LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10442 |
Resumo: | ResumenLos alumnos superdotados en nuestros centros escolares precisan una educación diferenciada. De hecho, en nuestros días, la preocupación educativa en torno a esta cuestión pedagógica es creciente, pues se sabe que en muchas ocasiones sus altas capacidades pasan desapercibidas y, por lo mismo, se desaprovechan. El hecho de que no sean reconocidos adecuadamente no sólo les priva de una educación adaptada a sus específicas características, sino que a menudo genera significativos problemas escolares y personales. Por ello, en este artículo se presenta una investigación encaminada a validar una escala de observación de alumnos superdotados, un instrumento útil destinado al profesorado de enseñanza primaria.Palabras clave: Superdotado. Evaluación. Escala de observación. THE GIFTED STUDENTS IN PRIMARY SCHOOL: validation of a scale of observation for professorsAbstractGifted students in our schools need a special education. In fact, nowadays, the educational concern about this pedagogical subject is increasing, since it is known that in many occasions, their high capacities go unnoticed and, therefore, they are wasted. The fact that these aspects are not adequately recognized, not only deprives the students of an education adapted to their specific characteristics, but often generates significant school and personal problems. Regarding this students, this article presents an investigation aiming to validate an observation scale that differentiate regular from highly gifted students, a useful instrument designed for primary professors.Keywords: Highly gifted. Evaluation. Observation scale.ResumoOs alunos sobredotados, em nossas escolas, necessitam de um ensino diferenciado. De facto, em nossos dias, a preocupação educativa em torno desta questão pedagógica é crescente, pois sabe-se que em muitas ocasiões, as suas capacidades passam despercebidas e, consequentemente permanecem desaproveitadas. O facto, de não serem reconhecidos adequadamente, não só os priva de uma educação adaptada às suas características, além de frequentemente gerar problemas significativos, quer a nível escolar, quer a nível pessoal. Por tudo isto, neste artigo, apresenta-se uma investigação focada na validação de uma escala de observação de alunos sobredotados, um instrumento útil destinado aos professores do ensino primário (1.º ciclo).Palavras-chave: Sobredotação. Avaliação. Escala de observação. |
id |
UFMA-5_902c92fac667afec7a112777e26597de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10442 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesoresSuperdotadoEvaluaciónEscala de observaciónResumenLos alumnos superdotados en nuestros centros escolares precisan una educación diferenciada. De hecho, en nuestros días, la preocupación educativa en torno a esta cuestión pedagógica es creciente, pues se sabe que en muchas ocasiones sus altas capacidades pasan desapercibidas y, por lo mismo, se desaprovechan. El hecho de que no sean reconocidos adecuadamente no sólo les priva de una educación adaptada a sus específicas características, sino que a menudo genera significativos problemas escolares y personales. Por ello, en este artículo se presenta una investigación encaminada a validar una escala de observación de alumnos superdotados, un instrumento útil destinado al profesorado de enseñanza primaria.Palabras clave: Superdotado. Evaluación. Escala de observación. THE GIFTED STUDENTS IN PRIMARY SCHOOL: validation of a scale of observation for professorsAbstractGifted students in our schools need a special education. In fact, nowadays, the educational concern about this pedagogical subject is increasing, since it is known that in many occasions, their high capacities go unnoticed and, therefore, they are wasted. The fact that these aspects are not adequately recognized, not only deprives the students of an education adapted to their specific characteristics, but often generates significant school and personal problems. Regarding this students, this article presents an investigation aiming to validate an observation scale that differentiate regular from highly gifted students, a useful instrument designed for primary professors.Keywords: Highly gifted. Evaluation. Observation scale.ResumoOs alunos sobredotados, em nossas escolas, necessitam de um ensino diferenciado. De facto, em nossos dias, a preocupação educativa em torno desta questão pedagógica é crescente, pois sabe-se que em muitas ocasiões, as suas capacidades passam despercebidas e, consequentemente permanecem desaproveitadas. O facto, de não serem reconhecidos adequadamente, não só os priva de uma educação adaptada às suas características, além de frequentemente gerar problemas significativos, quer a nível escolar, quer a nível pessoal. Por tudo isto, neste artigo, apresenta-se uma investigação focada na validação de uma escala de observação de alunos sobredotados, um instrumento útil destinado aos professores do ensino primário (1.º ciclo).Palavras-chave: Sobredotação. Avaliação. Escala de observação.Universidade Federal do Maranhão2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1044210.18764/2178-2229.v25n4p71-86Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 71-862178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAspahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10442/6040Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPérez, Valentín Martínez-OteroAlves, Urbano RibeiroGonzález, Laura Gaeta2019-04-24T14:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10442Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:00.846262Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
title |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
spellingShingle |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores Pérez, Valentín Martínez-Otero Superdotado Evaluación Escala de observación |
title_short |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
title_full |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
title_fullStr |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
title_full_unstemmed |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
title_sort |
LA SUPERDOTACIÓN EN LA ENSEÑANZA PRIMARIA: validación de una escala de observación para profesores |
author |
Pérez, Valentín Martínez-Otero |
author_facet |
Pérez, Valentín Martínez-Otero Alves, Urbano Ribeiro González, Laura Gaeta |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Urbano Ribeiro González, Laura Gaeta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez, Valentín Martínez-Otero Alves, Urbano Ribeiro González, Laura Gaeta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Superdotado Evaluación Escala de observación |
topic |
Superdotado Evaluación Escala de observación |
description |
ResumenLos alumnos superdotados en nuestros centros escolares precisan una educación diferenciada. De hecho, en nuestros días, la preocupación educativa en torno a esta cuestión pedagógica es creciente, pues se sabe que en muchas ocasiones sus altas capacidades pasan desapercibidas y, por lo mismo, se desaprovechan. El hecho de que no sean reconocidos adecuadamente no sólo les priva de una educación adaptada a sus específicas características, sino que a menudo genera significativos problemas escolares y personales. Por ello, en este artículo se presenta una investigación encaminada a validar una escala de observación de alumnos superdotados, un instrumento útil destinado al profesorado de enseñanza primaria.Palabras clave: Superdotado. Evaluación. Escala de observación. THE GIFTED STUDENTS IN PRIMARY SCHOOL: validation of a scale of observation for professorsAbstractGifted students in our schools need a special education. In fact, nowadays, the educational concern about this pedagogical subject is increasing, since it is known that in many occasions, their high capacities go unnoticed and, therefore, they are wasted. The fact that these aspects are not adequately recognized, not only deprives the students of an education adapted to their specific characteristics, but often generates significant school and personal problems. Regarding this students, this article presents an investigation aiming to validate an observation scale that differentiate regular from highly gifted students, a useful instrument designed for primary professors.Keywords: Highly gifted. Evaluation. Observation scale.ResumoOs alunos sobredotados, em nossas escolas, necessitam de um ensino diferenciado. De facto, em nossos dias, a preocupação educativa em torno desta questão pedagógica é crescente, pois sabe-se que em muitas ocasiões, as suas capacidades passam despercebidas e, consequentemente permanecem desaproveitadas. O facto, de não serem reconhecidos adequadamente, não só os priva de uma educação adaptada às suas características, além de frequentemente gerar problemas significativos, quer a nível escolar, quer a nível pessoal. Por tudo isto, neste artigo, apresenta-se uma investigação focada na validação de uma escala de observação de alunos sobredotados, um instrumento útil destinado aos professores do ensino primário (1.º ciclo).Palavras-chave: Sobredotação. Avaliação. Escala de observação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10442 10.18764/2178-2229.v25n4p71-86 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10442 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v25n4p71-86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10442/6040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 71-86 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879674122240 |