Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes Ribeiro, M.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Souza Aparecida Dias de Freitas, K., Suart, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977
Resumo: Neste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras.
id UFLA_ca500a1de9f6b860f458d1e3807fe715
oai_identifier_str oai:localhost:1/40977
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivasNeste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras.Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)2020-05-18T03:14:37Z2020-05-18T03:14:37Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes Ribeiro, M.Souza Aparecida Dias de Freitas, K.Suart, R.por2020-05-18T03:14:37Zoai:localhost:1/40977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-18T03:14:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
title Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
spellingShingle Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
Marcondes Ribeiro, M.
title_short Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
title_full Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
title_fullStr Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
title_full_unstemmed Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
title_sort Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
author Marcondes Ribeiro, M.
author_facet Marcondes Ribeiro, M.
Souza Aparecida Dias de Freitas, K.
Suart, R.
author_role author
author2 Souza Aparecida Dias de Freitas, K.
Suart, R.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes Ribeiro, M.
Souza Aparecida Dias de Freitas, K.
Suart, R.
description Neste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-05-18T03:14:37Z
2020-05-18T03:14:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977
identifier_str_mv MARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)
publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)
dc.source.none.fl_str_mv Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550086093570048