TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Walace
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2773
Resumo: Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Paratal, utiliza-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelostropicalistas. Estas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. As obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista paraabordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas,ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, pode revelar-nos alguns importantes aspectos identitários própriosda sociedade nacional.Palavras-chave: Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema. TROPICALISM AND CINEMA IN THE CONSTRUCTION OF A NATIONAL CULTURALIDENTITYAbstract: This paper aims to work with national identification during the times of tropicalist movement. To do sowe use two artworks from cinema trying to better illustrate the critical discursive mechanisms used by the tropicalists.These two cinematographic works are “Macunaíma”, by Joaquim Pedro de Andrade, from 1969, and “Bye ByeBrasil”, by Carlos (Cacá) Diegues, from 1979. The works clearly make use of the tropicalist aesthetics to understandthe Brazilian nation and to search for an nation identity. The utilization of cinematographic artworks, clearly brazilians,can reveal us some aspects important identity of the national society.Keywords: Tropicalism. National identity. Culture. Society. Cinema. TROPICALISMO Y CINEMA EN LA CONSTRUCIÓN DE UNA IDENTIDAD CULTURALNACIONALResumen: Este escrito intenta trabajar con la identificación nacional en la época del movimiento tropicalista. Paratal, utilizase de dos obras del cine brasileño para mejor ilustrar los mecanismos discursivos críticos usados porlos tropicalistas. Estas obras cinematográficas son “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, y “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Las obras se utilizan claramente de una estética tropicalista paraabordaren la nación brasileña y una busca de identidad nacional. La utilización de obras de arte cinematográficas,con motivos tan claramente brasileños, poden revelarnos algunos importantes aspectos propios de la identidad yde la sociedad nacional.Palabras clave: Tropicalismo. Identidad Nacional. Cultura. Sociedad. Cine
id UFMA-5_9226c5b3d1e4b88957ef8f1beb406354
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2773
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONALTropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. CinemaMúsicaEste escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Paratal, utiliza-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelostropicalistas. Estas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. As obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista paraabordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas,ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, pode revelar-nos alguns importantes aspectos identitários própriosda sociedade nacional.Palavras-chave: Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema. TROPICALISM AND CINEMA IN THE CONSTRUCTION OF A NATIONAL CULTURALIDENTITYAbstract: This paper aims to work with national identification during the times of tropicalist movement. To do sowe use two artworks from cinema trying to better illustrate the critical discursive mechanisms used by the tropicalists.These two cinematographic works are “Macunaíma”, by Joaquim Pedro de Andrade, from 1969, and “Bye ByeBrasil”, by Carlos (Cacá) Diegues, from 1979. The works clearly make use of the tropicalist aesthetics to understandthe Brazilian nation and to search for an nation identity. The utilization of cinematographic artworks, clearly brazilians,can reveal us some aspects important identity of the national society.Keywords: Tropicalism. National identity. Culture. Society. Cinema. TROPICALISMO Y CINEMA EN LA CONSTRUCIÓN DE UNA IDENTIDAD CULTURALNACIONALResumen: Este escrito intenta trabajar con la identificación nacional en la época del movimiento tropicalista. Paratal, utilizase de dos obras del cine brasileño para mejor ilustrar los mecanismos discursivos críticos usados porlos tropicalistas. Estas obras cinematográficas son “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, y “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Las obras se utilizan claramente de una estética tropicalista paraabordaren la nación brasileña y una busca de identidad nacional. La utilización de obras de arte cinematográficas,con motivos tan claramente brasileños, poden revelarnos algunos importantes aspectos propios de la identidad yde la sociedad nacional.Palabras clave: Tropicalismo. Identidad Nacional. Cultura. Sociedad. CineUniversidade Federal do Maranhão2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/277310.18764/2178-2229.v21.n2.p.97-105Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 97-1052178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2773/1571Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Walace2017-01-23T13:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2773Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2017-01-23T13:57:44Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
title TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
spellingShingle TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
Rodrigues, Walace
Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema
Música
title_short TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
title_full TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
title_fullStr TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
title_full_unstemmed TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
title_sort TROPICALISMO E CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL
author Rodrigues, Walace
author_facet Rodrigues, Walace
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Walace
dc.subject.por.fl_str_mv Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema
Música
topic Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema
Música
description Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Paratal, utiliza-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelostropicalistas. Estas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. As obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista paraabordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas,ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, pode revelar-nos alguns importantes aspectos identitários própriosda sociedade nacional.Palavras-chave: Tropicalismo. Identidade Nacional. Cultura. Sociedade. Cinema. TROPICALISM AND CINEMA IN THE CONSTRUCTION OF A NATIONAL CULTURALIDENTITYAbstract: This paper aims to work with national identification during the times of tropicalist movement. To do sowe use two artworks from cinema trying to better illustrate the critical discursive mechanisms used by the tropicalists.These two cinematographic works are “Macunaíma”, by Joaquim Pedro de Andrade, from 1969, and “Bye ByeBrasil”, by Carlos (Cacá) Diegues, from 1979. The works clearly make use of the tropicalist aesthetics to understandthe Brazilian nation and to search for an nation identity. The utilization of cinematographic artworks, clearly brazilians,can reveal us some aspects important identity of the national society.Keywords: Tropicalism. National identity. Culture. Society. Cinema. TROPICALISMO Y CINEMA EN LA CONSTRUCIÓN DE UNA IDENTIDAD CULTURALNACIONALResumen: Este escrito intenta trabajar con la identificación nacional en la época del movimiento tropicalista. Paratal, utilizase de dos obras del cine brasileño para mejor ilustrar los mecanismos discursivos críticos usados porlos tropicalistas. Estas obras cinematográficas son “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, y “ByeBye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Las obras se utilizan claramente de una estética tropicalista paraabordaren la nación brasileña y una busca de identidad nacional. La utilización de obras de arte cinematográficas,con motivos tan claramente brasileños, poden revelarnos algunos importantes aspectos propios de la identidad yde la sociedad nacional.Palabras clave: Tropicalismo. Identidad Nacional. Cultura. Sociedad. Cine
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2773
10.18764/2178-2229.v21.n2.p.97-105
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2773
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n2.p.97-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2773/1571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 97-105
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440300443238400