O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Margareth
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Eloisa Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981
Resumo: O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado  em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas.
id UFMG-23_1369c77d20b25cb29a2306a6aff6c6c8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8981
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVASsujeitosaberrelação do sujeito com o saberpráticas educativas O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado  em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas.Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 137-150Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 137-150Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 137-150Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 137-1502238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981/6468Diniz, MargarethSantos, Eloisa Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8981Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:45Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
spellingShingle O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Diniz, Margareth
sujeito
saber
relação do sujeito com o saber
práticas educativas
title_short O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_full O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_fullStr O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_full_unstemmed O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_sort O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
author Diniz, Margareth
author_facet Diniz, Margareth
Santos, Eloisa Helena
author_role author
author2 Santos, Eloisa Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Margareth
Santos, Eloisa Helena
dc.subject.por.fl_str_mv sujeito
saber
relação do sujeito com o saber
práticas educativas
topic sujeito
saber
relação do sujeito com o saber
práticas educativas
description O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado  em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981/6468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 137-150
Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 137-150
Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 137-150
Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 137-150
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512224509952