EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Cosme Leonardo Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5895
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os elementos que caracterizam as perspectivas de educação integral na ótica de libertários e marxistas, a fim de revelar pontos de convergência e/ou divergência. O conceito de educação integral ganha sentido, quando entendido a partir de uma dada concepção de mundo, o que nos remete a pensar: que homens se querem formar? Para qual sociedade? Mediante quais instrumentos e procedimentos? Para tanto, definimos dois pressupostos a serem observados nas duas vertentes: trabalho e formação humana. Em termos metodológicos o trabalho se fundamenta com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referencial teórico o materialismo histórico e dialético. A pesquisa revela, a princípio, que trabalho e formação humana se entrelaçam nessas perspectivas, porém com conotações distintas em consonância com seus projetos societários. Ressaltamos que as considerações presentes neste artigo são parciais, pois fazem parte de uma pesquisa mais ampla, ainda em andamento, em nível de doutorado. Acreditamos que as reflexões contidas no presente artigo podem contribuir para o debate referente à temática da emancipação, no contexto de hegemonia do capital.Palavras-chave: Educação Integral. Emancipação. Formação Humana.ABSTRACTThe present paper has as purpose to think about the elements that characterize the prospects of the full education in the optics of libertarians and Marxists, in order to reveal convergence and/or divergence point. The concept of full education gains sense, when understood from a given world conception, what make us think: What kind of humans we want to form? For which society? By which instruments and proceedings? For that, we define two assumptions to be observed in two aspects: Work and human formation. In methodological terms the work is founded with basis in bibliographic and documental research, having as theoretical referential the historic and dialectical materialism. The research reveals, initially, that work and human formation are interwoven with these perspectives, however with distinctive connotation according to its societal projects. We emphasize that the considerations presented in this article are partial, but do part of a more comprehensive research, in progress, in doctorate level. We believe that the thoughts presented in the present article could contribute for the discuss referring the emancipation topic, in the capital hegemony.Keywords: Full education. Emancipation. Human formation.   RESUMENEl presente trabajo tiene como objetivo reflejar sobre  los elementos que caracterizan las perspectivas de educación integral en la visión de libertarios y marxistas, a fin de revelar los puntos de convergencia y/o divergencia. El concepto de educación integral gana sentido cuando entendido a partir de una determinada  concepción de mundo lo que nos induce a pensar: ¿qué hombres se quieren formar? ¿Para cuál sociedad? ¿A través de cuál instrumentos y procedimientos? Para tanto, definimos dos presupuestos para seren observados en dos vertientes: trabajo y formación humana. En términos metodológicos el trabajo se fundamenta basado en la investigación bibliográficas y documental, teniendo como referencial teórico el materialismo histórico y dialéctico. La investigación revela, en primer momento, que trabajo y formación humana se entrelazan en essas perspectivas, pero con connotaciones diferentes en consonancia con sus proyectos de sociedad. Resaltamos que las consideraciones de este artículo son parciales, pues que forman parte de una investigación más amplia, aún en proceso, en nivel de doctorado.  Creemos que las reflexiones contenidas en este artículo pueden contribuir para el debate sobre la temática de la emancipación en el contexto de la hegemonia del capital.Palabras clave: Educación Integral. Emancipación. Formación Humana.
id UFMA-3_29ad2f1704f4dae1bc441d6c8dc5f37e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5895
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humanaEducação Integral. Emancipação. Formação Humana.O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os elementos que caracterizam as perspectivas de educação integral na ótica de libertários e marxistas, a fim de revelar pontos de convergência e/ou divergência. O conceito de educação integral ganha sentido, quando entendido a partir de uma dada concepção de mundo, o que nos remete a pensar: que homens se querem formar? Para qual sociedade? Mediante quais instrumentos e procedimentos? Para tanto, definimos dois pressupostos a serem observados nas duas vertentes: trabalho e formação humana. Em termos metodológicos o trabalho se fundamenta com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referencial teórico o materialismo histórico e dialético. A pesquisa revela, a princípio, que trabalho e formação humana se entrelaçam nessas perspectivas, porém com conotações distintas em consonância com seus projetos societários. Ressaltamos que as considerações presentes neste artigo são parciais, pois fazem parte de uma pesquisa mais ampla, ainda em andamento, em nível de doutorado. Acreditamos que as reflexões contidas no presente artigo podem contribuir para o debate referente à temática da emancipação, no contexto de hegemonia do capital.Palavras-chave: Educação Integral. Emancipação. Formação Humana.ABSTRACTThe present paper has as purpose to think about the elements that characterize the prospects of the full education in the optics of libertarians and Marxists, in order to reveal convergence and/or divergence point. The concept of full education gains sense, when understood from a given world conception, what make us think: What kind of humans we want to form? For which society? By which instruments and proceedings? For that, we define two assumptions to be observed in two aspects: Work and human formation. In methodological terms the work is founded with basis in bibliographic and documental research, having as theoretical referential the historic and dialectical materialism. The research reveals, initially, that work and human formation are interwoven with these perspectives, however with distinctive connotation according to its societal projects. We emphasize that the considerations presented in this article are partial, but do part of a more comprehensive research, in progress, in doctorate level. We believe that the thoughts presented in the present article could contribute for the discuss referring the emancipation topic, in the capital hegemony.Keywords: Full education. Emancipation. Human formation.   RESUMENEl presente trabajo tiene como objetivo reflejar sobre  los elementos que caracterizan las perspectivas de educación integral en la visión de libertarios y marxistas, a fin de revelar los puntos de convergencia y/o divergencia. El concepto de educación integral gana sentido cuando entendido a partir de una determinada  concepción de mundo lo que nos induce a pensar: ¿qué hombres se quieren formar? ¿Para cuál sociedad? ¿A través de cuál instrumentos y procedimientos? Para tanto, definimos dos presupuestos para seren observados en dos vertientes: trabajo y formación humana. En términos metodológicos el trabajo se fundamenta basado en la investigación bibliográficas y documental, teniendo como referencial teórico el materialismo histórico y dialéctico. La investigación revela, en primer momento, que trabajo y formación humana se entrelazan en essas perspectivas, pero con connotaciones diferentes en consonancia con sus proyectos de sociedad. Resaltamos que las consideraciones de este artículo son parciales, pues que forman parte de una investigación más amplia, aún en proceso, en nivel de doctorado.  Creemos que las reflexiones contenidas en este artículo pueden contribuir para el debate sobre la temática de la emancipación en el contexto de la hegemonia del capital.Palabras clave: Educación Integral. Emancipación. Formación Humana.Universidade Federal do Maranhão2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/589510.18764/2358-4319.v9n2p86-107Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 86-1072358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5895/3505Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Cosme Leonardo Almeida2017-06-25T06:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5895Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:05:11Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
title EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
spellingShingle EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
Maciel, Cosme Leonardo Almeida
Educação Integral. Emancipação. Formação Humana.
title_short EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
title_full EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
title_fullStr EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
title_sort EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
author Maciel, Cosme Leonardo Almeida
author_facet Maciel, Cosme Leonardo Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Cosme Leonardo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral. Emancipação. Formação Humana.
topic Educação Integral. Emancipação. Formação Humana.
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os elementos que caracterizam as perspectivas de educação integral na ótica de libertários e marxistas, a fim de revelar pontos de convergência e/ou divergência. O conceito de educação integral ganha sentido, quando entendido a partir de uma dada concepção de mundo, o que nos remete a pensar: que homens se querem formar? Para qual sociedade? Mediante quais instrumentos e procedimentos? Para tanto, definimos dois pressupostos a serem observados nas duas vertentes: trabalho e formação humana. Em termos metodológicos o trabalho se fundamenta com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referencial teórico o materialismo histórico e dialético. A pesquisa revela, a princípio, que trabalho e formação humana se entrelaçam nessas perspectivas, porém com conotações distintas em consonância com seus projetos societários. Ressaltamos que as considerações presentes neste artigo são parciais, pois fazem parte de uma pesquisa mais ampla, ainda em andamento, em nível de doutorado. Acreditamos que as reflexões contidas no presente artigo podem contribuir para o debate referente à temática da emancipação, no contexto de hegemonia do capital.Palavras-chave: Educação Integral. Emancipação. Formação Humana.ABSTRACTThe present paper has as purpose to think about the elements that characterize the prospects of the full education in the optics of libertarians and Marxists, in order to reveal convergence and/or divergence point. The concept of full education gains sense, when understood from a given world conception, what make us think: What kind of humans we want to form? For which society? By which instruments and proceedings? For that, we define two assumptions to be observed in two aspects: Work and human formation. In methodological terms the work is founded with basis in bibliographic and documental research, having as theoretical referential the historic and dialectical materialism. The research reveals, initially, that work and human formation are interwoven with these perspectives, however with distinctive connotation according to its societal projects. We emphasize that the considerations presented in this article are partial, but do part of a more comprehensive research, in progress, in doctorate level. We believe that the thoughts presented in the present article could contribute for the discuss referring the emancipation topic, in the capital hegemony.Keywords: Full education. Emancipation. Human formation.   RESUMENEl presente trabajo tiene como objetivo reflejar sobre  los elementos que caracterizan las perspectivas de educación integral en la visión de libertarios y marxistas, a fin de revelar los puntos de convergencia y/o divergencia. El concepto de educación integral gana sentido cuando entendido a partir de una determinada  concepción de mundo lo que nos induce a pensar: ¿qué hombres se quieren formar? ¿Para cuál sociedad? ¿A través de cuál instrumentos y procedimientos? Para tanto, definimos dos presupuestos para seren observados en dos vertientes: trabajo y formación humana. En términos metodológicos el trabajo se fundamenta basado en la investigación bibliográficas y documental, teniendo como referencial teórico el materialismo histórico y dialéctico. La investigación revela, en primer momento, que trabajo y formación humana se entrelazan en essas perspectivas, pero con connotaciones diferentes en consonancia con sus proyectos de sociedad. Resaltamos que las consideraciones de este artículo son parciales, pues que forman parte de una investigación más amplia, aún en proceso, en nivel de doctorado.  Creemos que las reflexiones contenidas en este artículo pueden contribuir para el debate sobre la temática de la emancipación en el contexto de la hegemonia del capital.Palabras clave: Educación Integral. Emancipación. Formación Humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5895
10.18764/2358-4319.v9n2p86-107
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5895
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n2p86-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5895/3505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 86-107
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320175542272