Projeto Planeta Azul: impactos da inserção de atividades de educação ambiental em duas escolas municipais de Lavras, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Francine de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39340
Resumo: As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na medida em que se tornaram frequentes as notícias de desastres ambientais. Tendo em vista esta crescente ocorrência de problemas ambientais, vê-se a necessidade de uma nova consciência e comportamento diante desta situação, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pela humanidade. Pensando nesta problemática, alunos do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, junto à Profa. Dra. Sabrina Soares da Silva, elaboraram um projeto de extensão, intitulado “inserção de atividades de educação ambiental em escolas municipais de Lavras, MG”, que ficou conhecido como Projeto Planeta Azul que tem a finalidade de levar atividades de educação ambiental para escolas municipais de Lavras, MG. O objetivo central do projeto é educar para transformar, pois acredita-se que somente pessoas conscientizadas são capazes de mudar suas atitudes. Os trabalhos relacionados às questões ambientais são desenvolvidos com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. O presente estudo objetivou analisar os impactos da inserção de atividades de educação ambiental realizadas por meio do Projeto Planeta Azul. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário, com os alunos participantes do projeto, no início e no final do ciclo de atividades que ocorre durante o ano letivo de 2017 das escolas. O questionário contém 22 questões de cunho ambiental e foi respondido por 86 crianças, com idade entre 7 e 10 anos matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Lavras, MG. Para complementar esses dados, foram colhidos dados decorrentes da inserção da autora deste trabalho neste projeto ao longo do ano analisado. Os resultados mostram que 80% dos alunos acreditam que os principais responsáveis pela obtenção do conhecimento são os professores e, em seguida, a família, evidenciando o importante papel destas duas instituições como promotoras da construção de conhecimentos. Apenas 52% indicaram perceber as pessoas como parte do meio ambiente. Verificou-se, na execução do projeto, que os resultados para a melhoria do meio ambiente são lentos, porém significativos. Perceberam-se mudanças de comportamentos e atitudes de todos os envolvidos neste projeto, viabilizando, com isso, a consciência crítica e a obtenção de valores e ações que visam um ambiente mais equilibrado, bem como a formação cidadã.
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