DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katiene Nogueira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, Roni Cleber Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285
Resumo: O artigo explora a dimensão formativa de João Ubaldo Ribeiro através do relato autobiográfico acerca de sua infância e sua relação com a leitura no livro Um brasileiro em Berlim, publicado em 1995 em língua portuguesa e que narra peripécias saborosas de uma estada na capital da Alemanha no início dos anos 1990, convidado por um programa de intercâmbio alemão para realizar um roteiro literário pelo país. O início da nossa relação com os livros pode marcar o desenvolvimento do gosto pela leitura e a constituição do hábito de ler, entendendo o mesmo como a criação da necessidade de realizar tal atividade para a obtenção de algum tipo de satisfação, como buscar conhecimento, ocupar o tempo livre ou simplesmente para sentir prazer. Neste livro, a sua história com os livros tem em seu pai e sua avó personagens importantes que lhe despertaram o fascínio por tal prática: para quem, quando pequeno, “a leitura era uma brincadeira como outra qualquer, embora certamente a melhor de todas”. Esse capital cultural representado pelas gerações que o precederam teria, nas palavras do autor, cumprido um papel decisivo tanto na sua formação estética quanto na percepção aí adquirida de pertença a um universo mais amplo de leitores. Ao publicar as crônicas escritas no período em que viveu em Berlim, Ubaldo evidencia como a sua relação com os livros proliferou e o transformou em um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea.Palavras-chave: autobiografia; formação do leitor; literatura brasileira; educação.FROM READER TO WRITER: João Ubaldo Ribeiro and his training in  “Um brasileiro em Berlim”AbstractThe article explores the formative dimension of João Ubaldo Ribeiro through the autobiographical account of his childhood and his relationship with reading in the book Um Brasileiro em Berlim, published in 1995 in Portuguese and which narrates tasty adventures of a stay in the capital of Germany in early 1990’s, invited by a German exchange program to conduct a literary tour across the country. The beginning of our relationship with books can mark the development of a taste for reading and the constitution of the habit of reading, understanding the same as the creation of the need to carry out such an activity to obtain some kind of satisfaction, such as seeking knowledge, occupying free time or simply to feel pleasure. In this book, his story with books has important characters in his father and grandmother who aroused his fascination for this practice: for those who, when he was little, “reading was a game like any other, although certainly the best of all”. This cultural capital represented by the generations that preceded it would, in the author's words, have played a decisive role both in its aesthetic formation and in the perception acquired there of belonging to a wider universe of readers. By publishing the chronicles written during the period in which he lived in Berlin, Ubaldo shows how his relationship with books has proliferated and transformed him into one of the main writers of contemporary Brazilian literature.Keywords: autobiography; reader training; brazilian literature; education.DE LECTOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro y su formación en “Um brasileiro em Berlim”ResumenEl artículo explora la dimensión formativa de João Ubaldo Ribeiro a través del relato autobiográfico de su infancia y su relación con la lectura en el libro Um Brasileiro em Berlim, publicado en 1995 en portugués y que narra sabrosas aventuras de una estancia en la capital de Alemania a principios de 1990, invitado por un programa de intercambio alemán para realizar una gira literaria por todo el país. El inicio de nuestra relación con los libros puede marcar el desarrollo del gusto por la lectura y la constitución del hábito de leer, entendiendo lo mismo que la creación de la necesidad de realizar dicha actividad para obtener algún tipo de satisfacción, como buscar conocimiento, ocupar el tiempo libre o simplemente para sentir placer. En este libro, su historia con libros cuenta con personajes importantes en su padre y abuela que despertaron su fascinación por esta práctica: para quienes, cuando era pequeño, "leer era un juego como cualquier otro, aunque sin duda el mejor de todos". Este capital cultural representado por las generaciones que le precedieron habría jugado, en palabras del autor, un papel decisivo tanto en su formación estética como en la percepción allí adquirida de pertenencia a un universo más amplio de lectores. Al publicar las crónicas escritas durante el período en el que vivió en Berlín, Ubaldo muestra cómo su relación con los libros ha proliferado y lo ha convertido en uno de los principales escritores de la literatura brasileña contemporánea.Palabras clave: autobiografía; formación de lectores; literatura brasileña; educación.
id UFMA-5_8184c2703295674440596a75410c5695
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18285
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”AutobiografiaFormação do leitorLiteratura brasileiraEducaçãoO artigo explora a dimensão formativa de João Ubaldo Ribeiro através do relato autobiográfico acerca de sua infância e sua relação com a leitura no livro Um brasileiro em Berlim, publicado em 1995 em língua portuguesa e que narra peripécias saborosas de uma estada na capital da Alemanha no início dos anos 1990, convidado por um programa de intercâmbio alemão para realizar um roteiro literário pelo país. O início da nossa relação com os livros pode marcar o desenvolvimento do gosto pela leitura e a constituição do hábito de ler, entendendo o mesmo como a criação da necessidade de realizar tal atividade para a obtenção de algum tipo de satisfação, como buscar conhecimento, ocupar o tempo livre ou simplesmente para sentir prazer. Neste livro, a sua história com os livros tem em seu pai e sua avó personagens importantes que lhe despertaram o fascínio por tal prática: para quem, quando pequeno, “a leitura era uma brincadeira como outra qualquer, embora certamente a melhor de todas”. Esse capital cultural representado pelas gerações que o precederam teria, nas palavras do autor, cumprido um papel decisivo tanto na sua formação estética quanto na percepção aí adquirida de pertença a um universo mais amplo de leitores. Ao publicar as crônicas escritas no período em que viveu em Berlim, Ubaldo evidencia como a sua relação com os livros proliferou e o transformou em um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea.Palavras-chave: autobiografia; formação do leitor; literatura brasileira; educação.FROM READER TO WRITER: João Ubaldo Ribeiro and his training in  “Um brasileiro em Berlim”AbstractThe article explores the formative dimension of João Ubaldo Ribeiro through the autobiographical account of his childhood and his relationship with reading in the book Um Brasileiro em Berlim, published in 1995 in Portuguese and which narrates tasty adventures of a stay in the capital of Germany in early 1990’s, invited by a German exchange program to conduct a literary tour across the country. The beginning of our relationship with books can mark the development of a taste for reading and the constitution of the habit of reading, understanding the same as the creation of the need to carry out such an activity to obtain some kind of satisfaction, such as seeking knowledge, occupying free time or simply to feel pleasure. In this book, his story with books has important characters in his father and grandmother who aroused his fascination for this practice: for those who, when he was little, “reading was a game like any other, although certainly the best of all”. This cultural capital represented by the generations that preceded it would, in the author's words, have played a decisive role both in its aesthetic formation and in the perception acquired there of belonging to a wider universe of readers. By publishing the chronicles written during the period in which he lived in Berlin, Ubaldo shows how his relationship with books has proliferated and transformed him into one of the main writers of contemporary Brazilian literature.Keywords: autobiography; reader training; brazilian literature; education.DE LECTOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro y su formación en “Um brasileiro em Berlim”ResumenEl artículo explora la dimensión formativa de João Ubaldo Ribeiro a través del relato autobiográfico de su infancia y su relación con la lectura en el libro Um Brasileiro em Berlim, publicado en 1995 en portugués y que narra sabrosas aventuras de una estancia en la capital de Alemania a principios de 1990, invitado por un programa de intercambio alemán para realizar una gira literaria por todo el país. El inicio de nuestra relación con los libros puede marcar el desarrollo del gusto por la lectura y la constitución del hábito de leer, entendiendo lo mismo que la creación de la necesidad de realizar dicha actividad para obtener algún tipo de satisfacción, como buscar conocimiento, ocupar el tiempo libre o simplemente para sentir placer. En este libro, su historia con libros cuenta con personajes importantes en su padre y abuela que despertaron su fascinación por esta práctica: para quienes, cuando era pequeño, "leer era un juego como cualquier otro, aunque sin duda el mejor de todos". Este capital cultural representado por las generaciones que le precedieron habría jugado, en palabras del autor, un papel decisivo tanto en su formación estética como en la percepción allí adquirida de pertenencia a un universo más amplio de lectores. Al publicar las crónicas escritas durante el período en el que vivió en Berlín, Ubaldo muestra cómo su relación con los libros ha proliferado y lo ha convertido en uno de los principales escritores de la literatura brasileña contemporánea.Palabras clave: autobiografía; formación de lectores; literatura brasileña; educación.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1828510.18764/2178-2229v28n4.202179Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 569-5862178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/9980http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10941http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10942http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10943http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10944Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Katiene Nogueira daMenezes, Roni Cleber Dias de2022-01-12T16:01:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18285Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.120843Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
title DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
spellingShingle DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
Silva, Katiene Nogueira da
Autobiografia
Formação do leitor
Literatura brasileira
Educação
title_short DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
title_full DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
title_fullStr DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
title_full_unstemmed DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
title_sort DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
author Silva, Katiene Nogueira da
author_facet Silva, Katiene Nogueira da
Menezes, Roni Cleber Dias de
author_role author
author2 Menezes, Roni Cleber Dias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katiene Nogueira da
Menezes, Roni Cleber Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Formação do leitor
Literatura brasileira
Educação
topic Autobiografia
Formação do leitor
Literatura brasileira
Educação
description O artigo explora a dimensão formativa de João Ubaldo Ribeiro através do relato autobiográfico acerca de sua infância e sua relação com a leitura no livro Um brasileiro em Berlim, publicado em 1995 em língua portuguesa e que narra peripécias saborosas de uma estada na capital da Alemanha no início dos anos 1990, convidado por um programa de intercâmbio alemão para realizar um roteiro literário pelo país. O início da nossa relação com os livros pode marcar o desenvolvimento do gosto pela leitura e a constituição do hábito de ler, entendendo o mesmo como a criação da necessidade de realizar tal atividade para a obtenção de algum tipo de satisfação, como buscar conhecimento, ocupar o tempo livre ou simplesmente para sentir prazer. Neste livro, a sua história com os livros tem em seu pai e sua avó personagens importantes que lhe despertaram o fascínio por tal prática: para quem, quando pequeno, “a leitura era uma brincadeira como outra qualquer, embora certamente a melhor de todas”. Esse capital cultural representado pelas gerações que o precederam teria, nas palavras do autor, cumprido um papel decisivo tanto na sua formação estética quanto na percepção aí adquirida de pertença a um universo mais amplo de leitores. Ao publicar as crônicas escritas no período em que viveu em Berlim, Ubaldo evidencia como a sua relação com os livros proliferou e o transformou em um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea.Palavras-chave: autobiografia; formação do leitor; literatura brasileira; educação.FROM READER TO WRITER: João Ubaldo Ribeiro and his training in  “Um brasileiro em Berlim”AbstractThe article explores the formative dimension of João Ubaldo Ribeiro through the autobiographical account of his childhood and his relationship with reading in the book Um Brasileiro em Berlim, published in 1995 in Portuguese and which narrates tasty adventures of a stay in the capital of Germany in early 1990’s, invited by a German exchange program to conduct a literary tour across the country. The beginning of our relationship with books can mark the development of a taste for reading and the constitution of the habit of reading, understanding the same as the creation of the need to carry out such an activity to obtain some kind of satisfaction, such as seeking knowledge, occupying free time or simply to feel pleasure. In this book, his story with books has important characters in his father and grandmother who aroused his fascination for this practice: for those who, when he was little, “reading was a game like any other, although certainly the best of all”. This cultural capital represented by the generations that preceded it would, in the author's words, have played a decisive role both in its aesthetic formation and in the perception acquired there of belonging to a wider universe of readers. By publishing the chronicles written during the period in which he lived in Berlin, Ubaldo shows how his relationship with books has proliferated and transformed him into one of the main writers of contemporary Brazilian literature.Keywords: autobiography; reader training; brazilian literature; education.DE LECTOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro y su formación en “Um brasileiro em Berlim”ResumenEl artículo explora la dimensión formativa de João Ubaldo Ribeiro a través del relato autobiográfico de su infancia y su relación con la lectura en el libro Um Brasileiro em Berlim, publicado en 1995 en portugués y que narra sabrosas aventuras de una estancia en la capital de Alemania a principios de 1990, invitado por un programa de intercambio alemán para realizar una gira literaria por todo el país. El inicio de nuestra relación con los libros puede marcar el desarrollo del gusto por la lectura y la constitución del hábito de leer, entendiendo lo mismo que la creación de la necesidad de realizar dicha actividad para obtener algún tipo de satisfacción, como buscar conocimiento, ocupar el tiempo libre o simplemente para sentir placer. En este libro, su historia con libros cuenta con personajes importantes en su padre y abuela que despertaron su fascinación por esta práctica: para quienes, cuando era pequeño, "leer era un juego como cualquier otro, aunque sin duda el mejor de todos". Este capital cultural representado por las generaciones que le precedieron habría jugado, en palabras del autor, un papel decisivo tanto en su formación estética como en la percepción allí adquirida de pertenencia a un universo más amplio de lectores. Al publicar las crónicas escritas durante el período en el que vivió en Berlín, Ubaldo muestra cómo su relación con los libros ha proliferado y lo ha convertido en uno de los principales escritores de la literatura brasileña contemporánea.Palabras clave: autobiografía; formación de lectores; literatura brasileña; educación.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285
10.18764/2178-2229v28n4.202179
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/9980
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10941
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10942
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10943
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285/10944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 569-586
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881686339584