EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mill, Daniel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fidalgo, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820
Resumo: Os tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para oensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidadecarece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) detrabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação).
id UFMG-23_fb4654a01ff0c078cb6cd74024f8ea6a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8820
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIAOs tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para oensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidadecarece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) detrabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação).Universidade Federal de Minas Gerais2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820Trabalho & Educação; Vol. 15 No. 2 (2006); 119-120Trabalho & Educação; Vol. 15 Núm. 2 (2006); 119-120Trabalho & Educação; Vol. 15 No 2 (2006); 119-120Trabalho & Educação; v. 15 n. 2 (2006); 119-1202238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820/6324Mill, DanielFidalgo, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8820Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:28Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
Mill, Daniel
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA
author Mill, Daniel
author_facet Mill, Daniel
Fidalgo, Fernando
author_role author
author2 Fidalgo, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mill, Daniel
Fidalgo, Fernando
description Os tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para oensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidadecarece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) detrabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820/6324
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 15 No. 2 (2006); 119-120
Trabalho & Educação; Vol. 15 Núm. 2 (2006); 119-120
Trabalho & Educação; Vol. 15 No 2 (2006); 119-120
Trabalho & Educação; v. 15 n. 2 (2006); 119-120
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511784108032