Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Per Musi |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000100108 |
Resumo: | Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas muito mais pela tradição e por generalizações intuitivas do que por indicações resultantes de pesquisa científica empírica. Este trabalho descreve uma breve história das flautas renascentistas, sua utilização, suas formas de execução e, principalmente, sua construção, a fim de avaliar até que ponto a seleção de materiais é importante para determinar as características qualitativas do instrumento, sendo que para este último ponto, foram utilizadas madeiras nacionais não tradicionais (como imbuia e sucupira), para a confecção, gerando bons exemplares. |
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Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileirasflauta transversal renascentistamúsica da renascençaconstrução de instrumentos musicaismadeiras brasileiras na luteriaOriginária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas muito mais pela tradição e por generalizações intuitivas do que por indicações resultantes de pesquisa científica empírica. Este trabalho descreve uma breve história das flautas renascentistas, sua utilização, suas formas de execução e, principalmente, sua construção, a fim de avaliar até que ponto a seleção de materiais é importante para determinar as características qualitativas do instrumento, sendo que para este último ponto, foram utilizadas madeiras nacionais não tradicionais (como imbuia e sucupira), para a confecção, gerando bons exemplares. Escola de Música da UFMG2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000100108Per Musi n.31 2015reponame:Per Musiinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/permusi2015a3106info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Rodrigo BuenoMaas,HenrySavi,Luiz CesarFreitas,Thiago Corrêa deSchmid,Aloísio Leonipor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1517-75992015000100108Revistahttp://www.scielo.br/revistas/pm/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpantoniom@fgvnf.br||permusi@ufmg.br2317-63771517-7599opendoar:2015-11-24T00:00Per Musi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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