EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcia da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15995
Resumo: O presente artigo traz a importância da educação básica em conectar-se com toda biodiversidade do vasto território amazônico e as salas de aula atentando para a necessidade da formação inicial e continuada de professores de forma intercultural refenciando os cenários de diversidades amazônica. Os autores pautados trouxeram maresias de saberes para o presente estudo: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre outros. Observa-se com estudos inicias em escola ribeirinha da Ilha de Paquetá/PA, que os professores passam por formações em conjuntos com toda a rede de ensino, não tendo uma formação e planejamento especifico para as escolas ribeirinhas, tendo que em suas horas pedagógicas adaptarem o planejamento global. Deve-se considerar sempre o ir e vir das águas, desobscurecendo a amazônia e identificando-a nos discursos, nos currículos de forma intercultural, minimizando a invisibilidade do povo das águas e todo seu potencial cultural.Palavras-chave: Educação Básica. Diversidade. Interculturalidade. Amazônia.PRIMARY EDUCATION IN AMAZONIA: the waters of diversity flooding the riverside schoolsAbstractThis article conveys the importance of primary education over connecting it with all the biodiversity of the vast amazonian territory and the classrooms, observing the necessity of basic and ongoing training of teachers in a intercultural manner referring to the diverse amazonian setting.The guiding authors to bring seas of knowledge to this study: Fleuri (2018), Oliveria (2016), Freire (1986), Giroux (2009), among others. It is noted with initial studies in riverside schools of Ilha de Paquetá/PA, that teachers go through general training with all the teaching network, not having a specific training or planning for riverside schools, having to use their pedagogical hours to adapt from a global planning. It must always be considered the ebb and flow of the waters, enlightening Amazônia and identifying it in the speeches and curriculums in an intercultural manner, uncloaking the water people and all their cultural potential.Key Words: Primary Education. Diversity. Interculturality. Amazonia.EDUCACIÓN BÁSICA EN LA AMAZONIA: las aguas de la diversidad inundando las escuelas ribereñasResumenEste artículo trae la importancia de la educación básica en la conexión con toda la biodiversidad del vasto territorio amazónico y las aulas atentando a la necesidad de la formación inicial y continua de profesores de forma intercultural reflotando los escenarios de diversidades amazónicas. Los autores de las pautas han traído maresias de saberes para el presente estudio: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre otros. Se observa con estudios iniciales en escuela ribereña de la Isla de Paquetá/PA, que los profesores pasan por formaciones en conjuntos con toda la red de enseñanza, no teniendo una formación y planificación específica para las escuelas ribereñas, teniendo que en sus horas pedagógicas adaptar la planificación global. Se debe considerar siempre el ir y venir de las aguas, desobscurendo la Amazonia y identificándola en los discursos de forma intercultural, minimizando la invisibilidad del pueblo de las aguas y todo su potencial cultural.Palabras Clave: Educación Básica. Diversidad. Interculturalidad. Amazonia. 
id UFMA-5_1331c8342a7ab4512a7d87fdab278e12
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15995
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhasEducação BásicaDiversidadeInterculturalidadeAmazôniaO presente artigo traz a importância da educação básica em conectar-se com toda biodiversidade do vasto território amazônico e as salas de aula atentando para a necessidade da formação inicial e continuada de professores de forma intercultural refenciando os cenários de diversidades amazônica. Os autores pautados trouxeram maresias de saberes para o presente estudo: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre outros. Observa-se com estudos inicias em escola ribeirinha da Ilha de Paquetá/PA, que os professores passam por formações em conjuntos com toda a rede de ensino, não tendo uma formação e planejamento especifico para as escolas ribeirinhas, tendo que em suas horas pedagógicas adaptarem o planejamento global. Deve-se considerar sempre o ir e vir das águas, desobscurecendo a amazônia e identificando-a nos discursos, nos currículos de forma intercultural, minimizando a invisibilidade do povo das águas e todo seu potencial cultural.Palavras-chave: Educação Básica. Diversidade. Interculturalidade. Amazônia.PRIMARY EDUCATION IN AMAZONIA: the waters of diversity flooding the riverside schoolsAbstractThis article conveys the importance of primary education over connecting it with all the biodiversity of the vast amazonian territory and the classrooms, observing the necessity of basic and ongoing training of teachers in a intercultural manner referring to the diverse amazonian setting.The guiding authors to bring seas of knowledge to this study: Fleuri (2018), Oliveria (2016), Freire (1986), Giroux (2009), among others. It is noted with initial studies in riverside schools of Ilha de Paquetá/PA, that teachers go through general training with all the teaching network, not having a specific training or planning for riverside schools, having to use their pedagogical hours to adapt from a global planning. It must always be considered the ebb and flow of the waters, enlightening Amazônia and identifying it in the speeches and curriculums in an intercultural manner, uncloaking the water people and all their cultural potential.Key Words: Primary Education. Diversity. Interculturality. Amazonia.EDUCACIÓN BÁSICA EN LA AMAZONIA: las aguas de la diversidad inundando las escuelas ribereñasResumenEste artículo trae la importancia de la educación básica en la conexión con toda la biodiversidad del vasto territorio amazónico y las aulas atentando a la necesidad de la formación inicial y continua de profesores de forma intercultural reflotando los escenarios de diversidades amazónicas. Los autores de las pautas han traído maresias de saberes para el presente estudio: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre otros. Se observa con estudios iniciales en escuela ribereña de la Isla de Paquetá/PA, que los profesores pasan por formaciones en conjuntos con toda la red de enseñanza, no teniendo una formación y planificación específica para las escuelas ribereñas, teniendo que en sus horas pedagógicas adaptar la planificación global. Se debe considerar siempre el ir y venir de las aguas, desobscurendo la Amazonia y identificándola en los discursos de forma intercultural, minimizando la invisibilidad del pueblo de las aguas y todo su potencial cultural.Palabras Clave: Educación Básica. Diversidad. Interculturalidad. Amazonia. Universidade Federal do Maranhão2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1599510.18764/2178-2229.v27n4p54-72Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 54-722178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15995/8484Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Márcia da SilvaSilva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da2021-04-30T14:44:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15995Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-04-30T14:44:09Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
title EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
spellingShingle EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
Carvalho, Márcia da Silva
Educação Básica
Diversidade
Interculturalidade
Amazônia
title_short EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
title_full EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
title_fullStr EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
title_sort EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas
author Carvalho, Márcia da Silva
author_facet Carvalho, Márcia da Silva
Silva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da
author_role author
author2 Silva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcia da Silva
Silva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Diversidade
Interculturalidade
Amazônia
topic Educação Básica
Diversidade
Interculturalidade
Amazônia
description O presente artigo traz a importância da educação básica em conectar-se com toda biodiversidade do vasto território amazônico e as salas de aula atentando para a necessidade da formação inicial e continuada de professores de forma intercultural refenciando os cenários de diversidades amazônica. Os autores pautados trouxeram maresias de saberes para o presente estudo: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre outros. Observa-se com estudos inicias em escola ribeirinha da Ilha de Paquetá/PA, que os professores passam por formações em conjuntos com toda a rede de ensino, não tendo uma formação e planejamento especifico para as escolas ribeirinhas, tendo que em suas horas pedagógicas adaptarem o planejamento global. Deve-se considerar sempre o ir e vir das águas, desobscurecendo a amazônia e identificando-a nos discursos, nos currículos de forma intercultural, minimizando a invisibilidade do povo das águas e todo seu potencial cultural.Palavras-chave: Educação Básica. Diversidade. Interculturalidade. Amazônia.PRIMARY EDUCATION IN AMAZONIA: the waters of diversity flooding the riverside schoolsAbstractThis article conveys the importance of primary education over connecting it with all the biodiversity of the vast amazonian territory and the classrooms, observing the necessity of basic and ongoing training of teachers in a intercultural manner referring to the diverse amazonian setting.The guiding authors to bring seas of knowledge to this study: Fleuri (2018), Oliveria (2016), Freire (1986), Giroux (2009), among others. It is noted with initial studies in riverside schools of Ilha de Paquetá/PA, that teachers go through general training with all the teaching network, not having a specific training or planning for riverside schools, having to use their pedagogical hours to adapt from a global planning. It must always be considered the ebb and flow of the waters, enlightening Amazônia and identifying it in the speeches and curriculums in an intercultural manner, uncloaking the water people and all their cultural potential.Key Words: Primary Education. Diversity. Interculturality. Amazonia.EDUCACIÓN BÁSICA EN LA AMAZONIA: las aguas de la diversidad inundando las escuelas ribereñasResumenEste artículo trae la importancia de la educación básica en la conexión con toda la biodiversidad del vasto territorio amazónico y las aulas atentando a la necesidad de la formación inicial y continua de profesores de forma intercultural reflotando los escenarios de diversidades amazónicas. Los autores de las pautas han traído maresias de saberes para el presente estudio: Fleuri (2018), Oliveira(2016), Freire (1986), Giroux (2009), entre otros. Se observa con estudios iniciales en escuela ribereña de la Isla de Paquetá/PA, que los profesores pasan por formaciones en conjuntos con toda la red de enseñanza, no teniendo una formación y planificación específica para las escuelas ribereñas, teniendo que en sus horas pedagógicas adaptar la planificación global. Se debe considerar siempre el ir y venir de las aguas, desobscurendo la Amazonia y identificándola en los discursos de forma intercultural, minimizando la invisibilidad del pueblo de las aguas y todo su potencial cultural.Palabras Clave: Educación Básica. Diversidad. Interculturalidad. Amazonia. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15995
10.18764/2178-2229.v27n4p54-72
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15995
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v27n4p54-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15995/8484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 54-72
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440303509274624