topic Estratégia
Implementação
Internacionalização
Strategy
Implementing
Internationalization
description In terms of theoretical development there is in the strategy field study a significant gap between strategy formulation process and strategy implementation process. Although these factors are interconnected and fundamental to the strategic management, the formulation has received more attention academically and professionally. As well as the internationalization companies process, the rapprochement between strategy and entrepreneurship fields also need to be focused on the literature of strategic management. Based on this academic and business context, this paper aims to explore theoretical elements having as object the implementation process of the internationalization strategy of Miolo company. This work is characterized as a descriptive and exploratory qualitative case study. Based on case analysis it has been possible to identify aspects that illustrate the strategy implementation, the internationalization strategy and entrepreneurship, such as the role of learning, knowledge, and development of resources and capabilities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-06
2015-05-04T13:47:31Z
2015-05-04T13:47:31Z
2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431
TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 3, p. 363-376, 2011.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8905
identifier_str_mv TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. Implementação de estratégia empreendedora internacional no setor de vinhos: o caso da Vinícola Miolo. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 3, p. 363-376, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431/330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 3 (2011)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550162659540992