MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Roio, Marcos Tadeu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9418
Resumo: Este artigo versa sobre o lugar da educação na obra de Marx. Trata-se de mostrar como no trabalho encontra-se o patamar fundamental do homem enquanto ser social, mas cuja reprodução exige um processo formativo e de aprendizagem socialmente determinado, que em algumas épocas históricas exigem a presença do estranhamento e de ideologias persuasivas. Os princípios essenciais da concepção de Marx já estão presentes nos anos 40 e permanecem os mesmo até o fim da vida.
id UFMG-23_7b348d4b15082934df78cc3a30e22f77
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9418
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle370.05Este artigo versa sobre o lugar da educação na obra de Marx. Trata-se de mostrar como no trabalho encontra-se o patamar fundamental do homem enquanto ser social, mas cuja reprodução exige um processo formativo e de aprendizagem socialmente determinado, que em algumas épocas históricas exigem a presença do estranhamento e de ideologias persuasivas. Os princípios essenciais da concepção de Marx já estão presentes nos anos 40 e permanecem os mesmo até o fim da vida.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9418Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-1722238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9418/6712Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDel Roio, Marcos Tadeu2019-02-01T19:52:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9418Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:31Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
title MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
spellingShingle MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
Del Roio, Marcos Tadeu
370.05
title_short MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
title_full MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
title_fullStr MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
title_full_unstemmed MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
title_sort MARX E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO / Marx and the work as educational principle
author Del Roio, Marcos Tadeu
author_facet Del Roio, Marcos Tadeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Roio, Marcos Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv 370.05
topic 370.05
description Este artigo versa sobre o lugar da educação na obra de Marx. Trata-se de mostrar como no trabalho encontra-se o patamar fundamental do homem enquanto ser social, mas cuja reprodução exige um processo formativo e de aprendizagem socialmente determinado, que em algumas épocas históricas exigem a presença do estranhamento e de ideologias persuasivas. Os princípios essenciais da concepção de Marx já estão presentes nos anos 40 e permanecem os mesmo até o fim da vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9418
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9418/6712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172
Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 157-172
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513453441024