“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408 |
Resumo: | That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations. |
id |
UFLA_f37c15bcba4054e0d8beac69d236691f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/11408 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade“Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexualityIdentidade de gênero na educaçãoSexualidade na educaçãoExpressão das criançasPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)Gender identity in educationSexuality in educationExpression of childrenThat was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations.Essa foi a expressão de uma criança de 4º ano que integra uma das turmas onde está sendo desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID Pedagogia. Este texto, portanto, problematizará a experiência de coordenadoras, supervisoras e bolsistas do Programa com foco na fala das crianças sobre sexualidade e relações de gênero. Observamos acontecimentos, registramos os ditos e os não ditos, os gestos, as expressões em um diário de campo e fotografamos as crianças em atividade. Concluímos que é possível criar espaços para as expressões das crianças nas temáticas das sexualidades e das relações de gênero.Universidade Luterana do Brasil2016-07-21T14:25:55Z2016-07-21T14:25:55Z2014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408Texturareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLARibeiro, Cláudia MariaAlvarenga, Carolina Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-08T13:09:25Zoai:localhost:1/11408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:09:25Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade “Lock the door! Do not let them leave” a context to emerge the expressions of children on gender and sexuality |
title |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade |
spellingShingle |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade Ribeiro, Cláudia Maria Identidade de gênero na educação Sexualidade na educação Expressão das crianças Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Gender identity in education Sexuality in education Expression of children |
title_short |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade |
title_full |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade |
title_fullStr |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade |
title_full_unstemmed |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade |
title_sort |
“Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade |
author |
Ribeiro, Cláudia Maria |
author_facet |
Ribeiro, Cláudia Maria Alvarenga, Carolina Faria |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Carolina Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cláudia Maria Alvarenga, Carolina Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero na educação Sexualidade na educação Expressão das crianças Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Gender identity in education Sexuality in education Expression of children |
topic |
Identidade de gênero na educação Sexualidade na educação Expressão das crianças Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Gender identity in education Sexuality in education Expression of children |
description |
That was the expression of a child from the 4 th grade that integrates one of the classes in which the Scholarship Program Initiation to Teaching - Pedagogy PIBID is being developed. This text, therefore, will discuss the experience of coordinators, supervisors and scholars of the Program with a focus on children speaking about sexuality and gender relations. Observing events, we recorded the sayings and the unspoken, the gestures, the expressions in a field diary and photographed children in activity. We concluded that it is possible to create spaces for the expressions of children in the issues of sexuality and gender relations. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2016-07-21T14:25:55Z 2016-07-21T14:25:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, C. M.; ALVARENGA, C. F. “Tranca a porta! Não deixa elas saírem” – um contexto para emergir as expressões das crianças sobre gênero e sexualidade. Textura, Canoas, n. 32, p. 187-207, set./dez.2014. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textura reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550206559223808 |