TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724
Resumo: This article is an instrument through which the links established between the social complex of work and education. However, this is not an analysis focusing on a epistemological perspective, based in a speculative and abstract pre-configuration of what is work and what is education. Rather, it is an analysis that takes into account the very logic of the development and historical complexity of the social, understanding men as demiurge of their own history. Indeed, the goal is to outline - even in general terms - the ontological relationship of ontologic dependency and relative autonomy of education with work, based on the contributions from the tradition ontology, and also to the own development process of human constitution of men. ___O presente artigo é instrumento através do qual nos debruçamos sobre os vínculos que se estabelecem entre os complexos sociais do trabalho e da educação. Todavia, não se trata de uma análise com foco numa perspectiva gnosiológica, ou seja, numa pré-configuração especulativa e abstrata do que seja o trabalho e do que seja a educação. Ao contrário, se trata de uma análise que leva em consideração a própria lógica de desenvolvimento e complexificação histórica do ser social, entendendo os homens como demiurgos de sua própria história. Com efeito, o objetivo é esboçar – mesmo que em linhas gerais – a relação de dependência ontológica e de autonomia relativa da educação para com o trabalho tendo como base as contribuições oriundas da tradição que se intitula ontologia marxiana e, ainda, o próprio desenvolvimento do processo de constituição humana dos homens.
id UFMG-23_548288bcdff343ef6427059808fbe9ac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8724
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relationTrabalhoEducaçãoOntologiaWorkEducationOntology375.05This article is an instrument through which the links established between the social complex of work and education. However, this is not an analysis focusing on a epistemological perspective, based in a speculative and abstract pre-configuration of what is work and what is education. Rather, it is an analysis that takes into account the very logic of the development and historical complexity of the social, understanding men as demiurge of their own history. Indeed, the goal is to outline - even in general terms - the ontological relationship of ontologic dependency and relative autonomy of education with work, based on the contributions from the tradition ontology, and also to the own development process of human constitution of men. ___O presente artigo é instrumento através do qual nos debruçamos sobre os vínculos que se estabelecem entre os complexos sociais do trabalho e da educação. Todavia, não se trata de uma análise com foco numa perspectiva gnosiológica, ou seja, numa pré-configuração especulativa e abstrata do que seja o trabalho e do que seja a educação. Ao contrário, se trata de uma análise que leva em consideração a própria lógica de desenvolvimento e complexificação histórica do ser social, entendendo os homens como demiurgos de sua própria história. Com efeito, o objetivo é esboçar – mesmo que em linhas gerais – a relação de dependência ontológica e de autonomia relativa da educação para com o trabalho tendo como base as contribuições oriundas da tradição que se intitula ontologia marxiana e, ainda, o próprio desenvolvimento do processo de constituição humana dos homens.Universidade Federal de Minas Gerais2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-662238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724/6229https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724/9601Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael2019-02-01T19:51:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8724Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:17Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
title TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
spellingShingle TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
Rossi, Rafael
Trabalho
Educação
Ontologia
Work
Education
Ontology
375.05
title_short TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
title_full TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
title_fullStr TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
title_full_unstemmed TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
title_sort TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO HISTÓRICO-ONTOLÓGICA | Work and education: an ontologic-historical relation
author Rossi, Rafael
author_facet Rossi, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Ontologia
Work
Education
Ontology
375.05
topic Trabalho
Educação
Ontologia
Work
Education
Ontology
375.05
description This article is an instrument through which the links established between the social complex of work and education. However, this is not an analysis focusing on a epistemological perspective, based in a speculative and abstract pre-configuration of what is work and what is education. Rather, it is an analysis that takes into account the very logic of the development and historical complexity of the social, understanding men as demiurge of their own history. Indeed, the goal is to outline - even in general terms - the ontological relationship of ontologic dependency and relative autonomy of education with work, based on the contributions from the tradition ontology, and also to the own development process of human constitution of men. ___O presente artigo é instrumento através do qual nos debruçamos sobre os vínculos que se estabelecem entre os complexos sociais do trabalho e da educação. Todavia, não se trata de uma análise com foco numa perspectiva gnosiológica, ou seja, numa pré-configuração especulativa e abstrata do que seja o trabalho e do que seja a educação. Ao contrário, se trata de uma análise que leva em consideração a própria lógica de desenvolvimento e complexificação histórica do ser social, entendendo os homens como demiurgos de sua própria história. Com efeito, o objetivo é esboçar – mesmo que em linhas gerais – a relação de dependência ontológica e de autonomia relativa da educação para com o trabalho tendo como base as contribuições oriundas da tradição que se intitula ontologia marxiana e, ainda, o próprio desenvolvimento do processo de constituição humana dos homens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724/6229
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8724/9601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66
Trabalho & Educação; v. 25 n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade; 49-66
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511396134912