POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Erika Lemes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Nelson Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657
Resumo: This article presents the results of the research on the technical courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Morrinhos with the objective to analyze the process of professional insertion of the egresses of technical courses from the period of 2010 to 2014. The professional and technological education constitutes on a public policy focused on the integration between education and the demands of economic and social development at local and regional level. It is a research of an analytical nature, with a quantitative approach of the data collected. The information was obtained through the application of questionnaires to two groups of informants, being: egresses of technical courses with adhesion of 98, represented 44% and 11 employers from the Morrinhos - GO region. It was verified that 65% of the egresses are working, 30% work in their area of technical graduation, 86% have continued their studies and 53% declared that they are attending or have completed a higher education course related to technical formation. Employers were unanimous in stating that technical training represents a differential in the employee’s curriculum at the time of job selection and most of them are satisfied with the professional performance presented by contracted technicians. The development of this research indicated the need to deepen the institutional discussions about the curricular matrix of the technical courses; the areas of courses offered and greater integration between educational institutions and the productive sector, seeking the efficiency and feedback of educational policies focused on professional and technological education. ___Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre os cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos, com o objetivo de analisar o processo de inserção profissional dos egressos de cursos técnicos concluintes no período de 2010 a 2014. A Educação Profissional e Tecnológica constitui-se em uma política pública voltada para a integração entre o ensino e as demandas de desenvolvimento econômico e social, em âmbito local e regional. Trata-se de pesquisa de natureza analítica, com abordagem quantitativa dos dados coletados. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionários a dois grupos de informantes, sendo eles: egressos de cursos técnicos com adesão de 98, representado 44%, e 11 empregadores da região de Morrinhos - GO. Verificou-se que 65% dos egressos estão trabalhando, 30% atuam em sua área de formação técnica, 86% deram continuidade aos estudos e 53% declararam estar frequentando ou terem concluído curso superior em área correlata à da formação técnica. Os empregadores foram unânimes ao afirmar que a formação técnica representa diferencial no currículo do trabalhador no momento da seleção de emprego, e a maioria deles está satisfeita com o desempenho profissional apresentado pelos técnicos contratados. O desenvolvimento desta pesquisa indicou a necessidade de aprofundamento nas discussões institucionais sobre a matriz curricular dos cursos técnicos, as áreas dos cursos ofertados e maior integração entre as instituições de ensino e o setor produtivo, buscando a eficiência e a retroalimentação das políticas educacionais voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica. 
id UFMG-23_4dd03eba7fd47bce2611fce7458848bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9657
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor marketCursos técnicosQualificação profissionalDesenvolvimento regionalTechnical coursesProfessional qualificationRegional development300 - Ciências sociaisThis article presents the results of the research on the technical courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Morrinhos with the objective to analyze the process of professional insertion of the egresses of technical courses from the period of 2010 to 2014. The professional and technological education constitutes on a public policy focused on the integration between education and the demands of economic and social development at local and regional level. It is a research of an analytical nature, with a quantitative approach of the data collected. The information was obtained through the application of questionnaires to two groups of informants, being: egresses of technical courses with adhesion of 98, represented 44% and 11 employers from the Morrinhos - GO region. It was verified that 65% of the egresses are working, 30% work in their area of technical graduation, 86% have continued their studies and 53% declared that they are attending or have completed a higher education course related to technical formation. Employers were unanimous in stating that technical training represents a differential in the employee’s curriculum at the time of job selection and most of them are satisfied with the professional performance presented by contracted technicians. The development of this research indicated the need to deepen the institutional discussions about the curricular matrix of the technical courses; the areas of courses offered and greater integration between educational institutions and the productive sector, seeking the efficiency and feedback of educational policies focused on professional and technological education. ___Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre os cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos, com o objetivo de analisar o processo de inserção profissional dos egressos de cursos técnicos concluintes no período de 2010 a 2014. A Educação Profissional e Tecnológica constitui-se em uma política pública voltada para a integração entre o ensino e as demandas de desenvolvimento econômico e social, em âmbito local e regional. Trata-se de pesquisa de natureza analítica, com abordagem quantitativa dos dados coletados. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionários a dois grupos de informantes, sendo eles: egressos de cursos técnicos com adesão de 98, representado 44%, e 11 empregadores da região de Morrinhos - GO. Verificou-se que 65% dos egressos estão trabalhando, 30% atuam em sua área de formação técnica, 86% deram continuidade aos estudos e 53% declararam estar frequentando ou terem concluído curso superior em área correlata à da formação técnica. Os empregadores foram unânimes ao afirmar que a formação técnica representa diferencial no currículo do trabalhador no momento da seleção de emprego, e a maioria deles está satisfeita com o desempenho profissional apresentado pelos técnicos contratados. O desenvolvimento desta pesquisa indicou a necessidade de aprofundamento nas discussões institucionais sobre a matriz curricular dos cursos técnicos, as áreas dos cursos ofertados e maior integração entre as instituições de ensino e o setor produtivo, buscando a eficiência e a retroalimentação das políticas educacionais voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica. Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 171-187Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 171-187Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 171-187Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 171-1872238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657/6847Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Erika Lemes deBarbosa, Nelson Bezerra2019-02-01T19:53:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9657Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:08Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
title POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
Andrade, Erika Lemes de
Cursos técnicos
Qualificação profissional
Desenvolvimento regional
Technical courses
Professional qualification
Regional development
300 - Ciências sociais
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | Public policies of professional education and the insertion of demands in the labor market
author Andrade, Erika Lemes de
author_facet Andrade, Erika Lemes de
Barbosa, Nelson Bezerra
author_role author
author2 Barbosa, Nelson Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Erika Lemes de
Barbosa, Nelson Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos técnicos
Qualificação profissional
Desenvolvimento regional
Technical courses
Professional qualification
Regional development
300 - Ciências sociais
topic Cursos técnicos
Qualificação profissional
Desenvolvimento regional
Technical courses
Professional qualification
Regional development
300 - Ciências sociais
description This article presents the results of the research on the technical courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Morrinhos with the objective to analyze the process of professional insertion of the egresses of technical courses from the period of 2010 to 2014. The professional and technological education constitutes on a public policy focused on the integration between education and the demands of economic and social development at local and regional level. It is a research of an analytical nature, with a quantitative approach of the data collected. The information was obtained through the application of questionnaires to two groups of informants, being: egresses of technical courses with adhesion of 98, represented 44% and 11 employers from the Morrinhos - GO region. It was verified that 65% of the egresses are working, 30% work in their area of technical graduation, 86% have continued their studies and 53% declared that they are attending or have completed a higher education course related to technical formation. Employers were unanimous in stating that technical training represents a differential in the employee’s curriculum at the time of job selection and most of them are satisfied with the professional performance presented by contracted technicians. The development of this research indicated the need to deepen the institutional discussions about the curricular matrix of the technical courses; the areas of courses offered and greater integration between educational institutions and the productive sector, seeking the efficiency and feedback of educational policies focused on professional and technological education. ___Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre os cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos, com o objetivo de analisar o processo de inserção profissional dos egressos de cursos técnicos concluintes no período de 2010 a 2014. A Educação Profissional e Tecnológica constitui-se em uma política pública voltada para a integração entre o ensino e as demandas de desenvolvimento econômico e social, em âmbito local e regional. Trata-se de pesquisa de natureza analítica, com abordagem quantitativa dos dados coletados. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionários a dois grupos de informantes, sendo eles: egressos de cursos técnicos com adesão de 98, representado 44%, e 11 empregadores da região de Morrinhos - GO. Verificou-se que 65% dos egressos estão trabalhando, 30% atuam em sua área de formação técnica, 86% deram continuidade aos estudos e 53% declararam estar frequentando ou terem concluído curso superior em área correlata à da formação técnica. Os empregadores foram unânimes ao afirmar que a formação técnica representa diferencial no currículo do trabalhador no momento da seleção de emprego, e a maioria deles está satisfeita com o desempenho profissional apresentado pelos técnicos contratados. O desenvolvimento desta pesquisa indicou a necessidade de aprofundamento nas discussões institucionais sobre a matriz curricular dos cursos técnicos, as áreas dos cursos ofertados e maior integração entre as instituições de ensino e o setor produtivo, buscando a eficiência e a retroalimentação das políticas educacionais voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657/6847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 171-187
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 171-187
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 171-187
Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 171-187
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514097266688