A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Lemuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Antônio Nunes, Machado, Vandresa Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/690
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a inserção feminina no corpo funcional, cargos de chefia e funções de conselho a partir da análise do Balanço Social e das Informações Anuais (IAN’s) da Companhia Energética do Paraná, COPEL. A pesquisa delimitada pelos período de 1999 a 2006 está suportada por materiais bibliográficos, bases de dados virtuais, documentos e artigos relacionados. Os achados do estudo permitem inferir que, no período analisado, tem-se que a participação das mulheres no corpo funcional da COPEL permanece próxima a 17,5%. A participação na chefia foi em média 6,1%. Para os cargos do Conselho de Administração, a média foi de 4,7%. Não foi possível encontrar evidência de participação feminina no Conselho Fiscal nem nas diretorias a partir dos IAN’s. No estudo pode-se verificar que o quadro de inclusão da mulher na COPEL não acompanhou a evolução da PEA feminina das 4 maiores regiões metropolitanas brasileiras, apresentando médias de participação inferiores à participação feminina na PEA no período de 2002 a 2006. Sugere-se a ampliação de pesquisas relacionadas ao tema da inserção vertical de gênero nas empresas, a fim de obter maiores evidências para o setor elétrico e demais setores no Brasil.
id UFMG-19_b8736f86c048124503b84ffa42b4ebb8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/690
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)GêneroParticipação FemininaRecursos HumanosPopulação Economicamente Ativa (PEA)O objetivo deste trabalho é avaliar a inserção feminina no corpo funcional, cargos de chefia e funções de conselho a partir da análise do Balanço Social e das Informações Anuais (IAN’s) da Companhia Energética do Paraná, COPEL. A pesquisa delimitada pelos período de 1999 a 2006 está suportada por materiais bibliográficos, bases de dados virtuais, documentos e artigos relacionados. Os achados do estudo permitem inferir que, no período analisado, tem-se que a participação das mulheres no corpo funcional da COPEL permanece próxima a 17,5%. A participação na chefia foi em média 6,1%. Para os cargos do Conselho de Administração, a média foi de 4,7%. Não foi possível encontrar evidência de participação feminina no Conselho Fiscal nem nas diretorias a partir dos IAN’s. No estudo pode-se verificar que o quadro de inclusão da mulher na COPEL não acompanhou a evolução da PEA feminina das 4 maiores regiões metropolitanas brasileiras, apresentando médias de participação inferiores à participação feminina na PEA no período de 2002 a 2006. Sugere-se a ampliação de pesquisas relacionadas ao tema da inserção vertical de gênero nas empresas, a fim de obter maiores evidências para o setor elétrico e demais setores no Brasil.CEPEAD/FACE - UFMG2009-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/69010.21171/ges.v3i5.690Management & Society Electronic Journal; Vol. 3 No. 5 (2009): janeiro/junho; 95-113Gestão e Sociedade; v. 3 n. 5 (2009): janeiro/junho; 95-1131980-575610.21171/ges.v3i5reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/690/708Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, LemuelPereira, Antônio NunesMachado, Vandresa Lúcia2016-12-28T16:12:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/690Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:24Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
title A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
spellingShingle A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
Brasil, Lemuel
Gênero
Participação Feminina
Recursos Humanos
População Economicamente Ativa (PEA)
title_short A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
title_full A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
title_fullStr A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
title_sort A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)
author Brasil, Lemuel
author_facet Brasil, Lemuel
Pereira, Antônio Nunes
Machado, Vandresa Lúcia
author_role author
author2 Pereira, Antônio Nunes
Machado, Vandresa Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Lemuel
Pereira, Antônio Nunes
Machado, Vandresa Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Participação Feminina
Recursos Humanos
População Economicamente Ativa (PEA)
topic Gênero
Participação Feminina
Recursos Humanos
População Economicamente Ativa (PEA)
description O objetivo deste trabalho é avaliar a inserção feminina no corpo funcional, cargos de chefia e funções de conselho a partir da análise do Balanço Social e das Informações Anuais (IAN’s) da Companhia Energética do Paraná, COPEL. A pesquisa delimitada pelos período de 1999 a 2006 está suportada por materiais bibliográficos, bases de dados virtuais, documentos e artigos relacionados. Os achados do estudo permitem inferir que, no período analisado, tem-se que a participação das mulheres no corpo funcional da COPEL permanece próxima a 17,5%. A participação na chefia foi em média 6,1%. Para os cargos do Conselho de Administração, a média foi de 4,7%. Não foi possível encontrar evidência de participação feminina no Conselho Fiscal nem nas diretorias a partir dos IAN’s. No estudo pode-se verificar que o quadro de inclusão da mulher na COPEL não acompanhou a evolução da PEA feminina das 4 maiores regiões metropolitanas brasileiras, apresentando médias de participação inferiores à participação feminina na PEA no período de 2002 a 2006. Sugere-se a ampliação de pesquisas relacionadas ao tema da inserção vertical de gênero nas empresas, a fim de obter maiores evidências para o setor elétrico e demais setores no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/690
10.21171/ges.v3i5.690
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/690
identifier_str_mv 10.21171/ges.v3i5.690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/690/708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 3 No. 5 (2009): janeiro/junho; 95-113
Gestão e Sociedade; v. 3 n. 5 (2009): janeiro/junho; 95-113
1980-5756
10.21171/ges.v3i5
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067418928939008