O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fabiano Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784
Resumo: Sabendo-se que o saber camponês tem sido subalternizado pelo saber científico hegemônico, e que ainda assim a figura do camponês representa, nas narrativas populares, um saber que se contrapõe ao saber dominante, o desafia, e até mesmo o ridiculariza, objetiva este trabalho: por um lado, identificar que lugar tais contos tradicionais ocupam na resistência contra-hegemônica ao paradigma moderno e que espaço o saber subalternizado, representado pelo personagem camponês, ocupa nesses textos; por outro lado, definir, com base nas abordagens críticas acerca do caráter híbrido da identidade do camponês e da renovação e esclarecimento do senso comum, que funções desempenham essas narrativas quando presentes na prática do educador no campo. A pesquisa bibliográfica, com base em Santos (2005, 2008) e em Hall (2003), situa o saber do camponês ante o paradigma moderno dominante, indica as características do sujeito camponês enquanto identidade híbrida e destaca possíveis configurações históricas da identidade do camponês. Analisa dois contos tradicionais a partir de categorias levantadas com base nos intercessores teóricos apresentados. Os resultados não apenas apontam para a necessidade de romper-se com a tendência de essencialização do sujeito camponês e reconhecer-se o caráter híbrido de sua identidade, mas também indicam que o resgate e a propagação de tais contos por parte dos educadores populares no campo viabilizam estratégias de negociação de posições.
id UFMG-23_b648b9fadf9b498153c46d53a68a76d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8784
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areasEducaçãoSaber camponêsContos tradicionais370 Sabendo-se que o saber camponês tem sido subalternizado pelo saber científico hegemônico, e que ainda assim a figura do camponês representa, nas narrativas populares, um saber que se contrapõe ao saber dominante, o desafia, e até mesmo o ridiculariza, objetiva este trabalho: por um lado, identificar que lugar tais contos tradicionais ocupam na resistência contra-hegemônica ao paradigma moderno e que espaço o saber subalternizado, representado pelo personagem camponês, ocupa nesses textos; por outro lado, definir, com base nas abordagens críticas acerca do caráter híbrido da identidade do camponês e da renovação e esclarecimento do senso comum, que funções desempenham essas narrativas quando presentes na prática do educador no campo. A pesquisa bibliográfica, com base em Santos (2005, 2008) e em Hall (2003), situa o saber do camponês ante o paradigma moderno dominante, indica as características do sujeito camponês enquanto identidade híbrida e destaca possíveis configurações históricas da identidade do camponês. Analisa dois contos tradicionais a partir de categorias levantadas com base nos intercessores teóricos apresentados. Os resultados não apenas apontam para a necessidade de romper-se com a tendência de essencialização do sujeito camponês e reconhecer-se o caráter híbrido de sua identidade, mas também indicam que o resgate e a propagação de tais contos por parte dos educadores populares no campo viabilizam estratégias de negociação de posições.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-3142238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784/6289Moraes, Fabiano Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8784Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:23Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
title O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
spellingShingle O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
Moraes, Fabiano Oliveira
Educação
Saber camponês
Contos tradicionais
370
title_short O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
title_full O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
title_fullStr O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
title_full_unstemmed O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
title_sort O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas
author Moraes, Fabiano Oliveira
author_facet Moraes, Fabiano Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fabiano Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Saber camponês
Contos tradicionais
370
topic Educação
Saber camponês
Contos tradicionais
370
description Sabendo-se que o saber camponês tem sido subalternizado pelo saber científico hegemônico, e que ainda assim a figura do camponês representa, nas narrativas populares, um saber que se contrapõe ao saber dominante, o desafia, e até mesmo o ridiculariza, objetiva este trabalho: por um lado, identificar que lugar tais contos tradicionais ocupam na resistência contra-hegemônica ao paradigma moderno e que espaço o saber subalternizado, representado pelo personagem camponês, ocupa nesses textos; por outro lado, definir, com base nas abordagens críticas acerca do caráter híbrido da identidade do camponês e da renovação e esclarecimento do senso comum, que funções desempenham essas narrativas quando presentes na prática do educador no campo. A pesquisa bibliográfica, com base em Santos (2005, 2008) e em Hall (2003), situa o saber do camponês ante o paradigma moderno dominante, indica as características do sujeito camponês enquanto identidade híbrida e destaca possíveis configurações históricas da identidade do camponês. Analisa dois contos tradicionais a partir de categorias levantadas com base nos intercessores teóricos apresentados. Os resultados não apenas apontam para a necessidade de romper-se com a tendência de essencialização do sujeito camponês e reconhecer-se o caráter híbrido de sua identidade, mas também indicam que o resgate e a propagação de tais contos por parte dos educadores populares no campo viabilizam estratégias de negociação de posições.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784/6289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314
Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 303-314
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511731679232