TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736 |
Resumo: | Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas. This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted. |
id |
UFMG-11_005a9a2b3b257af06b08a884aeb215d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34736 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHERTecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas. This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3473610.1590/1983-21172011130316Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736/27427Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Duarte, MarciaRezende, Flavia 2021-06-19T23:37:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34736Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T23:37:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
title |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER Duarte, Marcia Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências. |
title_short |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
title_full |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
title_sort |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: INFORMATION TECHNOLOGY AND QUALITY OF EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF A SCIENCE TEACHER |
author |
Duarte, Marcia |
author_facet |
Duarte, Marcia Rezende, Flavia |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Flavia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Marcia Rezende, Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências. |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências. |
description |
Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas. This study aimed to understand the meanings attributed to the relationship between the use of information and communication technology (ICT) and the quality of science education in the voice of a science teacher who works in a school with material and pedagogical structure to incorporate these tools. We used the theory of voices by M. Bakhtin to analyse the discourse. We observed that the use of ICT is seen as educational quality because it provides access to content, and although it does not represent innovating pedagogical proposals it is associated with increased of student motivation. The analysis also showed that this relationship is structured by the different educational realities in which ICT are inserted. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736 10.1590/1983-21172011130316 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34736/27427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165057597440 |