As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354 |
Resumo: | The purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular. |
id |
UFLA_c316232961f4cd251eefceeb92ce3507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/50354 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivistaCachaça production and market strategy: a realistic constructivist approachEstratégia como práticaConstrutivismo realistaCachaça - Minas GeraisPráxisStrategy as practiceRealistic constructivismPraxisThe purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular.O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a construção de práticas empreendedoras em empresas familiares. Para tanto, foram estudadas, com base em um estudo qualitativo de casos múltiplos, quatro organizações familiares que atuam no setor de produção de cachaça artesanal. Verificou-se que as práticas empreendedoras de criação de organizações, de construção, identificação e exploração de oportunidades, de produção e comercialização, e de inovação, quando analisadas em conjunto, contribuíram para a evolução, competitividade e sobrevivência dessas empresas. Diante disso, considera-se que a abordagem do empreendedorismo pela via das práticas empreendedoras pode constituir uma alternativa para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, e contribuir para uma análise mais compreensiva do fenômeno empreendedor em geral, e de empresas familiares em particular.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administração2022-06-27T13:10:52Z2022-06-27T13:10:52Z2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354Revista de Ciências da Admistraçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Christiane Batista de PauloBrito, Mozar José deBrito, Valéria da Glória PereiraPaiva, André Luiz depor2022-06-27T13:10:52Zoai:localhost:1/50354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-06-27T13:10:52Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista Cachaça production and market strategy: a realistic constructivist approach |
title |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista |
spellingShingle |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista Lobato, Christiane Batista de Paulo Estratégia como prática Construtivismo realista Cachaça - Minas Gerais Práxis Strategy as practice Realistic constructivism Praxis |
title_short |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista |
title_full |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista |
title_fullStr |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista |
title_full_unstemmed |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista |
title_sort |
As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista |
author |
Lobato, Christiane Batista de Paulo |
author_facet |
Lobato, Christiane Batista de Paulo Brito, Mozar José de Brito, Valéria da Glória Pereira Paiva, André Luiz de |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Mozar José de Brito, Valéria da Glória Pereira Paiva, André Luiz de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Christiane Batista de Paulo Brito, Mozar José de Brito, Valéria da Glória Pereira Paiva, André Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia como prática Construtivismo realista Cachaça - Minas Gerais Práxis Strategy as practice Realistic constructivism Praxis |
topic |
Estratégia como prática Construtivismo realista Cachaça - Minas Gerais Práxis Strategy as practice Realistic constructivism Praxis |
description |
The purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 2022-06-27T13:10:52Z 2022-06-27T13:10:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354 |
identifier_str_mv |
LOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Admistração reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550057022849024 |