Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andréa Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Diego Maradona Souza da, Oliveira, Marta Raquel Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386
Resumo: Aborda os impactos da Web 2.0 e da cibercultura no ambiente coorporativo, considerando as novas possibilidades que as ferramentas da Web 2.0 oferecem para intercambiar informações, favorecendo a democracia na rede ao estimular o contínuo diálogo entre os web atores e dinamizar sua interação informações e organizações. Neste sentido, objetiva discutir os impactos da exposição e utilização da Web 2.0 no ambiente profissional. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas, em documentos impressos e eletrônicos, sobre o tema. Destaca os usos que as empresas brasileiras fazem das redes sociais, incluindo o monitoramento de seus funcionários para evitar abusos, perda de produtividade e a contaminação dos computadores por vírus. Explica que, diante das possibilidades de uso das redes sociais no meio corporativo, comunidades virtuais profissionais como Linkedln Plaxo e Naymz vêm crescendo continuamente. Considera que o uso das redes sociais no trabalho pode ser saudável, desde que as organizações estabeleçam um tempo para que os funcionários naveguem nestes ambientes. Assim, conclui que organizações e empregados necessitam encontrar um ponto de equilíbrio e de consenso no uso das redes sociais no ambiente corporativo, visto que o gerenciamento dos canais de mídia social representa um caminho que fortalece as relações interpessoais do individuo e da empresa com o público interno e externo. Palavras–chave: Web 2.0. Redes Sociais. Ambiente profissional. Produtividade.
id UFMG-20_ccd19bd8171e450eb3ae9176708aefd3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/17386
network_acronym_str UFMG-20
network_name_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?Aborda os impactos da Web 2.0 e da cibercultura no ambiente coorporativo, considerando as novas possibilidades que as ferramentas da Web 2.0 oferecem para intercambiar informações, favorecendo a democracia na rede ao estimular o contínuo diálogo entre os web atores e dinamizar sua interação informações e organizações. Neste sentido, objetiva discutir os impactos da exposição e utilização da Web 2.0 no ambiente profissional. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas, em documentos impressos e eletrônicos, sobre o tema. Destaca os usos que as empresas brasileiras fazem das redes sociais, incluindo o monitoramento de seus funcionários para evitar abusos, perda de produtividade e a contaminação dos computadores por vírus. Explica que, diante das possibilidades de uso das redes sociais no meio corporativo, comunidades virtuais profissionais como Linkedln Plaxo e Naymz vêm crescendo continuamente. Considera que o uso das redes sociais no trabalho pode ser saudável, desde que as organizações estabeleçam um tempo para que os funcionários naveguem nestes ambientes. Assim, conclui que organizações e empregados necessitam encontrar um ponto de equilíbrio e de consenso no uso das redes sociais no ambiente corporativo, visto que o gerenciamento dos canais de mídia social representa um caminho que fortalece as relações interpessoais do individuo e da empresa com o público interno e externo. Palavras–chave: Web 2.0. Redes Sociais. Ambiente profissional. Produtividade.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2014-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 20132237-6658reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386/14168Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Andréa VasconcelosSilva, Diego Maradona Souza daOliveira, Marta Raquel Santos de2023-04-10T15:57:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/17386Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oaimoci@eci.ufmg.br2237-66582237-6658opendoar:2023-04-10T15:57:38Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
title Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
spellingShingle Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
Carvalho, Andréa Vasconcelos
title_short Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
title_full Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
title_fullStr Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
title_full_unstemmed Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
title_sort Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?
author Carvalho, Andréa Vasconcelos
author_facet Carvalho, Andréa Vasconcelos
Silva, Diego Maradona Souza da
Oliveira, Marta Raquel Santos de
author_role author
author2 Silva, Diego Maradona Souza da
Oliveira, Marta Raquel Santos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andréa Vasconcelos
Silva, Diego Maradona Souza da
Oliveira, Marta Raquel Santos de
description Aborda os impactos da Web 2.0 e da cibercultura no ambiente coorporativo, considerando as novas possibilidades que as ferramentas da Web 2.0 oferecem para intercambiar informações, favorecendo a democracia na rede ao estimular o contínuo diálogo entre os web atores e dinamizar sua interação informações e organizações. Neste sentido, objetiva discutir os impactos da exposição e utilização da Web 2.0 no ambiente profissional. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas, em documentos impressos e eletrônicos, sobre o tema. Destaca os usos que as empresas brasileiras fazem das redes sociais, incluindo o monitoramento de seus funcionários para evitar abusos, perda de produtividade e a contaminação dos computadores por vírus. Explica que, diante das possibilidades de uso das redes sociais no meio corporativo, comunidades virtuais profissionais como Linkedln Plaxo e Naymz vêm crescendo continuamente. Considera que o uso das redes sociais no trabalho pode ser saudável, desde que as organizações estabeleçam um tempo para que os funcionários naveguem nestes ambientes. Assim, conclui que organizações e empregados necessitam encontrar um ponto de equilíbrio e de consenso no uso das redes sociais no ambiente corporativo, visto que o gerenciamento dos canais de mídia social representa um caminho que fortalece as relações interpessoais do individuo e da empresa com o público interno e externo. Palavras–chave: Web 2.0. Redes Sociais. Ambiente profissional. Produtividade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386/14168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
2237-6658
reponame:Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
collection Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv moci@eci.ufmg.br
_version_ 1796797463765450752