Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977 |
Resumo: | Neste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras. |
id |
UFLA_ca500a1de9f6b860f458d1e3807fe715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/40977 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivasNeste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras.Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)2020-05-18T03:14:37Z2020-05-18T03:14:37Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes Ribeiro, M.Souza Aparecida Dias de Freitas, K.Suart, R.por2020-05-18T03:14:37Zoai:localhost:1/40977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-18T03:14:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
title |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
spellingShingle |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas Marcondes Ribeiro, M. |
title_short |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
title_full |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
title_fullStr |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
title_sort |
Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas |
author |
Marcondes Ribeiro, M. |
author_facet |
Marcondes Ribeiro, M. Souza Aparecida Dias de Freitas, K. Suart, R. |
author_role |
author |
author2 |
Souza Aparecida Dias de Freitas, K. Suart, R. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcondes Ribeiro, M. Souza Aparecida Dias de Freitas, K. Suart, R. |
description |
Neste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-05-18T03:14:37Z 2020-05-18T03:14:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977 |
identifier_str_mv |
MARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550086093570048 |