Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mesquita, José Marcos Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718
Resumo: A partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. 
id UFMG-16_f53ccc79b5809082a603f2501110ff3d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3718
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finaismedicamento genéricoimagemprodutoanálise fatorialA partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. Federal University of Minas Gerais2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/371810.29149/mtr.v1i1.3718Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718/1813Copyright (c) 2016 Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado, José Marcos Carvalho de Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Álvaro Dornelles Cordeiro ValadaresMesquita, José Marcos Carvalho de2019-09-07T01:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3718Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:57Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
title Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
spellingShingle Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares
medicamento genérico
imagem
produto
análise fatorial
title_short Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
title_full Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
title_fullStr Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
title_full_unstemmed Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
title_sort Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
author Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares
author_facet Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares
Mesquita, José Marcos Carvalho de
author_role author
author2 Mesquita, José Marcos Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares
Mesquita, José Marcos Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv medicamento genérico
imagem
produto
análise fatorial
topic medicamento genérico
imagem
produto
análise fatorial
description A partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718
10.29149/mtr.v1i1.3718
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v1i1.3718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718/1813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado, José Marcos Carvalho de Mesquita
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado, José Marcos Carvalho de Mesquita
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)
Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v1i1
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033431744512