Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718 |
Resumo: | A partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. |
id |
UFMG-16_f53ccc79b5809082a603f2501110ff3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3718 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finaismedicamento genéricoimagemprodutoanálise fatorialA partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. Federal University of Minas Gerais2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/371810.29149/mtr.v1i1.3718Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718/1813Copyright (c) 2016 Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado, José Marcos Carvalho de Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Álvaro Dornelles Cordeiro ValadaresMesquita, José Marcos Carvalho de2019-09-07T01:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3718Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:57Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
title |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
spellingShingle |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares medicamento genérico imagem produto análise fatorial |
title_short |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
title_full |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
title_fullStr |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
title_sort |
Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais |
author |
Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares |
author_facet |
Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Mesquita, José Marcos Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, José Marcos Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Mesquita, José Marcos Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
medicamento genérico imagem produto análise fatorial |
topic |
medicamento genérico imagem produto análise fatorial |
description |
A partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718 10.29149/mtr.v1i1.3718 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v1i1.3718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3718/1813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado, José Marcos Carvalho de Mesquita info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado, José Marcos Carvalho de Mesquita |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016) Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v1i1 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033431744512 |