CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Joice Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Silvana Maria Moura da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15503
Resumo: A inclusão educacional se fundamenta em uma concepção de direitos e valores humanos, agregando inúmeras possibilidades para as pessoas com deficiência, em especial, o acesso e a permanência no âmbito educacional com equidade desde a educação infantil até a educação superior. Este estudo teve como objetivo geral analisar as concepções dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão. Optou-se pelo método fenomenológico, abordagem quanti-qualitativa, pesquisas documental, descritiva e de campo. Participaram desta pesquisa 16 professores de alunos com deficiência visual, matriculados no ano letivo de 2019 e frequentadores de cursos do Centro de Ciências Sociais da referida universidade no campus Dom Delgado. Na coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, cuja análise se voltou para a seleção do discurso de cada participante, sendo realizada uma análise fenomenológica (redução eidética) em unidades significativas. As concepções dos professores em relação à inclusão do aluno com deficiência visual na universidade selecionada contemplaram o direito ao acesso garantido desse aluno por meio do sistema de cotas, acessibilidade plena desde o ingresso do mesmo até sua permanência e a garantia para desenvolver as suas habilidades pelo potencial cognitivo desse aluno. Concluiu-se que apesar das ações desenvolvidas e dos serviços oferecidos, há necessidade de adequação em relação às acessibilidades arquitetônica, pedagógica e comunicacional para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão.Palavras-chave: Inclusão. Concepção. Docência. Deficiência visual. Educação superior. Diversidade.TEACHER CONCEPTIONS ON THE INCLUSION OF VISUAL DISABLED PUPILS IN HIGHER EDUCATIONAbstractEducational inclusion is based on a conception of human rights and values, adding countless possibilities for people with disabilities, especially access to and permanence in the educational sphere with equity from early childhood education to higher education. This study aimed at analyzing teachers' conceptions regarding the inclusion of visually impaired students at the Federal University of Maranhão. The phenomenological method, quanti-qualitative approach, documental, descriptive and field research were chosen. Sixteen professors from visually impaired students, enrolled in the 2019 school year and attending courses at the Center of Social Sciences of the referred university at the Dom Delgado campus participated in this research. The data collection was based on a semi-structured interview, whose analysis was focused on the selection of each participant's speech, with a phenomenological analysis (eidetic reduction) in significant units. The professors' conceptions regarding the inclusion of the visually impaired student in the selected university contemplated the right to guaranteed access for this student through the quota system, full accessibility from the student's entrance until his/her permanence and the guarantee to develop his/her abilities through the cognitive potential of this student. It was concluded that despite the actions developed and the services offered, there is a need for adequacy in relation to the architectural, pedagogical and communicational accessibilities for the accomplishment of the inclusion of students with visual impairment at the Federal University of Maranhão.Keywords: Inclusion. Conception. Teaching. Visual impairment. College education. Diversity.CONCEPCIONES DE PROFESORES SOBRE LA INCLUSIÓN DE ALUMNOS CON DEFICIENCIA VISUAL EM LA EDUCACIÓN SUPERIORResumenLa inclusión educacional se fundamenta en una Concepción de derechos y valores humanos, agregando innúmeras posibilidades para las personas que presentan deficiencia, en especial, el acceso y la permanencia en el ámbito educacional con equidad desde la educación infantil hasta la educación superior. Este estudio tuvo como objetivo general analizar las concepciones de los profesores con relación a la inclusión de alumnos con deficiencia visual en la Universidade Federal do Maranhão. Se optó por el método fenomenológico, abordaje cuanti-cualitativa, investigación documental, descriptiva y de campo. Participaron de esta investigación 16 profesores de alumnos con deficiencia visual, matriculados en el año lectivo de 2019 y frecuentadores de cursos del Centro de Ciencias Sociales de la referida universidad en el campus Dom Delgado. En la colecta de datos fue utilizada la entrevista semiestructurada, cuyo análisis se volcó para la selección del discurso de cada participante, fue realizada un análisis fenomenológico (reducción eidética) en unidades significativas. Las concepciones de los profesores con relación a la inclusión del alumno con deficiencia visual em la universidad seleccionada contemplaron el derecho al acceso garantizado de ese alumno por medio del sistema de cuotas, accesibilidad plena desde el ingreso de este hasta su permanencia y la garantía para desarrollar sus habilidades por el potencial cognitivo de ese alumno. Se concluyó que a pesar de las acciones desarrolladas y de los servicios ofrecidos, hay necesidad de adecuación con relación a las accesibilidades arquitectónica, pedagógica y comunicacional para a efectuación de la a inclusión de alumnos con deficiencia visual en la Universidade Federal do Maranhão.Palabras-clave: Inclusión. Concepción. Docencia. Deficiencia visual. Educación superior. Diversidad. 
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Na coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, cuja análise se voltou para a seleção do discurso de cada participante, sendo realizada uma análise fenomenológica (redução eidética) em unidades significativas. As concepções dos professores em relação à inclusão do aluno com deficiência visual na universidade selecionada contemplaram o direito ao acesso garantido desse aluno por meio do sistema de cotas, acessibilidade plena desde o ingresso do mesmo até sua permanência e a garantia para desenvolver as suas habilidades pelo potencial cognitivo desse aluno. Concluiu-se que apesar das ações desenvolvidas e dos serviços oferecidos, há necessidade de adequação em relação às acessibilidades arquitetônica, pedagógica e comunicacional para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão.Palavras-chave: Inclusão. Concepção. Docência. Deficiência visual. Educação superior. 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Diversity.CONCEPCIONES DE PROFESORES SOBRE LA INCLUSIÓN DE ALUMNOS CON DEFICIENCIA VISUAL EM LA EDUCACIÓN SUPERIORResumenLa inclusión educacional se fundamenta en una Concepción de derechos y valores humanos, agregando innúmeras posibilidades para las personas que presentan deficiencia, en especial, el acceso y la permanencia en el ámbito educacional con equidad desde la educación infantil hasta la educación superior. Este estudio tuvo como objetivo general analizar las concepciones de los profesores con relación a la inclusión de alumnos con deficiencia visual en la Universidade Federal do Maranhão. Se optó por el método fenomenológico, abordaje cuanti-cualitativa, investigación documental, descriptiva y de campo. Participaron de esta investigación 16 profesores de alumnos con deficiencia visual, matriculados en el año lectivo de 2019 y frecuentadores de cursos del Centro de Ciencias Sociales de la referida universidad en el campus Dom Delgado. En la colecta de datos fue utilizada la entrevista semiestructurada, cuyo análisis se volcó para la selección del discurso de cada participante, fue realizada un análisis fenomenológico (reducción eidética) en unidades significativas. Las concepciones de los profesores con relación a la inclusión del alumno con deficiencia visual em la universidad seleccionada contemplaron el derecho al acceso garantizado de ese alumno por medio del sistema de cuotas, accesibilidad plena desde el ingreso de este hasta su permanencia y la garantía para desarrollar sus habilidades por el potencial cognitivo de ese alumno. Se concluyó que a pesar de las acciones desarrolladas y de los servicios ofrecidos, hay necesidad de adecuación con relación a las accesibilidades arquitectónica, pedagógica y comunicacional para a efectuación de la a inclusión de alumnos con deficiencia visual en la Universidade Federal do Maranhão.Palabras-clave: Inclusión. Concepción. Docencia. Deficiencia visual. 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Na coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, cuja análise se voltou para a seleção do discurso de cada participante, sendo realizada uma análise fenomenológica (redução eidética) em unidades significativas. As concepções dos professores em relação à inclusão do aluno com deficiência visual na universidade selecionada contemplaram o direito ao acesso garantido desse aluno por meio do sistema de cotas, acessibilidade plena desde o ingresso do mesmo até sua permanência e a garantia para desenvolver as suas habilidades pelo potencial cognitivo desse aluno. Concluiu-se que apesar das ações desenvolvidas e dos serviços oferecidos, há necessidade de adequação em relação às acessibilidades arquitetônica, pedagógica e comunicacional para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão.Palavras-chave: Inclusão. Concepção. Docência. Deficiência visual. Educação superior. Diversidade.TEACHER CONCEPTIONS ON THE INCLUSION OF VISUAL DISABLED PUPILS IN HIGHER EDUCATIONAbstractEducational inclusion is based on a conception of human rights and values, adding countless possibilities for people with disabilities, especially access to and permanence in the educational sphere with equity from early childhood education to higher education. This study aimed at analyzing teachers' conceptions regarding the inclusion of visually impaired students at the Federal University of Maranhão. The phenomenological method, quanti-qualitative approach, documental, descriptive and field research were chosen. Sixteen professors from visually impaired students, enrolled in the 2019 school year and attending courses at the Center of Social Sciences of the referred university at the Dom Delgado campus participated in this research. 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