A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705 |
Resumo: | Com base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância. |
id |
UFMG-23_bb3e21864468f5554a1a288913ee219b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8705 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOSEducaçãoTrabalhoOs três porquinhosPinóquioCom base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância.Universidade Federal de Minas Gerais2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 35-47Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 35-47Trabalho & Educação; Vol. 20 No 2 (2011); 35-47Trabalho & Educação; v. 20 n. 2 (2011); 35-472238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705/6211Moraes, Fabiano Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8705Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:15Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
title |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
spellingShingle |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS Moraes, Fabiano Oliveira Educação Trabalho Os três porquinhos Pinóquio |
title_short |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
title_full |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
title_fullStr |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
title_full_unstemmed |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
title_sort |
A REPRESENTAÇÂO DO TRABALHO EM PINÓQUIO E OS TRÊS PORQUINHOS |
author |
Moraes, Fabiano Oliveira |
author_facet |
Moraes, Fabiano Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Fabiano Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Trabalho Os três porquinhos Pinóquio |
topic |
Educação Trabalho Os três porquinhos Pinóquio |
description |
Com base nas considerações de Foucault (1968) acerca do trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante de Sousa Santos (2008), e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil segundo Ariès (1981) e Zilberman (2003), objetiva analisar dois contos modernos: As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, com o intuito de demonstrar como as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante são retratadas em elementos destes contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. As categorias levantadas permitiram a análise dos contos vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico, nos conduzindo a uma melhor compreensão dessa via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e de subalternização de saberes outros que, por intermédio da educação, nos é transmitida desde a mais tenra infância. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705/6211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 35-47 Trabalho & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 35-47 Trabalho & Educação; Vol. 20 No 2 (2011); 35-47 Trabalho & Educação; v. 20 n. 2 (2011); 35-47 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511367823361 |