Registros iconográficos do reggae no Maranhão

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
Publication Date: 2011
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Download full: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1831
Summary: Desde os anos 1970 a música reggae originária da Jamaica chegou ao Brasil, influenciando ritmos, comportamentos e estética em algumas regiões do país. Entre as regiões do nordeste, São Luís do Maranhão é denominada Jamaica brasileira, por abrigar o maior número de espaços onde se ouve o ritmo jamaicano. Este artigo resulta de um mapeamento ainda preliminar sobre algumas imagens visuais (fachadas e interiores), dos locais onde são realizadas as atividades relacionadas ao reggae em São Luís. Inicialmente tecemos considerações sobre as origens do reggae jamaicano e suas relações com os conteúdos religiosos do rastafarianismo, em seguida analiso a expansão do ritmo em São Luís, com os componentes que caracterizam a sua especificidade, para concluir com uma análise sobre as imagens iconográficas produzidas pelos regueiros maranhenses como simbologia dessa identificação. Palavras Chave: Maranhão. Reggae. Iconografia. Cultura Afrocaribenha. Identidade Cultural Resumen Desde los años 1970 a música reggae originaria de Jamaica llegó a Brasil, influenciando ritmos, comportamientos e estética en algunas regiones del país. Entre las regiones del nordeste, São Luis de Maranhão es denominada Jamaica Brasileña por abrigar el mayor número de espacios donde se escucha el ritmo jamaicano. Este artículo es resultado de un mapeamiento aún preliminar sobre algunas imágenes visuales (fachadas e interiores) de los locales donde son realizadas las actividades relacionadas al reggae en São Luis. Inicialmente hicimos consideraciones sobre los orígenes del reggae jamaicano y sus relaciones com los contenidos religiosos del rastafarismo, a seguido analizo la exdpansión del ritmo en São Luis conlos componentes que le dan su especificidad para concluir com un análisis sobre las imágenes iconográficas producidas por los regueiros marañenses como simología de esa identificación. Palabras claves: Maranhão. Reggae. Iconografía. Cultura afrocaribeña. Identidad cultural Abstract Since the 1970s, reggae music, originally from Jamaica, arrived in Brazil, influencing rhythms, behaviors and aesthetics in some regions of the country. Among the northeastern regions, Sao Luis do Maranhao is named Brazilian Jamaica for having housed the largest number of places where one hears the Jamaican rhythm. This article results from a preliminary mapping about some visual images (facades and interiors), of sites where activities are carried out to reggae in San Luis. Initially we consider the origins of Jamaican reggae and its relations with the religious content of Rastafarianism, then analyze the pace of reggae expansion in San Luis, with the components that characterize its specificity, concluding with an analysis of the iconographic images produced by reggae musicians from Maranhão state as a simbology of identification. Key-words: Maranhão. Reggae. Iconography. Afro-Caribbean culture. Cultural Identity
id UFMA-6_0dbe10ea06fc1f6fa02af0f8e277a8cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1831
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling Registros iconográficos do reggae no MaranhãoReggaeCultura negra e Cultura negraDesde os anos 1970 a música reggae originária da Jamaica chegou ao Brasil, influenciando ritmos, comportamentos e estética em algumas regiões do país. Entre as regiões do nordeste, São Luís do Maranhão é denominada Jamaica brasileira, por abrigar o maior número de espaços onde se ouve o ritmo jamaicano. Este artigo resulta de um mapeamento ainda preliminar sobre algumas imagens visuais (fachadas e interiores), dos locais onde são realizadas as atividades relacionadas ao reggae em São Luís. Inicialmente tecemos considerações sobre as origens do reggae jamaicano e suas relações com os conteúdos religiosos do rastafarianismo, em seguida analiso a expansão do ritmo em São Luís, com os componentes que caracterizam a sua especificidade, para concluir com uma análise sobre as imagens iconográficas produzidas pelos regueiros maranhenses como simbologia dessa identificação. Palavras Chave: Maranhão. Reggae. Iconografia. Cultura Afrocaribenha. Identidade Cultural Resumen Desde los años 1970 a música reggae originaria de Jamaica llegó a Brasil, influenciando ritmos, comportamientos e estética en algunas regiones del país. Entre las regiones del nordeste, São Luis de Maranhão es denominada Jamaica Brasileña por abrigar el mayor número de espacios donde se escucha el ritmo jamaicano. Este artículo es resultado de un mapeamiento aún preliminar sobre algunas imágenes visuales (fachadas e interiores) de los locales donde son realizadas las actividades relacionadas al reggae en São Luis. Inicialmente hicimos consideraciones sobre los orígenes del reggae jamaicano y sus relaciones com los contenidos religiosos del rastafarismo, a seguido analizo la exdpansión del ritmo en São Luis conlos componentes que le dan su especificidad para concluir com un análisis sobre las imágenes iconográficas producidas por los regueiros marañenses como simología de esa identificación. Palabras claves: Maranhão. Reggae. Iconografía. Cultura afrocaribeña. Identidad cultural Abstract Since the 1970s, reggae music, originally from Jamaica, arrived in Brazil, influencing rhythms, behaviors and aesthetics in some regions of the country. Among the northeastern regions, Sao Luis do Maranhao is named Brazilian Jamaica for having housed the largest number of places where one hears the Jamaican rhythm. This article results from a preliminary mapping about some visual images (facades and interiors), of sites where activities are carried out to reggae in San Luis. Initially we consider the origins of Jamaican reggae and its relations with the religious content of Rastafarianism, then analyze the pace of reggae expansion in San Luis, with the components that characterize its specificity, concluding with an analysis of the iconographic images produced by reggae musicians from Maranhão state as a simbology of identification. Key-words: Maranhão. Reggae. Iconography. Afro-Caribbean culture. Cultural IdentityUniversidade Federal do Maranhão2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1831Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1831/1438Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Benedito Rodrigues da2016-10-11T11:01:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1831Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:01:10Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Registros iconográficos do reggae no Maranhão
title Registros iconográficos do reggae no Maranhão
spellingShingle Registros iconográficos do reggae no Maranhão
Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
Reggae
Cultura negra e Cultura negra
title_short Registros iconográficos do reggae no Maranhão
title_full Registros iconográficos do reggae no Maranhão
title_fullStr Registros iconográficos do reggae no Maranhão
title_full_unstemmed Registros iconográficos do reggae no Maranhão
title_sort Registros iconográficos do reggae no Maranhão
author Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
author_facet Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Reggae
Cultura negra e Cultura negra
topic Reggae
Cultura negra e Cultura negra
description Desde os anos 1970 a música reggae originária da Jamaica chegou ao Brasil, influenciando ritmos, comportamentos e estética em algumas regiões do país. Entre as regiões do nordeste, São Luís do Maranhão é denominada Jamaica brasileira, por abrigar o maior número de espaços onde se ouve o ritmo jamaicano. Este artigo resulta de um mapeamento ainda preliminar sobre algumas imagens visuais (fachadas e interiores), dos locais onde são realizadas as atividades relacionadas ao reggae em São Luís. Inicialmente tecemos considerações sobre as origens do reggae jamaicano e suas relações com os conteúdos religiosos do rastafarianismo, em seguida analiso a expansão do ritmo em São Luís, com os componentes que caracterizam a sua especificidade, para concluir com uma análise sobre as imagens iconográficas produzidas pelos regueiros maranhenses como simbologia dessa identificação. Palavras Chave: Maranhão. Reggae. Iconografia. Cultura Afrocaribenha. Identidade Cultural Resumen Desde los años 1970 a música reggae originaria de Jamaica llegó a Brasil, influenciando ritmos, comportamientos e estética en algunas regiones del país. Entre las regiones del nordeste, São Luis de Maranhão es denominada Jamaica Brasileña por abrigar el mayor número de espacios donde se escucha el ritmo jamaicano. Este artículo es resultado de un mapeamiento aún preliminar sobre algunas imágenes visuales (fachadas e interiores) de los locales donde son realizadas las actividades relacionadas al reggae en São Luis. Inicialmente hicimos consideraciones sobre los orígenes del reggae jamaicano y sus relaciones com los contenidos religiosos del rastafarismo, a seguido analizo la exdpansión del ritmo en São Luis conlos componentes que le dan su especificidad para concluir com un análisis sobre las imágenes iconográficas producidas por los regueiros marañenses como simología de esa identificación. Palabras claves: Maranhão. Reggae. Iconografía. Cultura afrocaribeña. Identidad cultural Abstract Since the 1970s, reggae music, originally from Jamaica, arrived in Brazil, influencing rhythms, behaviors and aesthetics in some regions of the country. Among the northeastern regions, Sao Luis do Maranhao is named Brazilian Jamaica for having housed the largest number of places where one hears the Jamaican rhythm. This article results from a preliminary mapping about some visual images (facades and interiors), of sites where activities are carried out to reggae in San Luis. Initially we consider the origins of Jamaican reggae and its relations with the religious content of Rastafarianism, then analyze the pace of reggae expansion in San Luis, with the components that characterize its specificity, concluding with an analysis of the iconographic images produced by reggae musicians from Maranhão state as a simbology of identification. Key-words: Maranhão. Reggae. Iconography. Afro-Caribbean culture. Cultural Identity
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1831
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1831/1438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321222293913600