Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545 |
Resumo: | Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central. |
id |
UFMG-19_b66c78477ef9b004fcae7a2cb9088df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/545 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do BrasilTransparênciaImagem InstitucionalBanco Central.Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.CEPEAD/FACE - UFMG2009-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/54510.21171/ges.v1i1.545Management & Society Electronic Journal; Vol. 1 No. 1 (2007): janeiro/junhoGestão e Sociedade; v. 1 n. 1 (2007): janeiro/junho1980-575610.21171/ges.v1i1reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545/524Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Jorge Augusto de Sá Brito2016-12-28T16:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/545Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:20Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
title |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
spellingShingle |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito Transparência Imagem Institucional Banco Central. |
title_short |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
title_full |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
title_fullStr |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
title_full_unstemmed |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
title_sort |
Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil |
author |
Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito |
author_facet |
Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transparência Imagem Institucional Banco Central. |
topic |
Transparência Imagem Institucional Banco Central. |
description |
Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545 10.21171/ges.v1i1.545 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v1i1.545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545/524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 1 No. 1 (2007): janeiro/junho Gestão e Sociedade; v. 1 n. 1 (2007): janeiro/junho 1980-5756 10.21171/ges.v1i1 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067418857635840 |