A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Samuel Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lau Filho, Waldy Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539
Resumo: O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldviewABSTRACTThe purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.Keywords: Reading. Learning. Worldview. La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujetoRESUMENEl objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo.
id UFMA-3_a6a35bda5e021595f5e336b322efc1a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9539
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeitoLeitura. Aprendizagem. Visão de mundo.O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldviewABSTRACTThe purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.Keywords: Reading. Learning. Worldview. La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujetoRESUMENEl objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953910.18764/2358-4319.v11n2p60-82Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.60-822358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539/5562Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Samuel HenriqueLau Filho, Waldy Luiz2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9539Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
title A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
spellingShingle A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
Machado, Samuel Henrique
Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo.
title_short A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
title_full A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
title_fullStr A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
title_full_unstemmed A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
title_sort A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
author Machado, Samuel Henrique
author_facet Machado, Samuel Henrique
Lau Filho, Waldy Luiz
author_role author
author2 Lau Filho, Waldy Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Samuel Henrique
Lau Filho, Waldy Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo.
topic Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo.
description O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldviewABSTRACTThe purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.Keywords: Reading. Learning. Worldview. La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujetoRESUMENEl objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539
10.18764/2358-4319.v11n2p60-82
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p60-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539/5562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.60-82
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320724996096