TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rezende, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736
Resumo: Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas. This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted.
id UFMG-11_005a9a2b3b257af06b08a884aeb215d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34736
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHERTecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas. This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3473610.1590/1983-21172011130316Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736/27427Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Duarte, MarciaRezende, Flavia 2021-06-19T23:37:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34736Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T23:37:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
title TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
spellingShingle TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
Duarte, Marcia
Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.
title_short TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
title_full TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
title_fullStr TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
title_sort TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
author Duarte, Marcia
author_facet Duarte, Marcia
Rezende, Flavia
author_role author
author2 Rezende, Flavia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Marcia
Rezende, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.
description Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas. This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736
10.1590/1983-21172011130316
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736/27427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165057597440