Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras

Bibliographic Details
Main Author: Escrivão, Giovana
Publication Date: 2014
Other Authors: Nagano, Marcelo
Format: Article
Language: por
Source: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Download full: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962
Summary: A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz.
id UFMG-2_49b2b6e9de03c638de480ebdd00417fd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22962
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileirasGestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 No. 4 (2014); 136-159Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 Núm. 4 (2014); 136-159Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 4 (2014); 136-1591981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962/18546Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscrivão, GiovanaNagano, Marcelo2020-06-26T18:02:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22962Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T18:02:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
title Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
spellingShingle Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
Escrivão, Giovana
Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.
title_short Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
title_full Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
title_fullStr Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
title_sort Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras
author Escrivão, Giovana
author_facet Escrivão, Giovana
Nagano, Marcelo
author_role author
author2 Nagano, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escrivão, Giovana
Nagano, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.
topic Gestão do conhecimento. Criação do conhecimento. Conhecimento. Informação. Educação ambiental. Programas de educação ambiental. Universidades.
description A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características de programas de educação ambiental das duas maiores universidades brasileiras. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir algumas práticas de gestão e criação de novos conhecimentos aos programas de educação ambiental. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento de Nonaka, observou-se que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação de conhecimento e do alinhamento dos objetivos e das partes interessadas para ser totalmente eficaz.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22962/18546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 No. 4 (2014); 136-159
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 19 Núm. 4 (2014); 136-159
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 19 n. 4 (2014); 136-159
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711081886646272