ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Luciana Passos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kasseboehmer, Ana Claudia, Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34028
Resumo: Estudos sobre argumentação são recentes na área de pesquisa em Educação em Ciências, existindo ainda muitos aspectos não explorados. Entre as questões a considerar estão: "É a qualidade da argumentação determinada pela presença de elementos como justificativas e qualificadores modais ou pelo grau de persuasão dos argumentos?"; "Os professores de ciências devem ensinar os alunos a argumentar?". Este estudo investiga a potencialidade do ensino da estrutura de um "bom" argumento, baseado no Esquema de Argumento de Toulmin, como apoio ao desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química. Os resultados indicam que esse tipo de intervenção didática oferece subsídios para o desenvolvimento das referidas habilidades. Argumentation is a recent focus in science education research, so there are many areas requiring further research. Questions that need to be addressed include the following: "Is the quality of argumentation determined by the presence of particular elements such as warrants and qualifiers or by the level of persuasiveness of the arguments?"; "Should science educators teach argumentation?" This study examines the effects of teaching the appropriate structure of scientific arguments based on Toulmin's argument scheme to support the development of argumentation skills in undergraduate chemistry students. Results provide indication that this kind of intervention may support the development of argumentation skills in chemistry students.
id UFMG-11_5bd93671bdd7196e4e6ee29cfb70389e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34028
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIESArgumentação; Química; Ensino Superior.Estudos sobre argumentação são recentes na área de pesquisa em Educação em Ciências, existindo ainda muitos aspectos não explorados. Entre as questões a considerar estão: "É a qualidade da argumentação determinada pela presença de elementos como justificativas e qualificadores modais ou pelo grau de persuasão dos argumentos?"; "Os professores de ciências devem ensinar os alunos a argumentar?". Este estudo investiga a potencialidade do ensino da estrutura de um "bom" argumento, baseado no Esquema de Argumento de Toulmin, como apoio ao desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química. Os resultados indicam que esse tipo de intervenção didática oferece subsídios para o desenvolvimento das referidas habilidades. Argumentation is a recent focus in science education research, so there are many areas requiring further research. Questions that need to be addressed include the following: "Is the quality of argumentation determined by the presence of particular elements such as warrants and qualifiers or by the level of persuasiveness of the arguments?"; "Should science educators teach argumentation?" This study examines the effects of teaching the appropriate structure of scientific arguments based on Toulmin's argument scheme to support the development of argumentation skills in undergraduate chemistry students. Results provide indication that this kind of intervention may support the development of argumentation skills in chemistry students.CECIMIG-FaE-UFMG2014-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3402810.1590/1983-21172014160307 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34028/27092Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSá, Luciana Passos Kasseboehmer, Ana Claudia Queiroz, Salete Linhares 2021-05-19T23:48:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34028Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-19T23:48:43Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
title ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
spellingShingle ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
Sá, Luciana Passos
Argumentação; Química; Ensino Superior.
title_short ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
title_full ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
title_fullStr ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
title_full_unstemmed ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
title_sort ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES: TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIES
author Sá, Luciana Passos
author_facet Sá, Luciana Passos
Kasseboehmer, Ana Claudia
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Kasseboehmer, Ana Claudia
Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Luciana Passos
Kasseboehmer, Ana Claudia
Queiroz, Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação; Química; Ensino Superior.
topic Argumentação; Química; Ensino Superior.
description Estudos sobre argumentação são recentes na área de pesquisa em Educação em Ciências, existindo ainda muitos aspectos não explorados. Entre as questões a considerar estão: "É a qualidade da argumentação determinada pela presença de elementos como justificativas e qualificadores modais ou pelo grau de persuasão dos argumentos?"; "Os professores de ciências devem ensinar os alunos a argumentar?". Este estudo investiga a potencialidade do ensino da estrutura de um "bom" argumento, baseado no Esquema de Argumento de Toulmin, como apoio ao desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química. Os resultados indicam que esse tipo de intervenção didática oferece subsídios para o desenvolvimento das referidas habilidades. Argumentation is a recent focus in science education research, so there are many areas requiring further research. Questions that need to be addressed include the following: "Is the quality of argumentation determined by the presence of particular elements such as warrants and qualifiers or by the level of persuasiveness of the arguments?"; "Should science educators teach argumentation?" This study examines the effects of teaching the appropriate structure of scientific arguments based on Toulmin's argument scheme to support the development of argumentation skills in undergraduate chemistry students. Results provide indication that this kind of intervention may support the development of argumentation skills in chemistry students.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34028
10.1590/1983-21172014160307
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34028
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34028/27092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164532260864