TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos Manoel Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Leda Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539
Resumo: This article aims to analyze the teaching work in the context of distance education to highlight possible indicators of precariousness in the organization of teaching work in this kind of teaching. Therefore, in this study, a questionnaire was applied with 13 questions focusing on academic degree, type of bond, working day and working conditions. A total of 115 professors participated, of which 10 were graduates (8.7%), 63 postgraduates (54.8%), 29 with master degree (25.2%) and 13 with doctorate (11.3%). Public institutions (30.4%) and private institutions (69.6%). More than a third of these professionals (37.4%) carry out activities without a formal employment relationship with the institutions, in the public as a scholarship recipient, and in private institutions as autonomous ones. The work in distance education is done as a way of complementing income and with a refined division of labor, on the one hand, and on the other, by large wage discrepancies and guarantee of labor rights. Thus, teaching work in the context of new technologies points to an intensification of precariousness, fragmentation of the category, and the weakening of formal work relations. ___O presente artigo objetiva analisar o trabalho docente no contexto da educação a distância com vistas a evidenciar possíveis indicadores de precarização na organização do trabalho docente nesta modalidade de ensino. Para tanto, neste estudo foi aplicado um questionário com 13 questões enfocando titulação, tipo de vínculo, jornada e condições de trabalho. Participaram da pesquisa 115 docentes, sendo 10 graduados (8,7%), 63 especialistas (54,8%), 29 mestres (25,2%) e 13 doutores (11,3%) distribuídos nas funções de professor, tutor e conteudista, em instituições públicas (30,4%) e privadas (69,6%). Mais de um terço desses profissionais (37,4%) exercem as atividades sem vínculo formal de trabalho com as instituições, nas públicas como bolsistas e nas instituições privadas como autônomos. O trabalho em educação a distância é feito, por um lado, como modo de complementação de renda e com uma refinada divisão do trabalho, e por outro, com grandes discrepâncias salarias e de garantia de direitos trabalhistas. Assim sendo, o trabalho docente, no contexto das novas tecnologias, aponta para uma intensificação da precarização, fragmentação da categoria e a fragilização das relações formais de trabalho. 
id UFMG-23_db96684ea3d519c19186a9f4ea94eb1d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9539
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settingsTrabalho docenteTeletrabalhoCondições de trabalhoTeacher WorkTelecommutingWork ConditionsTrabalho DocenteThis article aims to analyze the teaching work in the context of distance education to highlight possible indicators of precariousness in the organization of teaching work in this kind of teaching. Therefore, in this study, a questionnaire was applied with 13 questions focusing on academic degree, type of bond, working day and working conditions. A total of 115 professors participated, of which 10 were graduates (8.7%), 63 postgraduates (54.8%), 29 with master degree (25.2%) and 13 with doctorate (11.3%). Public institutions (30.4%) and private institutions (69.6%). More than a third of these professionals (37.4%) carry out activities without a formal employment relationship with the institutions, in the public as a scholarship recipient, and in private institutions as autonomous ones. The work in distance education is done as a way of complementing income and with a refined division of labor, on the one hand, and on the other, by large wage discrepancies and guarantee of labor rights. Thus, teaching work in the context of new technologies points to an intensification of precariousness, fragmentation of the category, and the weakening of formal work relations. ___O presente artigo objetiva analisar o trabalho docente no contexto da educação a distância com vistas a evidenciar possíveis indicadores de precarização na organização do trabalho docente nesta modalidade de ensino. Para tanto, neste estudo foi aplicado um questionário com 13 questões enfocando titulação, tipo de vínculo, jornada e condições de trabalho. Participaram da pesquisa 115 docentes, sendo 10 graduados (8,7%), 63 especialistas (54,8%), 29 mestres (25,2%) e 13 doutores (11,3%) distribuídos nas funções de professor, tutor e conteudista, em instituições públicas (30,4%) e privadas (69,6%). Mais de um terço desses profissionais (37,4%) exercem as atividades sem vínculo formal de trabalho com as instituições, nas públicas como bolsistas e nas instituições privadas como autônomos. O trabalho em educação a distância é feito, por um lado, como modo de complementação de renda e com uma refinada divisão do trabalho, e por outro, com grandes discrepâncias salarias e de garantia de direitos trabalhistas. Assim sendo, o trabalho docente, no contexto das novas tecnologias, aponta para uma intensificação da precarização, fragmentação da categoria e a fragilização das relações formais de trabalho. Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSurveyapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 103-114Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 103-114Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 103-114Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 103-1142238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539/6797https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539/9626Copyright (c) 2017 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Carlos Manoel LopesFreitas, Leda Gonçalves de2019-02-01T19:52:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9539Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:50Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
title TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
spellingShingle TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
Rodrigues, Carlos Manoel Lopes
Trabalho docente
Teletrabalho
Condições de trabalho
Teacher Work
Telecommuting
Work Conditions
Trabalho Docente
title_short TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
title_full TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
title_fullStr TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
title_full_unstemmed TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
title_sort TELETRABALHO E PRECARIZAÇÃO – CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM EAD | Teleworking and precariousness – teaching in e-learning work settings
author Rodrigues, Carlos Manoel Lopes
author_facet Rodrigues, Carlos Manoel Lopes
Freitas, Leda Gonçalves de
author_role author
author2 Freitas, Leda Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Manoel Lopes
Freitas, Leda Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Teletrabalho
Condições de trabalho
Teacher Work
Telecommuting
Work Conditions
Trabalho Docente
topic Trabalho docente
Teletrabalho
Condições de trabalho
Teacher Work
Telecommuting
Work Conditions
Trabalho Docente
description This article aims to analyze the teaching work in the context of distance education to highlight possible indicators of precariousness in the organization of teaching work in this kind of teaching. Therefore, in this study, a questionnaire was applied with 13 questions focusing on academic degree, type of bond, working day and working conditions. A total of 115 professors participated, of which 10 were graduates (8.7%), 63 postgraduates (54.8%), 29 with master degree (25.2%) and 13 with doctorate (11.3%). Public institutions (30.4%) and private institutions (69.6%). More than a third of these professionals (37.4%) carry out activities without a formal employment relationship with the institutions, in the public as a scholarship recipient, and in private institutions as autonomous ones. The work in distance education is done as a way of complementing income and with a refined division of labor, on the one hand, and on the other, by large wage discrepancies and guarantee of labor rights. Thus, teaching work in the context of new technologies points to an intensification of precariousness, fragmentation of the category, and the weakening of formal work relations. ___O presente artigo objetiva analisar o trabalho docente no contexto da educação a distância com vistas a evidenciar possíveis indicadores de precarização na organização do trabalho docente nesta modalidade de ensino. Para tanto, neste estudo foi aplicado um questionário com 13 questões enfocando titulação, tipo de vínculo, jornada e condições de trabalho. Participaram da pesquisa 115 docentes, sendo 10 graduados (8,7%), 63 especialistas (54,8%), 29 mestres (25,2%) e 13 doutores (11,3%) distribuídos nas funções de professor, tutor e conteudista, em instituições públicas (30,4%) e privadas (69,6%). Mais de um terço desses profissionais (37,4%) exercem as atividades sem vínculo formal de trabalho com as instituições, nas públicas como bolsistas e nas instituições privadas como autônomos. O trabalho em educação a distância é feito, por um lado, como modo de complementação de renda e com uma refinada divisão do trabalho, e por outro, com grandes discrepâncias salarias e de garantia de direitos trabalhistas. Assim sendo, o trabalho docente, no contexto das novas tecnologias, aponta para uma intensificação da precarização, fragmentação da categoria e a fragilização das relações formais de trabalho. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Survey
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539/6797
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9539/9626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 103-114
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 103-114
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 103-114
Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 103-114
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513960951808