FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6201 |
Resumo: | O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do coordenador pedagógico. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação Os autores que sustentam as análises aqui propostas são Kuenzer(2006), Gauthier (1998) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr entre os anos de 2007 a 2010. Os dados da pesquisa também foram obtidos com entrevistas de seis coordenadoras pedagógicas egressas do curso em análise. Os resultados mostram que a amplitude do processo formativo do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.Palavras-chave: Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico.INITIAL TRAINING OF AN EDUCATIONAL COORDINATOR: reflections on professional knowledgeAbstract: This article analyzes knowledge in initial educational coordinator training. The daily life of this professional, immersed in unforeseeable events, mobilizes knowledge for each new situation Authors argue that theanalyses proposed here are Kuenzer (2006 ), Gauthier (1998) and Gimeno Sacristan (1999 ) . Thus, document analysis was carried out on the Political Pedagogical Project of the Faculty of Education at the State University of Ponta Grossa -PR from 2007 to 2010. Research data was also obtainedthrough the interviews of six educational coordinators of the major under anlysis.. Results show that the amplitude of educational coordinator training training process challenges the possibilities of preparing a professional for various functions such as a teacher, manager and researcher.Keywords: Initial Training. Knowledge. Educational Coordinator.FORMACIÓN INICIAL DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO: análisis y reflexiones del conocimiento profesionalResumen: En este artículo se analiza el conocimiento de la formación inicial del coordinador pedagógico. La vida cotidiana de este profesional, inmersa por acontecimientos imprevisibles, moviliza el conocimiento a cada nueva situación. Los autores que sostienen los análisis que aquí se proponen son Kuenzer (2006), Gauthier (1998) y Gimeno Sacristán (1999). Por lo tanto, se realizó un análisis documental del Proyecto Político Pedagógico del Curso de Pedagogía de la Universidad Estadual de Ponta Grossa - PR entre los años 2007 a 2010. Los datos de la investigación se obtuvieron también con encuestas a seis coordinadoras pedagógicas egresas del curso en análisis. Los resultados muestran que la amplitud del proceso de formación del coordinador pedagógico desafía las posibilidades de formar un profesional para diversas funciones, como maestro, director e investigador.Palabras clave: Formación inicial. Conocimiento. Coordinador pedagógico. |
id |
UFMA-5_56d70ff0998455955273058f2dca3945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionaisFormação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico.O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do coordenador pedagógico. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação Os autores que sustentam as análises aqui propostas são Kuenzer(2006), Gauthier (1998) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr entre os anos de 2007 a 2010. Os dados da pesquisa também foram obtidos com entrevistas de seis coordenadoras pedagógicas egressas do curso em análise. Os resultados mostram que a amplitude do processo formativo do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.Palavras-chave: Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico.INITIAL TRAINING OF AN EDUCATIONAL COORDINATOR: reflections on professional knowledgeAbstract: This article analyzes knowledge in initial educational coordinator training. The daily life of this professional, immersed in unforeseeable events, mobilizes knowledge for each new situation Authors argue that theanalyses proposed here are Kuenzer (2006 ), Gauthier (1998) and Gimeno Sacristan (1999 ) . Thus, document analysis was carried out on the Political Pedagogical Project of the Faculty of Education at the State University of Ponta Grossa -PR from 2007 to 2010. Research data was also obtainedthrough the interviews of six educational coordinators of the major under anlysis.. Results show that the amplitude of educational coordinator training training process challenges the possibilities of preparing a professional for various functions such as a teacher, manager and researcher.Keywords: Initial Training. Knowledge. Educational Coordinator.FORMACIÓN INICIAL DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO: análisis y reflexiones del conocimiento profesionalResumen: En este artículo se analiza el conocimiento de la formación inicial del coordinador pedagógico. La vida cotidiana de este profesional, inmersa por acontecimientos imprevisibles, moviliza el conocimiento a cada nueva situación. Los autores que sostienen los análisis que aquí se proponen son Kuenzer (2006), Gauthier (1998) y Gimeno Sacristán (1999). Por lo tanto, se realizó un análisis documental del Proyecto Político Pedagógico del Curso de Pedagogía de la Universidad Estadual de Ponta Grossa - PR entre los años 2007 a 2010. Los datos de la investigación se obtuvieron también con encuestas a seis coordinadoras pedagógicas egresas del curso en análisis. Los resultados muestran que la amplitud del proceso de formación del coordinador pedagógico desafía las posibilidades de formar un profesional para diversas funciones, como maestro, director e investigador.Palabras clave: Formación inicial. Conocimiento. Coordinador pedagógico. Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620110.18764/2178-2229.v.23n.especial/p67-80Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 67-802178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6201/3745Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessTozetto, Susana SoaresKailer, Priscila2017-05-16T12:34:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2017-05-16T12:34:13Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais Tozetto, Susana Soares Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico. |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais |
author |
Tozetto, Susana Soares |
author_facet |
Tozetto, Susana Soares Kailer, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Kailer, Priscila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozetto, Susana Soares Kailer, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico. |
topic |
Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico. |
description |
O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do coordenador pedagógico. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação Os autores que sustentam as análises aqui propostas são Kuenzer(2006), Gauthier (1998) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr entre os anos de 2007 a 2010. Os dados da pesquisa também foram obtidos com entrevistas de seis coordenadoras pedagógicas egressas do curso em análise. Os resultados mostram que a amplitude do processo formativo do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.Palavras-chave: Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico.INITIAL TRAINING OF AN EDUCATIONAL COORDINATOR: reflections on professional knowledgeAbstract: This article analyzes knowledge in initial educational coordinator training. The daily life of this professional, immersed in unforeseeable events, mobilizes knowledge for each new situation Authors argue that theanalyses proposed here are Kuenzer (2006 ), Gauthier (1998) and Gimeno Sacristan (1999 ) . Thus, document analysis was carried out on the Political Pedagogical Project of the Faculty of Education at the State University of Ponta Grossa -PR from 2007 to 2010. Research data was also obtainedthrough the interviews of six educational coordinators of the major under anlysis.. Results show that the amplitude of educational coordinator training training process challenges the possibilities of preparing a professional for various functions such as a teacher, manager and researcher.Keywords: Initial Training. Knowledge. Educational Coordinator.FORMACIÓN INICIAL DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO: análisis y reflexiones del conocimiento profesionalResumen: En este artículo se analiza el conocimiento de la formación inicial del coordinador pedagógico. La vida cotidiana de este profesional, inmersa por acontecimientos imprevisibles, moviliza el conocimiento a cada nueva situación. Los autores que sostienen los análisis que aquí se proponen son Kuenzer (2006), Gauthier (1998) y Gimeno Sacristán (1999). Por lo tanto, se realizó un análisis documental del Proyecto Político Pedagógico del Curso de Pedagogía de la Universidad Estadual de Ponta Grossa - PR entre los años 2007 a 2010. Los datos de la investigación se obtuvieron también con encuestas a seis coordinadoras pedagógicas egresas del curso en análisis. Los resultados muestran que la amplitud del proceso de formación del coordinador pedagógico desafía las posibilidades de formar un profesional para diversas funciones, como maestro, director e investigador.Palabras clave: Formación inicial. Conocimiento. Coordinador pedagógico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6201 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p67-80 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6201 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p67-80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6201/3745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 67-80 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1789440301110132736 |