As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Christiane Batista de Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Mozar José de, Brito, Valéria da Glória Pereira, Paiva, André Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354
Resumo: The purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular.
id UFLA_c316232961f4cd251eefceeb92ce3507
oai_identifier_str oai:localhost:1/50354
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivistaCachaça production and market strategy: a realistic constructivist approachEstratégia como práticaConstrutivismo realistaCachaça - Minas GeraisPráxisStrategy as practiceRealistic constructivismPraxisThe purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular.O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a construção de práticas empreendedoras em empresas familiares. Para tanto, foram estudadas, com base em um estudo qualitativo de casos múltiplos, quatro organizações familiares que atuam no setor de produção de cachaça artesanal. Verificou-se que as práticas empreendedoras de criação de organizações, de construção, identificação e exploração de oportunidades, de produção e comercialização, e de inovação, quando analisadas em conjunto, contribuíram para a evolução, competitividade e sobrevivência dessas empresas. Diante disso, considera-se que a abordagem do empreendedorismo pela via das práticas empreendedoras pode constituir uma alternativa para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, e contribuir para uma análise mais compreensiva do fenômeno empreendedor em geral, e de empresas familiares em particular.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administração2022-06-27T13:10:52Z2022-06-27T13:10:52Z2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354Revista de Ciências da Admistraçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Christiane Batista de PauloBrito, Mozar José deBrito, Valéria da Glória PereiraPaiva, André Luiz depor2022-06-27T13:10:52Zoai:localhost:1/50354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-06-27T13:10:52Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
Cachaça production and market strategy: a realistic constructivist approach
title As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
spellingShingle As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
Lobato, Christiane Batista de Paulo
Estratégia como prática
Construtivismo realista
Cachaça - Minas Gerais
Práxis
Strategy as practice
Realistic constructivism
Praxis
title_short As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
title_full As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
title_fullStr As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
title_full_unstemmed As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
title_sort As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista
author Lobato, Christiane Batista de Paulo
author_facet Lobato, Christiane Batista de Paulo
Brito, Mozar José de
Brito, Valéria da Glória Pereira
Paiva, André Luiz de
author_role author
author2 Brito, Mozar José de
Brito, Valéria da Glória Pereira
Paiva, André Luiz de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Christiane Batista de Paulo
Brito, Mozar José de
Brito, Valéria da Glória Pereira
Paiva, André Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia como prática
Construtivismo realista
Cachaça - Minas Gerais
Práxis
Strategy as practice
Realistic constructivism
Praxis
topic Estratégia como prática
Construtivismo realista
Cachaça - Minas Gerais
Práxis
Strategy as practice
Realistic constructivism
Praxis
description The purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
2022-06-27T13:10:52Z
2022-06-27T13:10:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354
identifier_str_mv LOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Admistração
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550057022849024