Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545
Resumo: Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.
id UFMG-19_b66c78477ef9b004fcae7a2cb9088df5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/545
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do BrasilTransparênciaImagem InstitucionalBanco Central.Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.CEPEAD/FACE - UFMG2009-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/54510.21171/ges.v1i1.545Management & Society Electronic Journal; Vol. 1 No. 1 (2007): janeiro/junhoGestão e Sociedade; v. 1 n. 1 (2007): janeiro/junho1980-575610.21171/ges.v1i1reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545/524Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Jorge Augusto de Sá Brito2016-12-28T16:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/545Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:20Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
title Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
spellingShingle Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito
Transparência
Imagem Institucional
Banco Central.
title_short Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
title_full Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
title_fullStr Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
title_full_unstemmed Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
title_sort Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
author Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito
author_facet Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Transparência
Imagem Institucional
Banco Central.
topic Transparência
Imagem Institucional
Banco Central.
description Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545
10.21171/ges.v1i1.545
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545
identifier_str_mv 10.21171/ges.v1i1.545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/545/524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 1 No. 1 (2007): janeiro/junho
Gestão e Sociedade; v. 1 n. 1 (2007): janeiro/junho
1980-5756
10.21171/ges.v1i1
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067418857635840