Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andrielle Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39676
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a Proposta de Reforma da Previdência 287 de 2016, no governo do então presidente Michel Temer, sob as óticas das teorias do Estado de Bem-Estar Social e do Estado Liberal. O estudo investiga o problema através de um método comparativo, descritivo, de revisão literária e através da análise documental por meio de livros, artigos e sites com informações sobre o assunto; analisa atuais estudos de pesquisadores sobre o tema, contrapondo o recente sistema previdenciário com a PEC 287/2016; descreve as recentes reformas da previdência social brasileira e discute, sob as óticas aqui propostas, as consequências e as perspectivas para o sistema previdenciário. Leva em consideração argumentos de que a atual situação econômica poderá comprometer a vitalidade das contas públicas, e coloca em risco, no longo prazo, a própria solvência da dívida pública, seja através do financiamento equivocado ou do tamanho do Estado, como distintamente defendem as duas visões.
id UFLA_dc05c2b0a6dc8cecb803f9952d0d8801
oai_identifier_str oai:localhost:1/39676
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.Reform of brazilian social security: a comparative analysis between the liberal perspectives and the state of social welfarePrevidência Social. Estado Liberal. Estado de Bem Estar Social.Social Welfare, Liberal State, Welfare State.O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a Proposta de Reforma da Previdência 287 de 2016, no governo do então presidente Michel Temer, sob as óticas das teorias do Estado de Bem-Estar Social e do Estado Liberal. O estudo investiga o problema através de um método comparativo, descritivo, de revisão literária e através da análise documental por meio de livros, artigos e sites com informações sobre o assunto; analisa atuais estudos de pesquisadores sobre o tema, contrapondo o recente sistema previdenciário com a PEC 287/2016; descreve as recentes reformas da previdência social brasileira e discute, sob as óticas aqui propostas, as consequências e as perspectivas para o sistema previdenciário. Leva em consideração argumentos de que a atual situação econômica poderá comprometer a vitalidade das contas públicas, e coloca em risco, no longo prazo, a própria solvência da dívida pública, seja através do financiamento equivocado ou do tamanho do Estado, como distintamente defendem as duas visões.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSouza, Gustavo Costa deCampos, Renato SilverioGomes, Andrielle Silva2020-04-02T14:25:56Z2020-04-02T14:25:56Z2020-04-022018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-04-02T14:25:56Zoai:localhost:1/39676Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-02T14:25:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
Reform of brazilian social security: a comparative analysis between the liberal perspectives and the state of social welfare
title Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
spellingShingle Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
Gomes, Andrielle Silva
Previdência Social. Estado Liberal. Estado de Bem Estar Social.
Social Welfare, Liberal State, Welfare State.
title_short Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
title_full Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
title_fullStr Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
title_full_unstemmed Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
title_sort Reforma da previdência social brasileira: uma análise comparativa entre as perspectivas liberal e do estado de bem estar social.
author Gomes, Andrielle Silva
author_facet Gomes, Andrielle Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Gustavo Costa de
Campos, Renato Silverio
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Andrielle Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Previdência Social. Estado Liberal. Estado de Bem Estar Social.
Social Welfare, Liberal State, Welfare State.
topic Previdência Social. Estado Liberal. Estado de Bem Estar Social.
Social Welfare, Liberal State, Welfare State.
description O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a Proposta de Reforma da Previdência 287 de 2016, no governo do então presidente Michel Temer, sob as óticas das teorias do Estado de Bem-Estar Social e do Estado Liberal. O estudo investiga o problema através de um método comparativo, descritivo, de revisão literária e através da análise documental por meio de livros, artigos e sites com informações sobre o assunto; analisa atuais estudos de pesquisadores sobre o tema, contrapondo o recente sistema previdenciário com a PEC 287/2016; descreve as recentes reformas da previdência social brasileira e discute, sob as óticas aqui propostas, as consequências e as perspectivas para o sistema previdenciário. Leva em consideração argumentos de que a atual situação econômica poderá comprometer a vitalidade das contas públicas, e coloca em risco, no longo prazo, a própria solvência da dívida pública, seja através do financiamento equivocado ou do tamanho do Estado, como distintamente defendem as duas visões.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
2020-04-02T14:25:56Z
2020-04-02T14:25:56Z
2020-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39676
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550032808083456