MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Marli dos Santos de
Publication Date: 2021
Other Authors: Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola, Scaff, Elisangela Alves da Silva
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Download full: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15312
Summary: As discussões acerca do planejamento educacional em geral e, em âmbito municipal em particular, exigem novas reflexões a fim de situar a materialização da autonomia municipal, sobretudo no que concerne à sua política educacional tendo como epicentro seu respectivo plano municipal de educação. O presente texto tem por objetivo contextualizar o município enquanto ente federativo situando tal status jurídico-normativo à materialização da sua autonomia em matéria educacional, a partir das discussões de poder local e plano municipal de educação. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se bibliográfica e documental na medida em que se busca a compreensão da produção do conhecimento científico acerca de determinados recortes da realidade investigada. O reconhecimento do município como ente federativo requer novas aproximações acerca do papel das instâncias e sujeitos locais, sobretudo com o advento da legislação educacional posterior à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que delimita o papel do poder local em matéria educacional.Palavras-chave: Planejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de Educação.MUNICIPALITY, LOCAL POWER AND MUNICIPAL EDUCATION PLANSAbstract Discussions about educational planning in general and, at the municipal level in particular, require new reflections in order to situate the materialization of municipal autonomy, especially with regard to its educational policy having its respective municipal education plan as its epicenter. This text aims to contextualize the municipality as a federative entity, placing such legal-normative status to the materialization of its autonomy in educational matters, based on discussions of local power and the municipal education plan. Methodologically, the research constitutes bibliographic and documentary insofar as it seeks to understand the production of scientific knowledge about certain aspects of the investigated reality. The recognition of the municipality as a federative entity requires new approaches to the role of local bodies and individuals, especially with the advent of educational legislation after the promulgation of the 1988 Constitution, which delimits the role of local power in educational matters.Keywords: Educational planning. Municipal Education. Municipal Education Plans.PLANES DE MUNICIPIO, PODER LOCAL Y EDUCACIÓN MUNICIPALResumenLas discusiones sobre la planificación educativa en general y, a nivel municipal en particular, requieren nuevas reflexiones para ubicar la materialización de la autonomía municipal, especialmente en lo que se refiere a su política educativa que tiene como epicentro su respectivo plan de educación municipal. Este texto tiene como objetivo contextualizar el municipio como entidad federativa, situando tal estatus jurídico-normativo a la materialización de su autonomía en materia educativa, a partir de discusiones sobre el poder local y el plan educativo municipal. Metodológicamente, la investigación se constituye bibliográfica y documental en la medida en que busca comprender la producción de conocimiento científico sobre determinados aspectos de la realidad investigada. El reconocimiento del municipio como entidad federativa requiere nuevos enfoques del papel de los entes locales y de las personas, especialmente con el advenimiento de la legislación educativa tras la promulgación de la Constitución de 1988, que delimita el papel del poder local en materia educativa.Palabras clave: Planificación educativa. Educación Municipal. Planes de Educación Municipal.
id UFMA-5_655bd99c9fd7a780f5545ccdf4956ce0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15312
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃOPlanejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de EducaçãoPlanos Municipais de EducaçãoAs discussões acerca do planejamento educacional em geral e, em âmbito municipal em particular, exigem novas reflexões a fim de situar a materialização da autonomia municipal, sobretudo no que concerne à sua política educacional tendo como epicentro seu respectivo plano municipal de educação. O presente texto tem por objetivo contextualizar o município enquanto ente federativo situando tal status jurídico-normativo à materialização da sua autonomia em matéria educacional, a partir das discussões de poder local e plano municipal de educação. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se bibliográfica e documental na medida em que se busca a compreensão da produção do conhecimento científico acerca de determinados recortes da realidade investigada. O reconhecimento do município como ente federativo requer novas aproximações acerca do papel das instâncias e sujeitos locais, sobretudo com o advento da legislação educacional posterior à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que delimita o papel do poder local em matéria educacional.Palavras-chave: Planejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de Educação.MUNICIPALITY, LOCAL POWER AND MUNICIPAL EDUCATION PLANSAbstract Discussions about educational planning in general and, at the municipal level in particular, require new reflections in order to situate the materialization of municipal autonomy, especially with regard to its educational policy having its respective municipal education plan as its epicenter. This text aims to contextualize the municipality as a federative entity, placing such legal-normative status to the materialization of its autonomy in educational matters, based on discussions of local power and the municipal education plan. Methodologically, the research constitutes bibliographic and documentary insofar as it seeks to understand the production of scientific knowledge about certain aspects of the investigated reality. The recognition of the municipality as a federative entity requires new approaches to the role of local bodies and individuals, especially with the advent of educational legislation after the promulgation of the 1988 Constitution, which delimits the role of local power in educational matters.Keywords: Educational planning. Municipal Education. Municipal Education Plans.PLANES DE MUNICIPIO, PODER LOCAL Y EDUCACIÓN MUNICIPALResumenLas discusiones sobre la planificación educativa en general y, a nivel municipal en particular, requieren nuevas reflexiones para ubicar la materialización de la autonomía municipal, especialmente en lo que se refiere a su política educativa que tiene como epicentro su respectivo plan de educación municipal. Este texto tiene como objetivo contextualizar el municipio como entidad federativa, situando tal estatus jurídico-normativo a la materialización de su autonomía en materia educativa, a partir de discusiones sobre el poder local y el plan educativo municipal. Metodológicamente, la investigación se constituye bibliográfica y documental en la medida en que busca comprender la producción de conocimiento científico sobre determinados aspectos de la realidad investigada. El reconocimiento del municipio como entidad federativa requiere nuevos enfoques del papel de los entes locales y de las personas, especialmente con el advenimiento de la legislación educativa tras la promulgación de la Constitución de 1988, que delimita el papel del poder local en materia educativa.Palabras clave: Planificación educativa. Educación Municipal. Planes de Educación Municipal.Universidade Federal do Maranhão2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1531210.18764/2178-2229.v28n1p207-225Cadernos de Pesquisa; v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos); 207-2252178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15312/8606Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marli dos Santos deFernandes, Maria Dilnéia EspíndolaScaff, Elisangela Alves da Silva2021-04-30T15:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15312Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-04-30T15:10:39Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
title MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
spellingShingle MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Oliveira, Marli dos Santos de
Planejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de Educação
Planos Municipais de Educação
title_short MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
title_full MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
title_fullStr MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
title_sort MUNICÍPIO, PODER LOCAL E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
author Oliveira, Marli dos Santos de
author_facet Oliveira, Marli dos Santos de
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Scaff, Elisangela Alves da Silva
author_role author
author2 Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Scaff, Elisangela Alves da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marli dos Santos de
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Scaff, Elisangela Alves da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de Educação
Planos Municipais de Educação
topic Planejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de Educação
Planos Municipais de Educação
description As discussões acerca do planejamento educacional em geral e, em âmbito municipal em particular, exigem novas reflexões a fim de situar a materialização da autonomia municipal, sobretudo no que concerne à sua política educacional tendo como epicentro seu respectivo plano municipal de educação. O presente texto tem por objetivo contextualizar o município enquanto ente federativo situando tal status jurídico-normativo à materialização da sua autonomia em matéria educacional, a partir das discussões de poder local e plano municipal de educação. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se bibliográfica e documental na medida em que se busca a compreensão da produção do conhecimento científico acerca de determinados recortes da realidade investigada. O reconhecimento do município como ente federativo requer novas aproximações acerca do papel das instâncias e sujeitos locais, sobretudo com o advento da legislação educacional posterior à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que delimita o papel do poder local em matéria educacional.Palavras-chave: Planejamento educacional. Educação Municipal. Planos Municipais de Educação.MUNICIPALITY, LOCAL POWER AND MUNICIPAL EDUCATION PLANSAbstract Discussions about educational planning in general and, at the municipal level in particular, require new reflections in order to situate the materialization of municipal autonomy, especially with regard to its educational policy having its respective municipal education plan as its epicenter. This text aims to contextualize the municipality as a federative entity, placing such legal-normative status to the materialization of its autonomy in educational matters, based on discussions of local power and the municipal education plan. Methodologically, the research constitutes bibliographic and documentary insofar as it seeks to understand the production of scientific knowledge about certain aspects of the investigated reality. The recognition of the municipality as a federative entity requires new approaches to the role of local bodies and individuals, especially with the advent of educational legislation after the promulgation of the 1988 Constitution, which delimits the role of local power in educational matters.Keywords: Educational planning. Municipal Education. Municipal Education Plans.PLANES DE MUNICIPIO, PODER LOCAL Y EDUCACIÓN MUNICIPALResumenLas discusiones sobre la planificación educativa en general y, a nivel municipal en particular, requieren nuevas reflexiones para ubicar la materialización de la autonomía municipal, especialmente en lo que se refiere a su política educativa que tiene como epicentro su respectivo plan de educación municipal. Este texto tiene como objetivo contextualizar el municipio como entidad federativa, situando tal estatus jurídico-normativo a la materialización de su autonomía en materia educativa, a partir de discusiones sobre el poder local y el plan educativo municipal. Metodológicamente, la investigación se constituye bibliográfica y documental en la medida en que busca comprender la producción de conocimiento científico sobre determinados aspectos de la realidad investigada. El reconocimiento del municipio como entidad federativa requiere nuevos enfoques del papel de los entes locales y de las personas, especialmente con el advenimiento de la legislación educativa tras la promulgación de la Constitución de 1988, que delimita el papel del poder local en materia educativa.Palabras clave: Planificación educativa. Educación Municipal. Planes de Educación Municipal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15312
10.18764/2178-2229.v28n1p207-225
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15312
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n1p207-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15312/8606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos); 207-225
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440303402319872