PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gevehr, Daniel Luciano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fetter, Shirlei Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8024
Resumo:  Este artigo tem por essência, explorar os temas de pesquisa selecionados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das licenciaturas em Pedagogia e História, compreendidas no campo das Humanidades. Apresentou-se como recorte espacial as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), uma instituição comunitária localizada no Vale do Paranhana/RS. Os dados coletados sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos acadêmicos compreendem o período de 2007 até 2016, procurando identificar os temas recorrentes nas pesquisas de conclusão de curso relacionando-os a excessiva valorização da produção em grande quantidade. Buscou-se, à luz da teoria de diversos autores que estudam a questão, dialogar sobre a proposta de estudo. Durante a análise pode-se perceber que os estudantes do curso de Pedagogia sentem maior necessidade de desenvolver pesquisas que privilegiam os conceitos relacionados com a escolarização. Já os concluintes do curso de História exploram muito mais temas como a memória, a religiosidade e as questões de gênero, atentando para o debate interdisciplinar. Contudo, percebe-se, a tendência em aproximar os saberes produzidos no meio acadêmico com as necessidades inerentes à sua prática cotidiana. Assim problematizando, os licenciandos demonstram preocupação no tratamento com questões contemporâneas bastante próximas a realidade.Palavras-chave: Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.PLURALIDAD DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACADÉMICA EN EL CAMPO DE LAS HUMANIDADES: el caso de las licenciaturas en pedagogía e historia Abstract: This essay has as its essence to explore the selected research topics for the development of the Course Completion Works (TCC) of the degrees in Pedagogy and History, included in the field of Humanities. The Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), a community institution located in the Paranhana Valley / RS, is presented as a spatial cut. The data collected on the Course Completion Works developed by the academics comprise the period from 2007 to 2016, trying to identify the recurrent themes in the course completion research relating them to the excessive valorization of production in large quantity. It was sought, in the light of the theory of several authors who study the question, to discuss the study proposal. During the analysis it can be noticed that the students of the Pedagogy course feel a greater need to develop research that privileges the concepts related to schooling. The graduates of the History course explore many more topics such as memory, religiosity and gender issues, looking for interdisciplinary debate. However, one can perceive the tendency to approximate the knowledge produced in the academic environment with the needs inherent to their daily practice. Thus problematizing, the licenciandos demonstrate concern in the treatment with contemporary questions quite close to the reality.Keyword: Production. Research interest. Completion of course work. Diversity. Bachelor's degrees. PLURALITY OF ACADEMIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE FIELD OF HUMANITIES: the case of the degrees in pedagogy and history Resumen: Este artículo tiene por esencia, explorar los temas de investigación seleccionados para el desarrollo de los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) de las licenciaturas en Pedagogía e Historia, comprendidas en el campo de las Humanidades. Se presenta como recorte espacial las Facultades Integradas de Taquara (FACCAT), una institución comunitaria ubicada en el Valle del Paranhana / RS. Los datos recogidos sobre los Trabajos de Conclusión de Curso desarrollados por los académicos comprenden el período de 2007 hasta 2016, buscando identificar los temas recurrentes en las encuestas de conclusión de curso relacionándolos con la excesiva valorización de la producción en gran cantidad. Se buscó, a la luz de la teoría de diversos autores que estudian la cuestión, dialogar sobre la propuesta de estudio. Durante el análisis se puede percibir que los estudiantes del curso de Pedagogía sienten mayor necesidad de desarrollar investigaciones que privilegian los conceptos relacionados con la escolarización. Los concluyentes del curso de Historia explotan mucho más temas como la memoria, la religiosidad y las cuestiones de género, señalar para el debate interdisciplinario. Sin embargo, se percibe, la tendencia a aproximar los saberes producidos en el medio académico con las necesidades inherentes a su práctica cotidiana. Así pues, problematizando, los licenciandos demuestran preocupación en el tratamiento con cuestiones contemporáneas bastantes próximas a la realidad.Palabras clave: Producción. Interés de investigación. Proyecto final de curso. Diversidad. Licenciaturas.        
id UFMA-5_7698c4e49ba6deca084d8d58bbfd7931
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8024
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e históriaProdução. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas. Este artigo tem por essência, explorar os temas de pesquisa selecionados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das licenciaturas em Pedagogia e História, compreendidas no campo das Humanidades. Apresentou-se como recorte espacial as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), uma instituição comunitária localizada no Vale do Paranhana/RS. Os dados coletados sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos acadêmicos compreendem o período de 2007 até 2016, procurando identificar os temas recorrentes nas pesquisas de conclusão de curso relacionando-os a excessiva valorização da produção em grande quantidade. Buscou-se, à luz da teoria de diversos autores que estudam a questão, dialogar sobre a proposta de estudo. Durante a análise pode-se perceber que os estudantes do curso de Pedagogia sentem maior necessidade de desenvolver pesquisas que privilegiam os conceitos relacionados com a escolarização. Já os concluintes do curso de História exploram muito mais temas como a memória, a religiosidade e as questões de gênero, atentando para o debate interdisciplinar. Contudo, percebe-se, a tendência em aproximar os saberes produzidos no meio acadêmico com as necessidades inerentes à sua prática cotidiana. Assim problematizando, os licenciandos demonstram preocupação no tratamento com questões contemporâneas bastante próximas a realidade.Palavras-chave: Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.PLURALIDAD DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACADÉMICA EN EL CAMPO DE LAS HUMANIDADES: el caso de las licenciaturas en pedagogía e historia Abstract: This essay has as its essence to explore the selected research topics for the development of the Course Completion Works (TCC) of the degrees in Pedagogy and History, included in the field of Humanities. The Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), a community institution located in the Paranhana Valley / RS, is presented as a spatial cut. The data collected on the Course Completion Works developed by the academics comprise the period from 2007 to 2016, trying to identify the recurrent themes in the course completion research relating them to the excessive valorization of production in large quantity. It was sought, in the light of the theory of several authors who study the question, to discuss the study proposal. During the analysis it can be noticed that the students of the Pedagogy course feel a greater need to develop research that privileges the concepts related to schooling. The graduates of the History course explore many more topics such as memory, religiosity and gender issues, looking for interdisciplinary debate. However, one can perceive the tendency to approximate the knowledge produced in the academic environment with the needs inherent to their daily practice. Thus problematizing, the licenciandos demonstrate concern in the treatment with contemporary questions quite close to the reality.Keyword: Production. Research interest. Completion of course work. Diversity. Bachelor's degrees. PLURALITY OF ACADEMIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE FIELD OF HUMANITIES: the case of the degrees in pedagogy and history Resumen: Este artículo tiene por esencia, explorar los temas de investigación seleccionados para el desarrollo de los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) de las licenciaturas en Pedagogía e Historia, comprendidas en el campo de las Humanidades. Se presenta como recorte espacial las Facultades Integradas de Taquara (FACCAT), una institución comunitaria ubicada en el Valle del Paranhana / RS. Los datos recogidos sobre los Trabajos de Conclusión de Curso desarrollados por los académicos comprenden el período de 2007 hasta 2016, buscando identificar los temas recurrentes en las encuestas de conclusión de curso relacionándolos con la excesiva valorización de la producción en gran cantidad. Se buscó, a la luz de la teoría de diversos autores que estudian la cuestión, dialogar sobre la propuesta de estudio. Durante el análisis se puede percibir que los estudiantes del curso de Pedagogía sienten mayor necesidad de desarrollar investigaciones que privilegian los conceptos relacionados con la escolarización. Los concluyentes del curso de Historia explotan mucho más temas como la memoria, la religiosidad y las cuestiones de género, señalar para el debate interdisciplinario. Sin embargo, se percibe, la tendencia a aproximar los saberes producidos en el medio académico con las necesidades inherentes a su práctica cotidiana. Así pues, problematizando, los licenciandos demuestran preocupación en el tratamiento con cuestiones contemporáneas bastantes próximas a la realidad.Palabras clave: Producción. Interés de investigación. Proyecto final de curso. Diversidad. Licenciaturas.        Universidade Federal do Maranhão2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/802410.18764/2178-2229.v24n3p13-25Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 13-252178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8024/4929Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGevehr, Daniel LucianoFetter, Shirlei Alexandra2018-04-23T16:23:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8024Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2018-04-23T16:23:56Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
title PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
spellingShingle PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
Gevehr, Daniel Luciano
Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.
title_short PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
title_full PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
title_fullStr PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
title_full_unstemmed PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
title_sort PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
author Gevehr, Daniel Luciano
author_facet Gevehr, Daniel Luciano
Fetter, Shirlei Alexandra
author_role author
author2 Fetter, Shirlei Alexandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gevehr, Daniel Luciano
Fetter, Shirlei Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.
topic Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.
description  Este artigo tem por essência, explorar os temas de pesquisa selecionados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das licenciaturas em Pedagogia e História, compreendidas no campo das Humanidades. Apresentou-se como recorte espacial as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), uma instituição comunitária localizada no Vale do Paranhana/RS. Os dados coletados sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos acadêmicos compreendem o período de 2007 até 2016, procurando identificar os temas recorrentes nas pesquisas de conclusão de curso relacionando-os a excessiva valorização da produção em grande quantidade. Buscou-se, à luz da teoria de diversos autores que estudam a questão, dialogar sobre a proposta de estudo. Durante a análise pode-se perceber que os estudantes do curso de Pedagogia sentem maior necessidade de desenvolver pesquisas que privilegiam os conceitos relacionados com a escolarização. Já os concluintes do curso de História exploram muito mais temas como a memória, a religiosidade e as questões de gênero, atentando para o debate interdisciplinar. Contudo, percebe-se, a tendência em aproximar os saberes produzidos no meio acadêmico com as necessidades inerentes à sua prática cotidiana. Assim problematizando, os licenciandos demonstram preocupação no tratamento com questões contemporâneas bastante próximas a realidade.Palavras-chave: Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.PLURALIDAD DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACADÉMICA EN EL CAMPO DE LAS HUMANIDADES: el caso de las licenciaturas en pedagogía e historia Abstract: This essay has as its essence to explore the selected research topics for the development of the Course Completion Works (TCC) of the degrees in Pedagogy and History, included in the field of Humanities. The Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), a community institution located in the Paranhana Valley / RS, is presented as a spatial cut. The data collected on the Course Completion Works developed by the academics comprise the period from 2007 to 2016, trying to identify the recurrent themes in the course completion research relating them to the excessive valorization of production in large quantity. It was sought, in the light of the theory of several authors who study the question, to discuss the study proposal. During the analysis it can be noticed that the students of the Pedagogy course feel a greater need to develop research that privileges the concepts related to schooling. The graduates of the History course explore many more topics such as memory, religiosity and gender issues, looking for interdisciplinary debate. However, one can perceive the tendency to approximate the knowledge produced in the academic environment with the needs inherent to their daily practice. Thus problematizing, the licenciandos demonstrate concern in the treatment with contemporary questions quite close to the reality.Keyword: Production. Research interest. Completion of course work. Diversity. Bachelor's degrees. PLURALITY OF ACADEMIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE FIELD OF HUMANITIES: the case of the degrees in pedagogy and history Resumen: Este artículo tiene por esencia, explorar los temas de investigación seleccionados para el desarrollo de los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) de las licenciaturas en Pedagogía e Historia, comprendidas en el campo de las Humanidades. Se presenta como recorte espacial las Facultades Integradas de Taquara (FACCAT), una institución comunitaria ubicada en el Valle del Paranhana / RS. Los datos recogidos sobre los Trabajos de Conclusión de Curso desarrollados por los académicos comprenden el período de 2007 hasta 2016, buscando identificar los temas recurrentes en las encuestas de conclusión de curso relacionándolos con la excesiva valorización de la producción en gran cantidad. Se buscó, a la luz de la teoría de diversos autores que estudian la cuestión, dialogar sobre la propuesta de estudio. Durante el análisis se puede percibir que los estudiantes del curso de Pedagogía sienten mayor necesidad de desarrollar investigaciones que privilegian los conceptos relacionados con la escolarización. Los concluyentes del curso de Historia explotan mucho más temas como la memoria, la religiosidad y las cuestiones de género, señalar para el debate interdisciplinario. Sin embargo, se percibe, la tendencia a aproximar los saberes producidos en el medio académico con las necesidades inherentes a su práctica cotidiana. Así pues, problematizando, los licenciandos demuestran preocupación en el tratamiento con cuestiones contemporáneas bastantes próximas a la realidad.Palabras clave: Producción. Interés de investigación. Proyecto final de curso. Diversidad. Licenciaturas.        
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8024
10.18764/2178-2229.v24n3p13-25
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8024
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n3p13-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8024/4929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 3, set./dez. 2017; 13-25
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440301551583232