O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Ada Ávila
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972
Resumo: O estudo originou-se da reitoria de uma universidade preocupada em compreender a elevada prevalência de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) entre os funcionários dos restaurantes universitários e estabelecer medidas de prevenção para os problemas identificados. As trabalhadoras com LER são também as mais experientes. Elas respondem aos imprevistos e gerem os efeitos dos meios inadequados de produção. Agindo assim, as trabalhadoras experientes são reconhecidas pelos seus pares, o que lhes conferem um lugar “privilegiado” na produção: os membros do coletivo de trabalho, de maneira informal, repartem entre si as tarefas, respeitando as deficiências e competências de cada um deles.
id UFMG-23_08c3283ef11389a464cfdd2bf2eaf409
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8972
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHOsaber-fazersaúdelesões por esforços repetitivos O estudo originou-se da reitoria de uma universidade preocupada em compreender a elevada prevalência de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) entre os funcionários dos restaurantes universitários e estabelecer medidas de prevenção para os problemas identificados. As trabalhadoras com LER são também as mais experientes. Elas respondem aos imprevistos e gerem os efeitos dos meios inadequados de produção. Agindo assim, as trabalhadoras experientes são reconhecidas pelos seus pares, o que lhes conferem um lugar “privilegiado” na produção: os membros do coletivo de trabalho, de maneira informal, repartem entre si as tarefas, respeitando as deficiências e competências de cada um deles.Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 35-49Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 35-49Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 35-49Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 35-492238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972/6459Assunção, Ada Ávilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8972Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:45Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
title O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
spellingShingle O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
Assunção, Ada Ávila
saber-fazer
saúde
lesões por esforços repetitivos
title_short O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
title_full O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
title_fullStr O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
title_full_unstemmed O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
title_sort O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO PELA EXPERIÊNCIA COMPENSA AS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PROVOCADAS PELAS CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO
author Assunção, Ada Ávila
author_facet Assunção, Ada Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Ada Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv saber-fazer
saúde
lesões por esforços repetitivos
topic saber-fazer
saúde
lesões por esforços repetitivos
description O estudo originou-se da reitoria de uma universidade preocupada em compreender a elevada prevalência de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) entre os funcionários dos restaurantes universitários e estabelecer medidas de prevenção para os problemas identificados. As trabalhadoras com LER são também as mais experientes. Elas respondem aos imprevistos e gerem os efeitos dos meios inadequados de produção. Agindo assim, as trabalhadoras experientes são reconhecidas pelos seus pares, o que lhes conferem um lugar “privilegiado” na produção: os membros do coletivo de trabalho, de maneira informal, repartem entre si as tarefas, respeitando as deficiências e competências de cada um deles.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8972/6459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 35-49
Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 35-49
Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 35-49
Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 35-49
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512212975616