A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fabiano Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705
Resumo: Com base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância.
id UFMG-23_bb3e21864468f5554a1a288913ee219b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8705
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOSEducaçãoTrabalhoOs três porquinhosPinóquioCom base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância.Universidade Federal de Minas Gerais2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 35-47Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 35-47Trabalho & Educação; Vol. 20 No 2 (2011); 35-47Trabalho & Educação; v. 20 n. 2 (2011); 35-472238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705/6211Moraes, Fabiano Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8705Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:15Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
title A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
spellingShingle A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
Moraes, Fabiano Oliveira
Educação
Trabalho
Os três porquinhos
Pinóquio
title_short A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
title_full A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
title_fullStr A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
title_sort A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
author Moraes, Fabiano Oliveira
author_facet Moraes, Fabiano Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fabiano Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho
Os três porquinhos
Pinóquio
topic Educação
Trabalho
Os três porquinhos
Pinóquio
description Com base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705/6211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 35-47
Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 35-47
Trabalho & Educação; Vol. 20 No 2 (2011); 35-47
Trabalho & Educação; v. 20 n. 2 (2011); 35-47
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511367823361