“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alvarenga, Carolina Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
Resumo: That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.
id UFLA_f37c15bcba4054e0d8beac69d236691f
oai_identifier_str oai:localhost:1/11408
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade“Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexualityIdentidade de gênero na educaçãoSexualidade na educaçãoExpressão das criançasPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)Gender identity in educationSexuality in educationExpression of childrenThat was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.Essa foi a expressão de uma criança de 4º ano que integra uma das turmas onde está sendo desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID Pedagogia. Este texto, portanto, problematizará a experiência de coordenadoras, supervisoras e bolsistas do Programa com foco na fala das crianças sobre sexualidade e relações de gênero. Observamos acontecimentos, registramos os ditos e os não ditos, os gestos, as expressões em um diário de campo e fotografamos as crianças em atividade. Concluímos que é possível criar espaços para as expressões das crianças nas temáticas das sexualidades e das relações de gênero.Universidade Luterana do Brasil2016-07-21T14:25:55Z2016-07-21T14:25:55Z2014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408Texturareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLARibeiro, Cláudia MariaAlvarenga, Carolina Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-08T13:09:25Zoai:localhost:1/11408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:09:25Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
“Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexuality
title “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
spellingShingle “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
Ribeiro, Cláudia Maria
Identidade de gênero na educação
Sexualidade na educação
Expressão das crianças
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Gender identity in education
Sexuality in education
Expression of children
title_short “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
title_full “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
title_fullStr “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
title_full_unstemmed “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
title_sort “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
author Ribeiro, Cláudia Maria
author_facet Ribeiro, Cláudia Maria
Alvarenga, Carolina Faria
author_role author
author2 Alvarenga, Carolina Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria
Alvarenga, Carolina Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero na educação
Sexualidade na educação
Expressão das crianças
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Gender identity in education
Sexuality in education
Expression of children
topic Identidade de gênero na educação
Sexualidade na educação
Expressão das crianças
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Gender identity in education
Sexuality in education
Expression of children
description That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2016-07-21T14:25:55Z
2016-07-21T14:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
identifier_str_mv RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Textura
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550206559223808