JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Edinólia Portela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6757
Resumo: Estudo qualitativo se utiliza de dados quantitativos para discutir os efeitos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) no referente à escolarização dos jovens egressos que residem em São Luís- MA. A pesquisa realizada com 74 egressos do programa utilizou como técnicas de pesquisa o grupo focal, e como instrumento o questionário, este último com fins de estabelecer o perfil dos sujeitos. Identificam-se as finalidades do programa, evidenciando sua base conceitual. Mostram-se os resultados obtidos junto aos egressos de acordo com os objetivos do programa. Expõe-se, por meio das falas dos jovens beneficiários, perspectivas e dilemas vivenciados por esses sujeitos para continuarem os estudos no sistema regular de ensino e revela-se, ainda que a despeito de todas as dificuldades, o quantitativo de jovens que aproveitaram a oportunidade oferecida pelo Projovem no atinente à dimensão escolarização, foi simultânea com os objetivos do programa. Finaliza-se revelando a postura metodológica da não neutralidade, na qual afirma que os resultados da pesquisa são parciais e questionáveis.Palavras-chave: Projovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.YOUTH AND ADULT SCHOOLING: mirages on the results of a socio‑educational programABSTRACTThis qualitative study uses quantitative data to discuss the effects of the National Programme for youths Projovem Urban Inclusion, as regards the education of young graduates residing in Sao Luis, MA. Survey of 74 graduates of the program in which it was used as research techniques, focus group and as an instrument the questionnaire, the latter with the purpose of establishing the profile of the subject. Identifies the program’s goals, showing its conceptual basis. Shows the results obtained from the graduates according to the program’s objectives. Exposes through the speeches of the young beneficiaries, perspectives and dilemmas experienced by these subjects to continue their studies in the regular education system, also shows that despite all the difficulties, the amount of young people who took advantage of the opportunity offered by Projovem with regard to dimension schooling was pari steps with the program’s objectives. Terminates revealing the methodological approach of the non-neutrality, which states that the search results are partial and questionable.Keywords: Projovem. Young graduates. Schooling. Further study.LA JUVENTUD Y LA ESCOLARIZACIÓN DE ADULTOS: espejismos em los resultados de un programa socioeducativoRESUMENEste estudio cualitativo utiliza datos cuantitativos para analizar los efectos del Programa Nacional de Inclusión jóvenes Projovem urbana, en lo relativo a la educación de los jóvenes graduados que residen en Sao Luis, MA. Encuesta de 74 graduados del programa en el que se utilizó como técnicas de investigación, grupos de enfoque y como instrumento el cuestionario, este último con el fin de establecer el perfil del sujeto. Identifica los  objetivos del programa, mostrando su base conceptual. Muestra los resultados obtenidos a partir de los graduados de acuerdo con los objetivos del programa. Expone a través de los discursos de los jóvenes beneficiarios, perspectivas y dilemas experimentados por estos temas para continuar sus estudios en el sistema educativo regular, también muestra que a pesar de todas las dificultades, la cantidad de jóvenes que se aprovechó de la oportunidad que ofrece Projovem con respecto a la escolarización dimensión estaba a unos pasos passu con los objetivos del programa. Termina revelando el enfoque metodológico de la no neutralidad, que establece que los resultados de la búsqueda son parciales y cuestionable.Palabras clave: Projovem. Jóvenes titulados. La escolarización. Estudio adicional.
id UFMA-3_4372bb2957d206e46bb1524fb04dbaa8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6757
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativoProjovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.Estudo qualitativo se utiliza de dados quantitativos para discutir os efeitos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) no referente à escolarização dos jovens egressos que residem em São Luís- MA. A pesquisa realizada com 74 egressos do programa utilizou como técnicas de pesquisa o grupo focal, e como instrumento o questionário, este último com fins de estabelecer o perfil dos sujeitos. Identificam-se as finalidades do programa, evidenciando sua base conceitual. Mostram-se os resultados obtidos junto aos egressos de acordo com os objetivos do programa. Expõe-se, por meio das falas dos jovens beneficiários, perspectivas e dilemas vivenciados por esses sujeitos para continuarem os estudos no sistema regular de ensino e revela-se, ainda que a despeito de todas as dificuldades, o quantitativo de jovens que aproveitaram a oportunidade oferecida pelo Projovem no atinente à dimensão escolarização, foi simultânea com os objetivos do programa. Finaliza-se revelando a postura metodológica da não neutralidade, na qual afirma que os resultados da pesquisa são parciais e questionáveis.Palavras-chave: Projovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.YOUTH AND ADULT SCHOOLING: mirages on the results of a socio‑educational programABSTRACTThis qualitative study uses quantitative data to discuss the effects of the National Programme for youths Projovem Urban Inclusion, as regards the education of young graduates residing in Sao Luis, MA. Survey of 74 graduates of the program in which it was used as research techniques, focus group and as an instrument the questionnaire, the latter with the purpose of establishing the profile of the subject. Identifies the program’s goals, showing its conceptual basis. Shows the results obtained from the graduates according to the program’s objectives. Exposes through the speeches of the young beneficiaries, perspectives and dilemmas experienced by these subjects to continue their studies in the regular education system, also shows that despite all the difficulties, the amount of young people who took advantage of the opportunity offered by Projovem with regard to dimension schooling was pari steps with the program’s objectives. Terminates revealing the methodological approach of the non-neutrality, which states that the search results are partial and questionable.Keywords: Projovem. Young graduates. Schooling. Further study.LA JUVENTUD Y LA ESCOLARIZACIÓN DE ADULTOS: espejismos em los resultados de un programa socioeducativoRESUMENEste estudio cualitativo utiliza datos cuantitativos para analizar los efectos del Programa Nacional de Inclusión jóvenes Projovem urbana, en lo relativo a la educación de los jóvenes graduados que residen en Sao Luis, MA. Encuesta de 74 graduados del programa en el que se utilizó como técnicas de investigación, grupos de enfoque y como instrumento el cuestionario, este último con el fin de establecer el perfil del sujeto. Identifica los  objetivos del programa, mostrando su base conceptual. Muestra los resultados obtenidos a partir de los graduados de acuerdo con los objetivos del programa. Expone a través de los discursos de los jóvenes beneficiarios, perspectivas y dilemas experimentados por estos temas para continuar sus estudios en el sistema educativo regular, también muestra que a pesar de todas las dificultades, la cantidad de jóvenes que se aprovechó de la oportunidad que ofrece Projovem con respecto a la escolarización dimensión estaba a unos pasos passu con los objetivos del programa. Termina revelando el enfoque metodológico de la no neutralidad, que establece que los resultados de la búsqueda son parciales y cuestionable.Palabras clave: Projovem. Jóvenes titulados. La escolarización. Estudio adicional.Universidade Federal do Maranhão2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/675710.18764/2358-4319.v9n3p89-111Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.89-1112358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6757/4321Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGondim, Edinólia Portela2018-11-05T00:05:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6757Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T00:05:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
title JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
spellingShingle JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
Gondim, Edinólia Portela
Projovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.
title_short JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
title_full JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
title_fullStr JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
title_full_unstemmed JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
title_sort JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo
author Gondim, Edinólia Portela
author_facet Gondim, Edinólia Portela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Edinólia Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Projovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.
topic Projovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.
description Estudo qualitativo se utiliza de dados quantitativos para discutir os efeitos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) no referente à escolarização dos jovens egressos que residem em São Luís- MA. A pesquisa realizada com 74 egressos do programa utilizou como técnicas de pesquisa o grupo focal, e como instrumento o questionário, este último com fins de estabelecer o perfil dos sujeitos. Identificam-se as finalidades do programa, evidenciando sua base conceitual. Mostram-se os resultados obtidos junto aos egressos de acordo com os objetivos do programa. Expõe-se, por meio das falas dos jovens beneficiários, perspectivas e dilemas vivenciados por esses sujeitos para continuarem os estudos no sistema regular de ensino e revela-se, ainda que a despeito de todas as dificuldades, o quantitativo de jovens que aproveitaram a oportunidade oferecida pelo Projovem no atinente à dimensão escolarização, foi simultânea com os objetivos do programa. Finaliza-se revelando a postura metodológica da não neutralidade, na qual afirma que os resultados da pesquisa são parciais e questionáveis.Palavras-chave: Projovem. Jovens Egressos. Escolarização. Continuação dos estudos.YOUTH AND ADULT SCHOOLING: mirages on the results of a socio‑educational programABSTRACTThis qualitative study uses quantitative data to discuss the effects of the National Programme for youths Projovem Urban Inclusion, as regards the education of young graduates residing in Sao Luis, MA. Survey of 74 graduates of the program in which it was used as research techniques, focus group and as an instrument the questionnaire, the latter with the purpose of establishing the profile of the subject. Identifies the program’s goals, showing its conceptual basis. Shows the results obtained from the graduates according to the program’s objectives. Exposes through the speeches of the young beneficiaries, perspectives and dilemmas experienced by these subjects to continue their studies in the regular education system, also shows that despite all the difficulties, the amount of young people who took advantage of the opportunity offered by Projovem with regard to dimension schooling was pari steps with the program’s objectives. Terminates revealing the methodological approach of the non-neutrality, which states that the search results are partial and questionable.Keywords: Projovem. Young graduates. Schooling. Further study.LA JUVENTUD Y LA ESCOLARIZACIÓN DE ADULTOS: espejismos em los resultados de un programa socioeducativoRESUMENEste estudio cualitativo utiliza datos cuantitativos para analizar los efectos del Programa Nacional de Inclusión jóvenes Projovem urbana, en lo relativo a la educación de los jóvenes graduados que residen en Sao Luis, MA. Encuesta de 74 graduados del programa en el que se utilizó como técnicas de investigación, grupos de enfoque y como instrumento el cuestionario, este último con el fin de establecer el perfil del sujeto. Identifica los  objetivos del programa, mostrando su base conceptual. Muestra los resultados obtenidos a partir de los graduados de acuerdo con los objetivos del programa. Expone a través de los discursos de los jóvenes beneficiarios, perspectivas y dilemas experimentados por estos temas para continuar sus estudios en el sistema educativo regular, también muestra que a pesar de todas las dificultades, la cantidad de jóvenes que se aprovechó de la oportunidad que ofrece Projovem con respecto a la escolarización dimensión estaba a unos pasos passu con los objetivos del programa. Termina revelando el enfoque metodológico de la no neutralidad, que establece que los resultados de la búsqueda son parciales y cuestionable.Palabras clave: Projovem. Jóvenes titulados. La escolarización. Estudio adicional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6757
10.18764/2358-4319.v9n3p89-111
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6757
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n3p89-111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6757/4321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.3, Edição Especial 2016; p.89-111
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226201922764800