Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Rodrigo Bueno
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maas,Henry, Savi,Luiz Cesar, Freitas,Thiago Corrêa de, Schmid,Aloísio Leoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Per Musi
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000100108
Resumo: Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas muito mais pela tradição e por generalizações intuitivas do que por indicações resultantes de pesquisa científica empírica. Este trabalho descreve uma breve história das flautas renascentistas, sua utilização, suas formas de execução e, principalmente, sua construção, a fim de avaliar até que ponto a seleção de materiais é importante para determinar as características qualitativas do instrumento, sendo que para este último ponto, foram utilizadas madeiras nacionais não tradicionais (como imbuia e sucupira), para a confecção, gerando bons exemplares.
id UFMG-3_74d71cc24f64b9d0ca754f2f8c7f2d61
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-75992015000100108
network_acronym_str UFMG-3
network_name_str Per Musi
repository_id_str
spelling Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileirasflauta transversal renascentistamúsica da renascençaconstrução de instrumentos musicaismadeiras brasileiras na luteriaOriginária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas muito mais pela tradição e por generalizações intuitivas do que por indicações resultantes de pesquisa científica empírica. Este trabalho descreve uma breve história das flautas renascentistas, sua utilização, suas formas de execução e, principalmente, sua construção, a fim de avaliar até que ponto a seleção de materiais é importante para determinar as características qualitativas do instrumento, sendo que para este último ponto, foram utilizadas madeiras nacionais não tradicionais (como imbuia e sucupira), para a confecção, gerando bons exemplares. Escola de Música da UFMG2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000100108Per Musi n.31 2015reponame:Per Musiinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/permusi2015a3106info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Rodrigo BuenoMaas,HenrySavi,Luiz CesarFreitas,Thiago Corrêa deSchmid,Aloísio Leonipor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1517-75992015000100108Revistahttp://www.scielo.br/revistas/pm/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpantoniom@fgvnf.br||permusi@ufmg.br2317-63771517-7599opendoar:2015-11-24T00:00Per Musi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
title Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
spellingShingle Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
Ferreira,Rodrigo Bueno
flauta transversal renascentista
música da renascença
construção de instrumentos musicais
madeiras brasileiras na luteria
title_short Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
title_full Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
title_fullStr Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
title_full_unstemmed Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
title_sort Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
author Ferreira,Rodrigo Bueno
author_facet Ferreira,Rodrigo Bueno
Maas,Henry
Savi,Luiz Cesar
Freitas,Thiago Corrêa de
Schmid,Aloísio Leoni
author_role author
author2 Maas,Henry
Savi,Luiz Cesar
Freitas,Thiago Corrêa de
Schmid,Aloísio Leoni
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Rodrigo Bueno
Maas,Henry
Savi,Luiz Cesar
Freitas,Thiago Corrêa de
Schmid,Aloísio Leoni
dc.subject.por.fl_str_mv flauta transversal renascentista
música da renascença
construção de instrumentos musicais
madeiras brasileiras na luteria
topic flauta transversal renascentista
música da renascença
construção de instrumentos musicais
madeiras brasileiras na luteria
description Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas muito mais pela tradição e por generalizações intuitivas do que por indicações resultantes de pesquisa científica empírica. Este trabalho descreve uma breve história das flautas renascentistas, sua utilização, suas formas de execução e, principalmente, sua construção, a fim de avaliar até que ponto a seleção de materiais é importante para determinar as características qualitativas do instrumento, sendo que para este último ponto, foram utilizadas madeiras nacionais não tradicionais (como imbuia e sucupira), para a confecção, gerando bons exemplares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000100108
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000100108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/permusi2015a3106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Per Musi n.31 2015
reponame:Per Musi
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Per Musi
collection Per Musi
repository.name.fl_str_mv Per Musi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv antoniom@fgvnf.br||permusi@ufmg.br
_version_ 1750220845356154880