Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Vanderlei Freitas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Alexandre Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.
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